StormRic
Furacão
Estou numa horta de uns familiares meus, e já tiveram de regar as suas plantações, sinceramente nunca tinha visto ser preciso regar em pleno dezembro, só por aqui dá para perceber que a situação não está a ficar nada boa...já dizem até que se isto continuar assim, chegamos a março e já não há uma pinga de água nas ribeiras, o maior problema é mesmo estas temperaturas que não teimam em baixar principalmente durante o dia...
Para dar uma ideia das necessidades de rega, foi esta a evapotranspiração diária no concelho de Arronches dia a dia nesta última semana:
Sáb.28/11: 1,39 mm (1,39 litros por metro quadrado = 13900 litros por hectare)
Dom.29/11:1,77 mm
Seg.30/11: 2,18 mm
Ter.01/12: 1,44 mm
Qua.02/12:1,13 mm
Qui.03/12: 1,49 mm
Ontem: 1,64 mm
Somatório da semana: 11 l/m2 (um balde por semana por metro quadrado) para manter o mesmo conteúdo de água no solo, não chovendo que é o que o IPMA prevê na próxima semana.
Mapa da evapotranspiração de ontem:
A água no solo nessa zona no fim de Outubro era superior a 60%. Não foi ainda publicado o mapa de fim de Novembro, o conteúdo terá baixado para menos de 50%, considerando uma capacidade média de 150 mm (depende do tipo de solo).




, e tirei algumas fotos...

que lindas as fotos! Os horizontes daí são admiráveis, as serras bem longe, lindo! Gosto imenso das silhuetas ao poente, ficaram de sonho!
sem dúvida, na vida real é ainda mais giro
Todos os dias iguais, dia após dia... Quando algo mudar aviso... 

(
)? Do estudo que tenho feito se o sensor não tiver qualquer proteção extra pode lêr valores mais baixos que o normal devido ao arrefecimento radiativo. Entretanto a temperatura pode também ser inflacionada se o sensor estiver cá fora mas junto de casa entenda-se por exemplo em janelas ou varandas etc.