Seguimento Sul - Dezembro 2011

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Apenas para testemunhar o imenso frio que vai por aqui em Aljezur.

Tínhamos 4,8ºC às 21:00 segundo o IM que posso confirmar ao vivo pela maneira como me "corta" a ponta das orelhas.
 


DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Apenas para testemunhar o imenso frio que vai por aqui em Aljezur.

Tínhamos 4,8ºC às 21:00 segundo o IM que posso confirmar ao vivo pela maneira como me "corta" a ponta das orelhas.

Tenho reparado que a estação do IM em Aljezur regista muitas vezes valores baixos de temperatura, ás vezes mais baixos até que as estações da Beira Alta e Trás-os-Montes. Sabe a que se deve isso?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Tem sido apontado muitas vezes a localização da estação com uma das causas das anormais temperaturas mas no dia de hoje posso dizer que está mesmo frio em todo o lado, não só na várzea mas também nos sítios mais altos aqui à volta.

Está a decorrer aqui um festival gastronómico e todos me comentam que está a ser uma noite muito fria.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Mais uma noite em Aljezur com a temperatura quase a roçar os negativos... na última semana, mínimas de fazer inveja a muitas estações do Interior Norte e Centro! E estamos a falar do litoral sudoeste...





EDIT: Só agora vi que foi mencionado pelo Agreste nos posts acima. Fica aqui um reforço!

DRC, eu também conheço bem Aljezur, e já testemunhei ao vivo temperaturas de -5ºC no Inverno, é mesmo um local com noites muito frias. A estação do IM está junto à varzea que fica encaixada entre vales, como diz o Agreste, que é muito favorável a fortes inversões térmicas. Nas zonas circundantes a temperatura costuma estar 3/4ºC acima, mas mesmo assim são noites frias para a região do país que é! Mesmo no Verão, em noites mais frias, há casos em que a temperatura desce abaixo dos 10ºC...

Agreste, aproveita aí a festa da batata doce por mim, por muito que queira ir é-me impossível... mas também não me posso queixar muito, já que quase sempre tenho batata doce de Aljezur por causa da minha avó! A acompanhar um sarguinho grelhado aí da costa...ui ui
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Mais uma noite em Aljezur com a temperatura quase a roçar os negativos... na última semana, mínimas de fazer inveja a muitas estações do Interior Norte e Centro! E estamos a falar do litoral sudoeste...

Aljezur está localizada numa área muito favorável à acumulação de ar frio em situações anticiclónicas. Em Janeiro de 2005 chegou a ter uma mínima de -8ºC.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Orvalhada bem grande hoje ;) Estava o chão todo molhado e só não acumulou porque não calhou, estava com 99% HR. Os vales mais baixos apresentavam um nevoeiro extremamente denso.

Sigo com 15,9ºC actuais, mínima de 7.9ºC.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 15,1 ºC (15h33)
Temperatura mínima = 8,0 ºC (06h56)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 11,7 ºC
Pressão atmosférica = 1027 hPa

Humidade muito alta com frequentes bancos de nevoeiro e nebulosidade baixa, alternando com períodos de céu pouco nublado. Subida moderada da temperatura, especialmente do valor mínimo.

Este mês: Temp. máxima = 16,3 ºC (dia 1); temp. mínima = 4,6 ºC (dia 3).
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 15,9 ºC (14h24)
Temperatura mínima = 10,2 ºC (06h44)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 7,8 ºC
Pressão atmosférica = 1031 hPa

A última noite foi de nevoeiro quase cerrado e uma temperatura constante ao longo de toda a noite de 10,3 ºC. Esta noite o céu limpou e a temperatura está a cair ...

Aguardemos então o tempo de chuva para o fim de semana ... :rain:

Este mês: Temp. máxima = 16,3 ºC (dia 1); temp. mínima = 4,6 ºC (dia 3).
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Bom dia. Noite com inversão térmica bem forte e fria. Sigo com 5,9ºC e 95% HR com vento nulo a fraco. A EMA Portalegre/Cidade regista 4,5ºC :cold: e a EMA principal 8.:lmao:

De novo os vales estão com nevoeiro e parecem ter alguma geada leve.