Seguimento Sul - Dezembro 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
StormRic, não fica bem em Torre de Apra, mas sim Fonte de Apra para leste em direcção a São Brás de Alportel. Não, é Caldeirão mas sim barrocal algarvio. Fonte de Apra, fica na estrada nacional 270, entre Loulé e São Brás de Alportel e a estação meteorológica que o membro "trovoadas" reporta é referente ao parque fotovoltaico existente em Fonte de Apra, mesmo junto à EN270. e não está online, só está supostamente disponíveis a responsáveis pelo parque fotovoltaico.

Ontem, registei 18 mm por aqui.

Boas Algarvio, Obrigado pelo esclarecimento!

Parece estranho o valor mas não acho que seja assim tão descabido. Até ao evento da hora de Jantar esta estação já tinha 14mm registados ou seja tivemos cerca de 30mm no evento. A avaliar aqui por Loulé que fica a cerca de 6 km em linha recta de Fonte de Apra, a chuva foi torrencial durante 1 hora a ainda tivemos mais algum tempo de chuva moderada a fraca.

Resumindo choveu muito mesmo o curioso mesmo é que a estação registou os 14mm em vários períodos ao longo do dia. Aqui por Loulé só notei chover por volta do Almoço com um aguaceiro muito forte que talvez tenha registado uns 10mm.

Boas StormRic,

Não, infelizmente os dados são apenas internos. Esta estação está a debitar para um datalogger e depois para um software de gestão do parque que armazena valores de 5 em 5 min. Na altura antes de sair do parque tentei arranjar um freeware compatível com o datalogger lá instalado mas não consegui nada. É pena pois os aparelhos lá instalados são de muito boa qualidade e penso que debitam valores mais ao menos fidedignos, calibrações à parte. O único aparelho em que não confio é no anemómetro que não está a registar valores realistas mas creio que seja um problema na programação no datalogger.

De resto sim é verdade, faltam estações aqui para estes lados nomeadamente é pena a estação de Loulé ter sido desactivada e não haver outras mais a Norte no Caldeirão mesmo.

:thumbsup: Muito obrigado a ambos pelos esclarecimentos! Sim, não é descabido, o meu comentário pretendia sublinhar apenas a especificidade daquela zona e a falta de dados meteorológicos. Que pena os dados não serem públicos. Ainda temos que evoluir muito para conseguir reunir a incrível dispersão de entidades com observações meteorológicas, num país tão pequeno mas com tão interessantes diferenças regionais. Era precisa uma instituição e uma política capazes de andar para a frente com uma visão realmente englobante e produtiva nesta área. Tenho a certeza de que traria grandes benefícios à previsão, ao estudo dos climas regionais, aos pleaneamentos hídricos e urbanos, etc. Assim como está, é absurdo e um desperdício de meios. Desculpem-me o desabafo.
 
  • Gosto
Reactions: qwerl


vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Bom dia :hmm:
Graças à mudança de tempo dos últimos dois dias, estou de novo doente! A sério, este tempo só serve para isto.
Hoje, há um manto de qualquer coisa que não sei o nome, que até dá para ver a espessura vendo pelos "retalhos" das nuvens ao longe, e eu tirei uma foto (que publiquei no meu instagram) e embora esteja editada, percebe-se de que nuvens falo.

Apanhei essa menina quando comecei a descer a Serra do Cercal e aqui está nublado, o sol às vezes passa, mas não está tanto calor como ontem, nem está frio, está meio meio :lol: 16ºC a esta hora.
MD3Fpcv.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje, há um manto de qualquer coisa que não sei o nome, que até dá para ver a espessura vendo pelos "retalhos" das nuvens ao longe, e eu tirei uma foto (que publiquei no meu instagram) e embora esteja editada, percebe-se de que nuvens falo.

Bom dia, são estratocumulus, são das nuvens mais inconsequentes e que mais imitam outras, essas sim produtivas. Conseguem ficar muito escuras e dar uma aparência ameaçadora e sombria ao céu, até com formas e texturas impressionantes mas... não passam disso. São cénicas.

Boa foto, com ambiente de viagem.

Estes 16ºC, estas temperaturas intermédias como dizes, são das piores para apanhar constipações porque não são suficientemente agressivas para provocar uma reacção do corpo e, no entanto, vão-nos esfriando devagar sem darmos por isso, até a um ponto em que as defesas se enfraquecem devido à circulação diminuir, e os vírus então aproveitam. Atira-lhes com um suadouro de cobertores, muitos líquidos e vitaminados, chá quente, tudo o que eles detestam ;)
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Bom dia, são estratocumulus, são das nuvens mais inconsequentes e que mais imitam outras, essas sim produtivas. Conseguem ficar muito escuras e dar uma aparência ameaçadora e sombria ao céu, até com formas e texturas impressionantes mas... não passam disso. São cénicas.
Acho que uma vez já tinha colocado aqui uma foto disto e tu tinhas dito que eram isso mesmo, completamente inofensivas, basicamente é fogo de vista.

(Já ataquei com cházinhos e roupa de inverno, a ver vamos)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Neste momento, céu muito nublado, chuva só mesmo lá para a noite vamos lá ver se chega até cá abaixo.
11,1°C
 
  • Gosto
Reactions: qwerl e StormRic

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Choveu fraco à pouco mas deu apenas para molhar o chão.
12,8ºC
Vento nulo
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e qwerl

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Céu mais nublado, apenas para SW é que está mais aberto..se vier chuva fraca pelo menos já fico contente, sempre é melhor que nada.
13,1ºC
96% HR
vento fraco

 
  • Gosto
Reactions: StormRic e qwerl

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Chuva fraca, vento moderado com rajadas fortes
13,1ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e qwerl

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Chove bem, não estava á espera de tanto :rain:puxada a vento
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
A previsão simbólica do IPMA, é engraçada, de manhã dava períodos de chuva fraca, à tarde dava períodos de chuva, certo é que não caiu uma pinga o dia todo. :huhlmao:

Boas, por aqui, dia de céu nublado e abafado.

Máxima: 18.3ºC
mínima: 11.3ºC
actual: 16.2ºC

Bom Ano a todos e que 2016 traga bastantes tempestades para a malta do sul que isto, mais parece ser a pasmaceira. :D Quando a malta do sul, vê chover mais de 4 pingas seguidas, faz logo a festa, atira os foguetes e apanha as canas. :lmao: :lmao: :lmao:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Tudo muito fraco ainda! Na viagem Algarve-Lisboa de hoje não vi água nos terrenos e o caudal das ribeiras é muito reduzido. Alguma erva que ganha terreno com estes dias húmidos no entanto há faixas no Alentejo ainda muito secas nomeadamente entre Ourique e Grândola. Não há mudança à vista e não sei como a natureza vai minimizar o elevado deficit hídrico até Maio.

Quanto ao dia alguns aguaceiros fracos de manhã e depois melhoria substancial pela hora do almoço e até meio da tarde(pelo menos na zona do Montijo). Bons períodos de Sol e Temperatura bastante agradável. Ainda chegou aos 20ºc:cool: no termómetro do carro isto mesmo depois de estar em andamento alguns bons minutos. Depois ao final da tarde chuva fraca até Grândola. Daí para baixo nada, apenas algumas pingas na nossa serra Algarvia.
Agora, por Loulé, vai chuviscado muito fraco.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Desde as 21h que chove, começou por ser miudinha mas passado 10 minutos tal como no meu último post começou a chover bem, depois disso esteve sempre a chover moderado e ainda houve um momento de chuva forte que durou cerca de 5 minutos.
Neste momento ainda chove fraco mas já está a acabar...o último evento de 2015 até foi bom, isto sim é de valor, e parece que vai continuar pelo menos no inicio de janeiro, esperemos que se mantenha:pray:
A temperatura depois da frente fria desceu como é óbvio...
11,8°C
100% HR
 
  • Gosto
Reactions: vamm e StormRic