Seguimento Sul - Dezembro 2011

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado.

Máxima: 16.9ºC
mínima/atual: 9.7ºC

Este mês de Dezembro pode ser o mais seco desde de 1999, onde só registou-se 14.4 mm, este segue com 6.4 mm.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
E não acho que esses valores sejam capazes de subir muito mais. Era para estar a chover qualquer coisa por esta hora mas nem isso. Mas em 2004 deve ter chovido ainda menos do que em 1999.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
E não acho que esses valores sejam capazes de subir muito mais. Era para estar a chover qualquer coisa por esta hora mas nem isso. Mas em 2004 deve ter chovido ainda menos do que em 1999.

Em 2004 choveu 36.8 mm.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Já podemos catalogar o mês de dezembro de 2011 como o mais seco desde 1980. Esta noite não chegou a chover como estava previsto.

Um desastre este mês até agora. :(
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

Por aqui a noite apenas deixou 2,8mm acumulados no Sitio das Fontes (e 2,2mm em Silves.). O mês leva apenas 10,4mm acumulados no total. Parece que se irão estabelecer recordes este mês (infelizmente, pela negativa!):(

Sigo neste momento com céu parcialmente nublado, 15,6ºC e vento fraco de ENE.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Interessante verificar que os modelos não se dão lá muito bem aqui com o sul.
Os maiores erros são sempre aqui.
Abençoada depressão que atravessa aqui o nosso sul de vez em quando!
Nunca ninguém da por ela mas faz sempre o serviço.

Quanto ao tempo hoje...nem vale a pena dizer é mais do mesmo sol e mais sol. As temperaturas é que parece que vão levar um valente tombo
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, céu limpo, sol e mais sol e este mês acaba com 5 mm acumulados. Não fazem apostas para Janeiro, eu cá aposto em 0 mm em Janeiro. Se Dezembro normalmente é o que tem salvado o Algarve da seca, nos 2 anos anteriores, este ano nem Dezembro nos salva. Enfim...
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
A chuva da noite só rendeu 1mm, ficando o mês com 5.2mm...

Todas as noites há uma cacimba decente que ainda molha o chão um bocado.

A temperatura baixou bastante, vai nos 8.7ºC, a mínima foi de 7.7ºC, desde que o sol se pôs que está a cair a pique.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Cheguei agora da Lagoa de Santo André, onde entre 6f e hoje a temperatura variou dos 17.8ºC de 6f á tarde até aos 7.6ºC da manhã de hoje.

Ontem á noite ainda choveu um bocado...e desde finais de Outubro até 10 de Dezembro acho que temos valores de precipitação bastante elevados no sul, portanto não é razão para falar em seca.
Os solos estão humidos, ainda deu tempo para ver um sapo bem grande...ainda há muitos cogumelos e erva verde nos pinhais..

Na minha opinião teremos um Jan-Fev tambem secos, mas a Primavera será humida, logo, a "epoca das chuvas", de Outubro a Abril, deverá acabar com valores de precipitação normais;)

Na vinda para Lisboa apanhei valores de 4ºC medidos pelo carro da zona de Aguas de Moura, num daqueles vales que tem arrozais:cold::cold:
Nas zonas mais altas os valores rondavam os 7-8ºC...