Seguimento Sul - Dezembro 2014



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, a noite e a manhã foi de aguaceiros fortes e alguma trovoada a norte. Junto ao Grupo Naval de Olhão, um placard publicitário caiu e danificou 3 viaturas que estavam estacionadas junto ao placard.

O acumulado ficou-se pelos 8 mm.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Esta manhã. Pouco depois do meu primeiro post e ainda na praia de Faro estava a acompanhar o aproximar da célula quando às 09.20 começou a ficar com um aspecto ameaçador do género de funnel cloud.
Notei uma ligeira rotação na parte inferior da nuvem que tentei captar mas a minha inteira exposição ao vento que aumentou de intensidade drasticamente arrantanto mesas e cadeiras. Levei um inteiro e literal banho de areia como nunca tinha levado! O vento atingiu momentaneamente velocidades superiores a 100 km/h de certeza. Era quase impossível conseguir resistir ao mesmo e a certo ponto tive mesmo de me agarrar a um poste!!!

Deixo fotos e um vídeo dos momentos imediatamente antes.
ee61dbd319f73026d893ced6bc964d1f.jpg


93061c789ed4160d6fec9bba984d42b4.jpg


20e8847c9c6894950be6e3126ac1579b.jpg


4bc30a7cb540d9b61a46c8476aa9f3a8.jpg


19dee3d1a36abf9deb4da3d8d97e1495.jpg


 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Esta manhã. Pouco depois do meu primeiro post e ainda na praia de Faro estava a acompanhar o aproximar da célula quando às 09.20 começou a ficar com um aspecto ameaçador do género de funnel cloud.
Notei uma ligeira rotação na parte inferior da nuvem que tentei captar mas a minha inteira exposição ao vento que aumentou de intensidade drasticamente arrantanto mesas e cadeiras. Levei um inteiro e literal banho de areia como nunca tinha levado! O vento atingiu momentaneamente velocidades superiores a 100 km/h de certeza. Era quase impossível conseguir resistir ao mesmo e a certo ponto tive mesmo de me agarrar a um poste!!!

Deixo fotos e um vídeo dos momentos imediatamente antes.
ee61dbd319f73026d893ced6bc964d1f.jpg


93061c789ed4160d6fec9bba984d42b4.jpg


20e8847c9c6894950be6e3126ac1579b.jpg


4bc30a7cb540d9b61a46c8476aa9f3a8.jpg


19dee3d1a36abf9deb4da3d8d97e1495.jpg





Bons registos, eu é que não me metia aí, ainda podia cair algum raio. :D
Conseguiste fazer medição do vento? Pelo som do video e o estado do mar nota-se que estava agressivo.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Bons registos, eu é que não me metia aí, ainda podia cair algum raio. :D
Conseguiste fazer medição do vento? Pelo som do video e o estado do mar notasse que estava agressivo.
Tenho muito respeito mas medo não. ;)

Quando ia fazer a medição de vento comecei a levar com areia e chuva em cima. Não consegui de modo algum com muita pena minha.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta manhã. Pouco depois do meu primeiro post e ainda na praia de Faro estava a acompanhar o aproximar da célula quando às 09.20 começou a ficar com um aspecto ameaçador do género de funnel cloud.
Notei uma ligeira rotação na parte inferior da nuvem que tentei captar mas a minha inteira exposição ao vento que aumentou de intensidade drasticamente arrantanto mesas e cadeiras. Levei um inteiro e literal banho de areia como nunca tinha levado! O vento atingiu momentaneamente velocidades superiores a 100 km/h de certeza. Era quase impossível conseguir resistir ao mesmo e a certo ponto tive mesmo de me agarrar a um poste!!!

Deixo fotos e um vídeo dos momentos imediatamente antes.

Sem dúvida que essa célula prometia.:thumbsup: Se tivesse actividade eléctrica o local onde estavas era o menos recomendado possível, cuidado. Na Armona vi raios a caírem nas dunas nos anos 80 e 90.:trovao:
Vento de 100Km/h julgo que ter-te-ia atirado ao chão, devia ser 70/80km/h de rajada no máximo, mas não estava lá por isso não posso dizer ;)
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Sem dúvida que essa célula prometia.:thumbsup: Se tivesse actividade eléctrica o local onde estavas era o menos recomendado possível, cuidado. Na Armona vi raios a caírem nas dunas nos anos 80 e 90.:trovao:
Vento de 100Km/h julgo que ter-te-ia atirado ao chão, devia ser 70/80km/h de rajada no máximo, mas não estava lá por isso não posso dizer ;)
Com 69 km/h 20 minutos antes estava a resistir bem. Já naquele momento deixei de conseguir ter estabilidade em pé. Por isso é que aposto na ordem dos 100 km/h... no máximo. Também não quero abusar. E foi uma coisa que não durou mais de 1 minuto, depois voltou para o vento constante como estava anteriormente.
Eu sei que estava num local bastante perigoso em caso de actividade eléctrica, mas como não estava a ocorrer de momento estava um pouco esquecido dessa possibilidade. :confused: (Havia mastros de bandeiras e coisas mais atractivas ao pé.. não iria querer ter nada comigo :rolleyes: )
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aproveitar bem esta noite, embora me pareça claramente que o núcleo estando centrado no Alentejo fará com que a precipitação contorne o sul do país, numa situação idêntica a outra que já se verificou este ano.
Aproveitar bem pois pode muito bem ser a unica chuva deste Dezembro e sabe-se lá de quando ;)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Com 69 km/h 20 minutos antes estava a resistir bem. Já naquele momento deixei de conseguir ter estabilidade em pé. Por isso é que aposto na ordem dos 100 km/h... no máximo. Também não quero abusar. E foi uma coisa que não durou mais de 1 minuto, depois voltou para o vento constante como estava anteriormente.
Eu sei que estava num local bastante perigoso em caso de actividade eléctrica, mas como não estava a ocorrer de momento estava um pouco esquecido dessa possibilidade. :confused: (Havia mastros de bandeiras e coisas mais atractivas ao pé.. não iria querer ter nada comigo :rolleyes: )

Talvez tenhas apanhado uma downburst. As células estavam associadas à frente fria que passou aí entre as 9h e as 10h:
mwUMd3i.jpg

B7sbvMa.jpg
49jIhid.jpg


O intensidade do vento no aeroporto tinha vindo a aumentar nas horas precedentes e às 9h era de 37,4 Km/h, até á passagem da frente deve ter ainda aumentado um pouco mais.
As células que passaram tiveram actividade eléctrica intensa só ao atingirem as serras, por isso tiveste sorte aí:
DvplIrZ.jpg


A reflectividade do radar de Loulé mostra o momento aproximado da passagem da célula entre as 9:40 e as 9:50.
09:20
0vUgaNf.jpg

09:30
XZ1ZbKh.jpg

09:40
WEKQ57U.jpg

09:50
jGgoKMk.jpg

10:00
6Za1RPp.jpg
 
  • Gosto
Reactions: vamm e Gil_Algarvio

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Talvez tenhas apanhado uma downburst. As células estavam associadas à frente fria que passou aí entre as 9h e as 10h:
mwUMd3i.jpg

B7sbvMa.jpg
49jIhid.jpg


O intensidade do vento no aeroporto tinha vindo a aumentar nas horas precedentes e às 9h era de 37,4 Km/h, até á passagem da frente deve ter ainda aumentado um pouco mais.
As células que passaram tiveram actividade eléctrica intensa só ao atingirem as serras, por isso tiveste sorte aí:
DvplIrZ.jpg


A reflectividade do radar de Loulé mostra o momento aproximado da passagem da célula entre as 9:40 e as 9:50.
09:20
0vUgaNf.jpg

09:30
XZ1ZbKh.jpg

09:40
WEKQ57U.jpg

09:50
jGgoKMk.jpg

10:00
6Za1RPp.jpg
Muito obrigado!! Downburst!! É isso mesmo não me lembrava do nome, eu sei o que é. esses fenómenos são bastante recorrentes da zona da praia de Faro / aeroporto e arredores. Já fizeram várias vezes estragos, inclusive no hangar do aeroporto à 2 ou 3 anos... Seria interessante estudar a frequência das Downburst nesta zona...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Muito obrigado!! Downburst!! É isso mesmo não me lembrava do nome, eu sei o que é. esses fenómenos são bastante recorrentes da zona da praia de Faro / aeroporto e arredores. Já fizeram várias vezes estragos, inclusive no hangar do aeroporto à 2 ou 3 anos... Seria interessante estudar a frequência das Downburst nesta zona...

São até de má memória pois foi um fenómeno desses que terá provocado o desastre no aeroporto de Faro em 21 de Dezembro de 1992, por coincidência uma data próxima da de hoje:
http://aviation-safety.net/database/record.php?id=19921221-0
 
Última edição:

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
São até de má memória pois foi um fenómeno desses que terá provocado o desastre no aeroporto de Faro em 21 de Dezembro de 1992, por coincidência uma data próxima da de hoje:
http://aviation-safety.net/database/record.php?id=19921221-0
Interessante. Conheço a queda do avião. O meu pai fala bastante dela pois estava pelo aeroporto nesse dia.

parece haver um eixo/área preferêncial para a ocorrência de Downbursts na linha entre a praia e o aeroporto. Ou pode ser simplesmente a maior densidade de edifícios e pessoas para report.