Seguimento Sul - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Torna-se claro que a ausência de estações no oceano e sem o radar, apenas as imagens de satélite podiam fazer prever a intensidade de precipitação desta célula ou aglomerado de células, uma vez que os modelos terão falhado na modelação a qualquer prazo. Mas a análise das imagens daria apenas uma margem inferior a uma hora, caso fosse possível detectar que os acumulados iam ser muito superiores aos previstos pelos modelos.
A situação foi a pior possível em relação a possibilidade de previsão atempada: quando começou, a margem de aviso era praticamente nula ou de apenas alguns minutos, e mesmo assim, só teria sido útil para localidades já bem no interior.

O que pode ser agora publicado pelo IPMA é uma comunicação simples que foque aqueles aspectos da dificuldade de previsão. E o enfâse será, sem dúvida, posto na ausência do radar e na falta do investimento apropriado que evitasse esta demora na retoma do seu funcionamento.

Apesar do exposto, sustento que o Aviso devia mesmo assim ter sido elevado para Laranja, como já aconteceu noutras situações. Esta ausência de qualquer reacção/explicação pública, mesmo atrasada (e era justificável esse atraso) é que pode lançar o descrédito nas previsões do IPMA. Tem de haver mais diálogo em tempo útil, arriscar mais em Avisos pela positiva do que pela negativa. Esta foi uma situação de Aviso pela negativa.

Se bem me lembro, acho que este foi o dia com maior acumulado do ano em Albufeira, recordo-me de um dia com chuva torrencial e trovoada forte em março mas duvido que tenha acumulado mais que 49mm...

As imagens de satélite até metem medo :unsure:

Sem dúvida.

Aquela célula parece ir direita ao Barlavento, talvez passe o pico da sua maturidade antes de chegar a terra porque se toca zonas urbanas (Lagos, Portimão, etc) com aquele aspecto são mais inundações repentinas em perspectiva.

yLUaXZo.jpg

lo01QU3.jpg

Sem dúvida.

Aquela célula parece ir direita ao Barlavento, talvez passe o pico da sua maturidade antes de chegar a terra porque se toca zonas urbanas (Lagos, Portimão, etc) com aquele aspecto são mais inundações repentinas em perspectiva.

yLUaXZo.jpg

lo01QU3.jpg
Oxalá chegasse a Serpa mas duvido

Eu já vi mais de 100 mm no Porto num dia. Foi um dia normal de chuva. Ora no Algarve o urbanismo não respeitou o traçado das antigas linhas de água. Na agricultura intensiva já vi dois ribeiros que desapareceram! E no Algarve também não respeitaram a localização das antigas lagoas que acumulavam as águas das chuvas. Se tivessem aprendido as lições que o Arquiteto Gonçalo Ribeiro Teles deu nos anos 60 não fariam estas asneiras.

Sem dúvida.

yLUaXZo.jpg

lo01QU3.jpg
Oxalá chega
Sem dúvida.

yLUaXZo.jpg

lo01QU3.jpg
Onde se essas imagens?

Oxalá chegasse a Serpa mas duvido

O problema é que para chegar a Serpa com a precipitação tão esperada, tem de passar primeiro pelo litoral com uma intensidade algo destruidora. :unsure:
Não desejes tanto mal aos concidadãos algarvios. O que se pode esperar é que a convecção se reconstrua melhor já no interior, mas que seja moderada, apenas, ao passar no litoral.

Bom preparem-se mas é para a noite! Fiem-se na virgem(IPMA) e não se precavenham. O IPMA faz o que pode e ainda mais é Domingo...
Além do mais haverem grandes inundações com 50/60l é ridículo e esse assunto já foi muito discutido. A sociedade é que tem fazer algo quanto a isso, ainda por cima eu que sou altamente crítico do Algarve litoral...

Entretanto pus o dedinho lá fora e ele sentiu logo o vento a puxar...a noite promete:rain::trovao:

O radar de Loulé está off, logo é normal não se ver nada. Se continuar indisponível ao longo do evento todo, vais dizer todos os dias que não se vislumbra nada no radar? Não sei de quantos mm's estavas à espera hoje, mas não estava previsto muito mais do que esses valores para essa zona. Basicamente pode-se dizer que é só vontade de se lamentar, porque analisar modelos e imagens satélites...enfim.
Mais vale já nem dizer nada porque adianta 0, mas também começa a ser demais e já enjoa estar sempre a ler o mesmo.
Todos estes anos a ler as mensagens do membro em questão já deu para perceber algumas coisinhas.

É uma pessoa que gosta de viver na ilusão, no geral. Talvez seja um mecanismo de defesa. Por um lado, apesar de viver no alentejo, e acredito que conheça bem o clima da região onde vive, prefere criar um mundo imaginário onde Serpa é a zona mais chuvosa, fria e quente do país. Por outro, não faz análises realistas dos modelos (só deve seguir o GFS), o que faz com que em todos os eventos eleve em demasia a fasquia. Obviamente que se desilude. E aí entra a versão pessimista. Ignora os factos e não analisa (outra vez) as imagens de satélite e radar como deve ser.
É uma pessoa orgulhosa, não admite que erra, recusa-se a aprender. Lá está, prefere viver na bolha imaginária que criou e o ciclo repete-se vezes e vezes sem conta. Nós, como comunidade, temos duas opções: ou simplesmente ignoramos ou então investimos tempo em alguém que se recusa a aprender, o que é desgastante...

Vamos ver se com o que se ve no satélite me safo, se não for desta nao acredito que tao cedo tenhamos uma oportunidade tão boa. Menos de 20mm até ao fim do dia de segunda-feira em Serpa será um fiasco para mim

Aviso Laranja para precipitação nos distritos de Faro e Beja, emitido hoje à 1:19. :palmas:

Gigantesca, mas não sei se se aguentará até chegar em terra, esperemos que não.

vzs6Eum.jpg

6H4Up6e.jpg
Para já, não se vê nem um único flash dessa a SW. A ver se a chuva entra...

Para já, não se vê nem um único flash dessa a SW. A ver se a chuva entra...

Parece dirigir-se para o Cabo de São Vicente/Sagres. Também aparenta expandir-se para o lado esquerdo e assim atingir o sudoeste. Este movimento se fôr seguido pelas células atrás levá-las-à pelo litoral Oeste da Região Sul e chegando ao distrito de Setúbal. Daí o Aviso Laranja para Beja e também o Amarelo para Setúbal.

b0chS39.jpg

w0ZgqbG.jpg

O final do dia tambem esteve agreste aqui pelo Aeroporto de Faro.
O Jet2 de Newcastle deus duas "voltinhas ao quarteirão" á espera que a tormenta passasse mas a malvada não passou, e não teve outro remédio senão voltar a subir e ir até Málaga.
Uns momentos antes um camarada conseguiu entrar mas já com dificuldade pois estava uma célula bem ativa na final da pista 10, e quando estava na curtinha (dá para ver ali a luzinha), já estava uma squall line a ficar bem vincada.

Anexos

• fao2.webp
    fao2.webp
    84.1 KB · Visto: 52
  • fao.webp
    fao.webp
    52.3 KB · Visto: 51