Seguimento Sul - Dezembro 2019

Precipitação acumulada na Rede Meteo Alentejo até as 14h:
Serpa - 34,0mm
Bemposta - 19,5mm
Beja - 63,3mm
Amareleja - 9,0mm
Mértola - 22,2mm
Almodôvar - 22,6mm
Sines - 14,2mm
Évora - 56,2mm
Mourão - 11,8mm
Quinta Maral - 39,0mm

Precipitação acumulada na Rede Meteo Alentejo até as 14h:
Serpa - 34,0mm
Bemposta - 19,5mm
Beja - 63,3mm
Amareleja - 9,0mm
Mértola - 22,2mm
Almodôvar - 22,6mm
Sines - 14,2mm
Évora - 56,2mm
Mourão - 11,8mm
Quinta Maral - 39,0mm

Atenção, tua estação de Beja deve estar a abanar com o vento e a somar mais precipitação do que a que está a cair. A estação do IPMA de Beja acumulou apenas 33,4mm até à ultima atualização.

Em Arronches, "até os cães bebem água de pé" :D
De acordo com as imagens do radar, a linha de instabilidade deve estar a deixar acumulados jeitosos na encosta SW da Serra de S. Mamede. O Rio Caia vai ganhar bastante caudal em poucas horas, pois os terrenos estão bastante saturados e devolver toda a chuva às bacias hidrográficas. :thumbsup:
Quem é que podem monitorizar os valores da Barragem do Caia e da Barragem do Abrilongo??

Rio Caia hoje:

Algumas imagens:
7HTYpy2.jpg

lANMjk1.jpg

Estou mesmo a ver que com a precipitação prevista para Quarta/Quinta, vai dar problemas. Naquela região tudo o que cai já vai parar aos cursos de água também.

Quem é que podem monitorizar os valores da Barragem do Caia e da Barragem do Abrilongo??
Penso que esses dados não estão disponíveis, o que é pena. Seria bom saber o caudal de entrada do Rio Caia...

Atenção, tua estação de Beja deve estar a abanar com o vento e a somar mais precipitação do que a que está a cair. A estação do IPMA de Beja acumulou apenas 33,4mm até à ultima atualização.
Nao está não. Nunca abanou.. assim como a de Évora também nao

33.4mm por aqui. A serra está a beneficiar da amplificação da chuva pela orografia, e já levava mais acumulado da chuva fraca da noite também. Excelente para os rios.

A ver se Montargil enche, a última vez que lá passei estava uma desgraça.

Em VRSA caíram quase 15 mm em apenas uma hora esta manhã! Os acumulados no Algarve estão neste momento genericamente entre os 5 e os 25 mm, mais ou menos dentro do que os modelos previam.

Obrigado pelo reparo Duarte, provavelmente a estação não está bem fixa , e regista precipitação quando é balançada pelo vento! Está estação è do membro @Gil_Algarvio , certo?! Talvez ele nos possa elucidar acerca da situação? ;)
Boas.
Não, a estação está bem fixa.
A estação não tem problemas nenhuns Aurélio.

O que se passa é muito simples, passo a explicar:
Nos dados que me aparecem na consola, dentro de casa está tudo bem e com dados correctos.
No entanto, a marca da estação é Acurite, Marca americana dos EUA.
No início de 2019 a empresa foi proibida de vender produtos e de estar online na Europa, porque não tem certificado CE (aquele carimbo CE que vem em tudo..)
Tanto que não conseguem entrar no site deles sem VPN.
https://www.acurite.com/

E por questões de políticas internacionais a estação deixou de funcionar em pleno online, porque com isto cortaram-me o acesso ao servidor da Acurite onde fazia as configurações online. E a estação deixou de zerar os dados da precipitação as 00h de cada dia.
No entanto eu na consola doméstica tenho tudo.

Obrigado @Gil_Algarvio , nem fazia ideia que estavas com esse problema! Eu apenas mencionei o que a mesma regista no underground , e seja o valor real ou não, o importante é que vá continuando a chover por ai também nos próximos dias :thumbsup:

Última edição:
Última edição:
Rio Caia hoje:

Algumas imagens:
7HTYpy2.jpg

lANMjk1.jpg

Estou mesmo a ver que com a precipitação prevista para Quarta/Quinta, vai dar problemas. Naquela região tudo o que cai já vai parar aos cursos de água também.

Penso que esses dados não estão disponíveis, o que é pena. Seria bom saber o caudal de entrada do Rio Caia...

Vai com um caudal muito bom o rio Caia, agora sim é que o penedo, só tem uma parte da "cabeça" de fora, esse material que a água arrasta e se prende aí nos pilares da ponte, dá uma matéria organica do melhor.