Seguimento Sul - Dezembro 2019



trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,226
Local
loule-caldeirao
Muita chuva estratiforne ao final da tarde início da noite. Fiz o percurso entre Albufeira e Estoi por volta das 20h sempre debaixo de chuva fraca por vezes moderada e ininterrupta acompanhada por vento forte. Entretanto foi dar una volta ao terreno mais para serra na zona da Murta - Estoi e parece que a chuva era mais intensa. Acima dos 200m havia também nevoeiro. Noite brutal de Inverno! Engraçado que o radar praticamente não detecta esta precipitação.
O meu pluviómetro caseiro rebentou a escala! :DAté à zona direita da garrafa acumulou 130mm mas até ao limite tinha 140 e já jogava fora :malandro: Segunda tinha cerca de 45mm.
Por esquecimento não marquei o nível do tanque que também subiu bastante talvez na mesma por porpoção. Dava para corroborar o valor.
 
Última edição:

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Na década passada o Norte teve alguns dos anos mais secos desde que há registos: 2004, 2005, 2007, 2008 ou 2009. Trata-se de uma região na qual a serra do Gerês chegava a passar dos 5000 mm antes dos anos 80. Poderão ser batidos recordes pontuais em algumas estações mas em traços gerais estas chuvas e estas cheias são normalíssimas. Muitos dos danos materiais eram evitáveis como se pode ver pelas fotos. Eu por exemplo não deixaria o meu carro estacionado em certos locais com um tempo destes.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,448
Local
Arronches / Lisboa
Rio Caia a galgar as margens e uma das pontes e a chuva teima em não parar. Assim que puder coloco vídeos e fotos.
Sem dúvida a maior cheia que já vi neste rio, no entanto, como já disse, não é a primeira vez que acontece.

Barragem do Caia a receber muita água.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Rio Caia a galgar as margens e uma das pontes e a chuva teima em não parar. Assim que puder coloco vídeos e fotos.
Sem dúvida a maior cheia que já vi neste rio, no entanto, como já disse, não é a primeira vez que acontece.

Barragem do Caia a receber muita água.

Montargil também deve estar a encher bem, a última vez que lá passei estava muito seca nunca a tinha visto tão mal.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,226
Local
loule-caldeirao
Não faz falta barragem nenhuma aí. Por baixo do solo está um aquífero que é uma reserva de água estratégica a nível regional. Infelizmente com o futuro pouco assegurado devido à proliferação exagerada de regadios com citrinos e abacateiros.

Toda essa região tem um povoamento civilizacional muito antigo, que pouca gente conhece. Nos tempos do domínio islâmico não havia feudalismo no Algarve, havia de certa forma mais liberdade que no Norte da Península e as técnicas agrícolas desenvolveram imenso nos vales dessas ribeiras, com a construção de noras, levadas, tanques, açudes, abertura de poços. Os produtos eram escoados para o comércio via marítima. Quem teve um modelo económico assim até tarde, século XV, foi o reino de Granada, existia um sistema de cultivo idêntico na vega de Granada. A região era muito povoada, Silves chegou a ter na cidade e arredores 50 mil habitantes, nunca mais recuperou depois da Reconquista, e Alvor só voltou a ter 5 mil habitantes no final do século XX. Do ponto de vista económico a Reconquista não foi muito boa para o Algarve. Mas vendo como está agora o Magrebe, foi melhor assim. Infelizmente estes sistemas de açudes e levadas têm sido destruídos, e os proprietários nas últimas décadas destruíram as noras e têm entaipado os poços.
Na Terça-feira, a seguir às portagens de Paderne junto à A2 já estavam a abrir mais um furo provavelmente para o laranjal de 20 hectares ao lado. Agora vai ser a desbunda total porque choveu 100l em 3 dias!
Não sei até que ponto o aquífero recarregou com estas chuvas. A seca já era muito profunda em certas áreas do mesmo. Por exemplo, os relatos da fonte de Paderne seca ou o açude do castelo de Paderne que já estava seco desde Julho. Com a melhoria do tempo nos próximos dias vamos ver o que "resta" destas chuvas.

Na ribeira de Quarteira, em particular, foram muitos açudes arranjados/reconstruídos que creio se mantêm de pé. Não sei se ficou algum esquecido, provavelmente sim. Depois existe o problema da limpeza principalmente o controlo das infestantes como os canaviais que deve de estar completamente esquecido mas isso são outros quinhentos. Em suma muito trabalho a fazer para o futuro ou talvez não...
 
Última edição:

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Recordo que nessa zona há duas áreas protegidas. Uma delas, esteve para levar com a A2 em cima, era então Guterres primeiro-ministro. Pelo menos teve a sensatez de impedir que a serra do Caldeirão e a Fonte Benémola levassem com a A2. Mas houve muitas pressões de Bruxelas para mudar o traçado, por causa da Rede Natura 2000. Quem fez naquela altura o traçado da A2 armou-se em chico-esperto... é que atravessando a serra e o barrocal a auto-estrada ficaria muito mais cara, logo mais margem para a construtora fazer lucro. Ainda assim o actual traçado da A2 poderia ter ficado bem diferente se tivesse ficado mais próximo do traçado do IP. Anos antes tinha-se cometido um atentado desnecessário num Governo de Cavaco Silva, a A1 em cima do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Se tivesse havido vontade, nesse caso o traçado poderia facilmente ter contornado o parque natural.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Outro perigo para esse aquífero é a urbanização. Além do aumento descontrolado de moradias dispersas pela paisagem há os resorts.

https://www.sulinformacao.pt/2019/1...-projeto-residencial-sustentavel-em-portugal/

Não sei como as nossas leis autorizam estas coisas. Em Inglaterra é quase impossível um privado urbanizar.

Muitos destes empreendimentos acabam falidos ou inacabados, é ver aquele que está feito acima da Ponte sobre o Guadiana ou a cratera do Verde Lago na Praia Verde. Destroem a paisagem e nem os terminam, e os buracos ficam nos bancos portugueses para o contribuinte pagar. Desculpem o off-topic.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,226
Local
loule-caldeirao
Que inveja dos espanhóis. Mas esta serra de Grazalema é um dos locais em que mais chove em toda a Península Ibérica. Mais talvez que na serra de Monchique.


Grazalema não dá hipótese a Monchique! Em Abril de 2018 estive lá a seguir ao episódio pluvioso que acumulou mais de 1000mm e é deveras impressionante! Sai água de todos os cantos e nunca vi rochas tão lavadas:D O caudal do Rio Guadiaro que vem de Ronda e recebe as águas de Grazalema é monstruoso mesmo dias depois da chuva propriamente dita.