Seguimento Sul - Dezembro 2010

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Desta vez, aqui pelo extremo sotavento, não me posso queixar, houve chuva forte com fartura, e ontem pela noite, uma bela trovoada que até deitou abaixo a electricidade.
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Boas!

Da minha viagem de comboio hoje até lagos encontrei uma zona de lagoa até lagos completamente saturada de água com água a sair por todos os "poros" e uma zona de lagoa para o sotavento em que apesar de haver água não é nada de extraordinário , ou seja, ainda tem uma grande capacidade de encaixe.
Na zona Portimão-Alvor-Lagos está tudo literalmente debaixo de água.

Quanto ao dia 30 foi marcado por aguaceiros fortes até as 11 da manhã e depois um sol radioso durante todo o dia com o regresso da chuva por volta das 6 da noite, isto em Lagos.

Aqui por Loulé depois de alguma chuva moderada e trovoada distante segue com alguns aguaceiros esporádicos.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ontem, entre as 21:30 e as 22:00, também apanhei um valente aguaceiro em Vilamoura, com bastantes relâmpagos à mistura.

Nesse período, em alguns troços da A22 a visibilidade devido à chuva, era praticamente nula.

O dia amanhece agora sem chuva em Vilamoura.
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Foi uma noite com bastante chuva na zona serrana do Algarve e com belas acumulações.

A ribeira de Algibre levava uma boa cheia: D

Os aguaceiros têm sido uma constante esta manhã...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
:cheers::trovao:Bom dia,

A noite e manhã foram de aguaceiros fracos. No Sitio das Fontes o acumulado está nos 2,6mm. Aqui em Silves, e com a contribuição de uma pequena célula que passou por aqui ainda há pouco, o acumulado está nos 7,2mm.

Agora, céu parcialmente nublado e temperatura nos 17,5ºC, com vento fraco de W.

UMA BOA ENTRADA EM 2011, E UM EXCELENTE ANO NOVO PARA TODOS!!!!:thumbsup::cheers::trovao:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Foi uma noite com bastante chuva na zona serrana do Algarve e com belas acumulações.

A ribeira de Algibre levava uma boa cheia: D

Os aguaceiros têm sido uma constante esta manhã...

Pois aí na serra parece ter chovido bastante mais....aqui em Loulé não choveu nada de especial tendo caído apenas alguns periodos de chuva moderada que acrescentaram mais uns mm.
No total este evento foi bastante fraco aqui para esta zona não passando de uns 20 e pouco mm no máximo.
Nota-se que tem passado muito mais instabilidade pelo barlavento e entrando pelo interior Algarvio.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Grande célula e bem negra que aqui está em cima mas não descarrega nem água nem trovoada. E onde vai? Para a Estremadura. :(
Neste momento 11ºC, vento fraco de S/SW, céu nublado com abertas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, o dia segue com céu nublado com abertas. Choveu durante a noite, acumulei 5 mm. O dia de ontem, acabei com 20 mm.

De referir, mais uma vez, o mês de Dezembro volta a ser um mês chuvoso desde que começou o ano hidrológico. O ano passado, este mês, foi o mais chuvoso também. Dezembro tem sido a salvação do Algarve nestes 2 últimos anos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado com abertas e aguaceiros durante a noite.

Máxima: 17.4ºC
mínima: 12.4ºC
actual: 14.3ºC

Precipitação: 5 mm

Bom ano de 2011 a todos.:thumbsup::cheers:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Na minha cidade, Tavira, o mês termina com 186.8 mm, e o ano civil com mais de 800 mm. Provavelmente, é a primeira vez que se ultrapassa os 800 mm em Tavira desde 1997.

Um auspicioso 2011 a todos os meus conterrâneos algarvios e a todos os membros e leitores do fórum.
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Boa noite
Encontro-me na Quarteira até dia 2 e passo a reportar de lá. Sigo com 13.7ºC.
Esta tarde desloquei-me a Foia onde se registavam 8ºC(17.30h) segundo o termómetro do carro e nevoeiro denso.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Um double-post para destacar o último nevoeiro (quase cerrado) de 2010, e o primeiro de 2011 de certeza. :cold:

cam1se.jpg


:)
Sigo com 10ºC.