Seguimento Sul - Dezembro 2019



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Chuva escassa a Sul e também por todo o interior, especialmente junto à fronteira onde não há registo de acumulados em algumas estações do IPMA, até mesmo a Norte. Típicas situações em que a precipitação fica retida nas montanhas, algo bastante evidente no radar.
Lá para os meus lados, o balanço dos acumulados é o seguinte:
Portalegre: 3.8mm
Netatmo: 0.9mm
Elvas: 0.1mm

A estação netatmo segue com 7.4mm mensais. No ano passado, a mesma acumulou 30mm sendo que quase 5mm foram provenientes do nevoeiro existente quase todos os dias. :D Apenas houve precipitação em 4 dias.
Espero que as previsões se mantenham e que este mês de Dezembro quebre a regra dos últimos anos. :)
 

Manuel Amador

Cumulus
Registo
1 Mar 2018
Mensagens
281
Local
Samora Correia
Bom dia

A reportar desde o Alandroal. Chuva miudinha desde Évora
c83014340925b3fcd0e441899ef8cd0d.jpg
231d1a3c1965feb332c7fa857b572118.jpg
608a6fabccad0dd7fbe322913d033de9.jpg
3925ecf7937d330f15fdd2c95a7116d6.jpg


Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
E amanhã/hoje lá começa o evento de precipitação. Atendendo ás previsões atuais, estão previstos mais de 100mm para a minha zona em pouco mais de 1 semana, o que será excelente! Apesar de os solos ainda não estarem saturados por lá, se cair aquilo que está previsto logo na segunda deverão haver cheias e por isso, esta precipitação já deverá ter um impacto significativo nas Barragens e aquíferos. Na última vez que estive no Alentejo já se viam pequenas barragens completamente cheias e alguns ribeiros a correr, apesar de pouco. Aqueles 40/50mm que caíram em um dia na zona, no mês de Novembro, mudaram completamente tudo de figura.
Portalegre nestes últimos 3 dias acumulou 15mm e Elvas apenas 1.3mm, como é habitual nestas situações. Acredito que a Serra de S. Mamede acumule quase 200mm durante os próximos dias, veremos!
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Não estou a ver uma situação sustentada no tempo... Definitivamente pode chegar alguma água às ribeiras mas não sei se dará para acumular alguma coisa nas barragens. Para se ter uma noção neste momento está tudo seco, nem pegos existem nas ribeiras. No fim de semana passado fui até Lagos e reparei que em todas as ribeiras inclusive aquelas que derivam de Monchique é só cascalho! E curiosamente até na vegetação nota-se que o barlavento está um pouco melhor que o sotavento, mesmo assim, na prática as diferenças são poucas.
Por agora segue com alguma chuva fraca/chuvisco :thumbsup:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,177
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Não estou a ver uma situação sustentada no tempo... Definitivamente pode chegar alguma água às ribeiras mas não sei se dará para acumular alguma coisa nas barragens. Para se ter uma noção neste momento está tudo seco, nem pegos existem nas ribeiras. No fim de semana passado fui até Lagos e reparei que em todas as ribeiras inclusive aquelas que derivam de Monchique é só cascalho! E curiosamente até na vegetação nota-se que o barlavento está um pouco melhor que o sotavento, mesmo assim, na prática as diferenças são poucas.
Por agora segue com alguma chuva fraca/chuvisco :thumbsup:
A procissão ainda agora vai no adro... pode não repor a normalidade, mas será certamente um grande alívio, mesmo que temporário. É melhor esperarmos para ver, pode ser que seja o início da mudança :)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Para os meus lados já tem chovido qualquer coisa ao longo do dia de hoje, aparentemente tem sido boa chuva para os solos.
Os acumulados são os seguintes:
Portalegre: 6mm
Netatmo: 4.6mm
Elvas: 1mm

Veremos os acumulados do dia de amanhã, se se concretizar o que está previsto será um bom começo e o suficiente para fazer encher os cursos de água por lá. No entanto, estão previstos acumulados bem elevados para quinta-feira...
Espero chegar ao Alentejo no próximo fim de semana e ver água por todo o lado. :D
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Parece que estão a entrar pelo litoral alentejano umas células bem jeitosas.
Deverão descarregar bem entre Sines e Alcácer do Sal. :rain:

Será que há algum sadino no fórum? :)
 
Última edição:

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa