Seguimento Sul - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Que se passa na estação de Martinlongo? A julgar pelos dados não choveu praticamente nada por lá desde que o mês começou.
Eu diria que a estação deve ter problemas ao nível da medição da precipitação, tal como Beja, no entanto é muito complicado de perceber se realmente os dados são corretos ou não porque não há radar em Loulé e não há quaisquer estações meteorológicas amadoras em redor. :unsure:

Que se passa na estação de Martinlongo? A julgar pelos dados não choveu praticamente nada por lá desde que o mês começou.
Esta com problemas, desde o dia que choveu 45 mm em Castro Marim numa hora, apresentou um valor bem mais baixo que me fizeram desconfiar. Aliás esta estação sempre me faz desconfiar por vezes.
Digo isto porque nesse dia a ribeira de Odeleite levava um bom caudal.

Trovoada muito bonita durante esta madrugada com grande variedade de trovões :trovao:, rajadas :1143: e um bom acumulado de 19mm :rain:. Dezembro já segue com 153mm :palmas: e, por este andar, ainda vai igualar o acumulado do resto do ano :D.

Com uma acalmia na precipitação, aproveitei para ver como está a situação aqui na zona. Fiz o trajeto entre Arronches e Sta. Eulália (Elvas) e qualquer ribeiro ia fora das margens. Só água por todo o lado.
Deixo então os registos:
Ribeira de Arronches:
Il004VQ.jpg

gNwAszq.jpg

zNi7QBr.jpg

Rio Caia (ou ribeira de caia) antes de chegar a Arronches:
h0URQAP.jpg

Rio Caia já na sua passagem por Arronches:
RGcMmD5.jpg

UoEqvUk.jpg

Um pequeno vídeo:

eJolb09.jpg

Ribeira de Algalé, afluente do Rio Caia, entre Arronches e Elvas:
yFcCjmE.jpg

7YFPcgl.jpg

7z2U1yC.jpg

Continua a chover, mas deverá parar em breve. 65mm acumulados, bastante raro por estas bandas.

A Netatmo de Estremoz vai já com 72,8 mm no dia de hoje; mais adiante a do IPMA ainda não chegou aos 5,0 mm ... :confused:

Certo, certo, é que foram muitas horas de chuva intensa e com os ribeiros a transbordarem de água esta manhã. Campos todos cheios de água.

Aqui por exemplo, podem chover até 1000mm num dia ( não desejo isso) que não há inundações...
De resto tem estado a chover, mas até agora tudo perfeitamente normal para a época .
Ah valente, logo assim, nada melhor que ver Portalegre transformar-se na capital da monção portuguesa à moda da Índia. :D

A Netatmo de Estremoz vai já com 72,8 mm no dia de hoje; mais adiante a do IPMA ainda não chegou aos 5,0 mm ... :confused:

Certo, certo, é que foram muitas horas de chuva intensa e com os ribeiros a transbordarem de água esta manhã. Campos todos cheios de água.
Há varias estações do Ipma que falham constantemente , como tal nao nos podemos fiar nelas. A de Mirandela é uma q sistematicamente a falhar.

Eu diria que a estação deve ter problemas ao nível da medição da precipitação, tal como Beja, no entanto é muito complicado de perceber se realmente os dados são corretos ou não porque não há radar em Loulé e não há quaisquer estações meteorológicas amadoras em redor. :unsure:
Estou a consultar o radar de Sevilha.

Relatos de 2 carros arrastados perto de Elvas ?
Colegas do Sul, sabem de algo ?
Na Rádio Elvas noticia isso.