Seguimento Sul - Dezembro 2016

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Esperança não vale a pena ter, já estava a criar expectativas para este evento e entretanto foi tudo por água abaixo. Talvez se estivesses no nosso lugar acontecia o mesmo, mas visto que as coisas até estão boas para a tua zona não há motivos para reclamar. Além disso não me estou a lamentar, é apenas um comentário. A flora da Serra de S. Mamede recebeu bastante chuva no inverno passado, aliás toda esta zona recebeu, foi um inverno bom para isso e já o disse. Agora se este inverno for seco, depois de um verão extremamente quente e de um outono seco, e respondo à tua última pergunta, apenas novembro foi normal e foi graças ao final do mês, a primeira quinzena foi sequíssima, onde apenas se registou 12mm. Dezembro foi horrível, onde a média é de mais de 100mm e na realidade apenas tive 30mm. Se o inverno não passar disto e se for mais um verão quente, a flora vai sofrer tal como algumas árvores sofreram em 2015, a meio do verão, estava tudo a secar.
Falar é fácil, este ano a tua zona está a receber muita mais chuva que esta.
Quanto à plantas do jardim, é normal nesta altura não haver qualquer desenvolvimento, aliás, é mais anormal começarem a florescer.
Fico-me por aqui.
Cumps!

Obrigado pelos dados, realmente aí tem chovido abaixo do normal, mas espero que haja uma compensação.
E eu não estava a basear-me no que tem acontecido na minha zona, mas lembro-me que já houveram eventos bem mais sérios no passado (até mesmo recente) no Alentejo e a vida continua até hoje.