Seguimento Sul - Dezembro 2009



Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 10,1 ºC (15h00)
Temperatura mínima (noite passada) = 5,4 ºC (08h04)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 4,9 ºC
Pressão atmosférica = 1008 hPa

Notável descida da temperatura de ontem para hoje ... :cold:

Este mês: Temp. máxima = 16,5 ºC (dia 12); Temp. mínima = 4,9 ºC (dia 13).
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa noite!

Por aqui o dia esteve ameno, com o céu pouco nublado e a temperatura a chegar ao máximo de 18,9ºC. Neste momento está nos 12,9ºC, com vento fraco de Norte. A minima da madrugada passada foi de 5,6ºC!

A partir desta madrugada deverá arrefecer ainda mais! Estou curioso para ver as minimas no Sitio das Fontes, nas próximas 2 madrugadas!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Ligaram-me da Manta Rota e disseram-me que se avista para sul neste momento um belo festival de relâmpagos que está a iluminar a noite, sendo possível também vislumbrar torres de cumulonimbos.

Entretanto vim à net e está em formação segundo o Sat24 uma célula em frente à costa do sotavento, que me parece que se dirigirá para leste.

Algarvio1980, Tornado, Aurélio, Levante, estão a ver algo?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ligaram-me da Manta Rota e disseram-me que se avista para sul neste momento um belo festival de relâmpagos que está a iluminar a noite, sendo possível também vislumbrar torres de cumulonimbos.

Entretanto vim à net e está em formação segundo o Sat24 uma célula em frente à costa do sotavento, que me parece que se dirigirá para leste.

Algarvio1980, Tornado, Aurélio, Levante, estão a ver algo?

E não é que está mesmo a haver espectáculo luminoso a sul do Algarve.
Está é tudo um pouco longe.

r79g2000.gif


por091213203030.jpg
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Confirmo! Belos relâmpagos, e hoje como não acompanhei o satélit/radar, fiquei um pouco surpreendido! Mas vim logo confirmar e...voilá! :D
Pena formar-se tudo no mar e dirigir-se para o estreito/costa marroquina.
Mais uma vez, tudo ao lado, mas não deixa de ser bonito :)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Confirmo! Belos relâmpagos, e hoje como não acompanhei o satélit/radar, fiquei um pouco surpreendido! Mas vim logo confirmar e...voilá! :D
Pena formar-se tudo no mar e dirigir-se para o estreito/costa marroquina.
Mais uma vez, tudo ao lado, mas não deixa de ser bonito :)

Vai vendo vizinho, que eu só vejo luzes de natal em frente.:lol::angry:

Boas, por aqui, céu nublado.

Máxima: 18.8ºC
mínima: 8.4ºC
actual: 9.3ºC
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Bem, o fogo de artificio continua, desde as 20h que vejo relampagos a sul!
E na última hora formaram-se 2 células mais proximas da costa, a uns 30km a SW do Cabo de Santa Maria.
Esta linha de instabilidade que se prolonga desde o sul de Sagres/Lagos até à costa marroquina a sul de Tanger parece-me ser, quanto a mim, resultado da interacção entre a massa de ar polar frio vindo de N com o que resta da depressão do Norte de África/Mediterrâneo Ocidental. Foi bem visível no satélite a formação de células quando o ar frio interagiu com a atmosfera "aquecida" ao largo da costa algarvia.
Já se nota mais frio, e o valor do algarvio é esclarecedor. Como o vento do quadrante N é muito fraco, penso que a temperatura poderá descer até aos 5ºC esta madrugada, talvez mais noutras estações.