Seguimento Sul - Dezembro 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,239
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
1682966237077.png


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,466
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite a todos e bom dezembro.
Por aqui chuviscos fracos, vento nulo.
T- 8.0 °C, HR- 86%

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,885
Local
Faro
Boas,
Tal como previsto a frente em si deixou acumulados maiores na zona do sotavento do que no Barlavento com excepção da zona de Portimão.
Os valores do evento de ontem e hoje de madrugada rondam os 20 mm...
Em termos de efeitos de barragens me parece que será zero tanto no Barlavento como no Sotavento...
Não havendo agora evento seguido não deverá haver grande escorrencia..
O mês de Novembro terminou assim como sendo seco no Algarve..
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,504
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Depois da tempestade, a bonança. Apesar do tempo mais fresco, o dia de hoje foi marcado por muitas nuvens, mas também sol. Ao início da tarde ainda caiu um aguaceiro fraco.
Situação durante a manhã já normalizada. Danos nos mesmos locais do ano passado.
PPRoEhZ.jpg


Algum gradeamento da ponte não resistiu. Nada faz frente à força da água e também havia muito detrito arrastado a fazer pressão.
0V8stpR.jpg

W7pgyUB.jpg


Barragem do Caia ao final da manhã com um bonito espelho de água. :)
LV4yghB.jpg


Para comparar, hoje vs ontem:
DKsESMy.jpg

2u71c2p.jpg


Acumulado de 1mm.

8,6ºC atuais.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,599
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, choveu bem durante a noite e choveu praticamente o que choveu em Novembro, tal foi a miséria do mês passado.

Máxima: 18.7ºC
mínima: 8.2ºC

Precipitação: 19 mm

Novembro acabou com apenas 20 mm.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
564
Local
Évora
Boa noite,

A tempestade da noite de 5ª Feira rendeu 19,0 mm em Alvalade do Sado. Ontem e hoje tivemos alguns aguaceiros com vento de noroeste e tempo mais fresco.

O mês de Novembro terminou com 58,0 mm nesta Vila

De 1 de Setembro até agora contabilizo no meu pluviómetro 201,0 mm em Alvalade do Sado.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,216
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas,
Depois da tempestade, a bonança. Apesar do tempo mais fresco, o dia de hoje foi marcado por muitas nuvens, mas também sol. Ao início da tarde ainda caiu um aguaceiro fraco.
Situação durante a manhã já normalizada. Danos nos mesmos locais do ano passado.
PPRoEhZ.jpg


Algum gradeamento da ponte não resistiu. Nada faz frente à força da água e também havia muito detrito arrastado a fazer pressão.
0V8stpR.jpg

W7pgyUB.jpg


Barragem do Caia ao final da manhã com um bonito espelho de água. :)
LV4yghB.jpg


Para comparar, hoje vs ontem:
DKsESMy.jpg

2u71c2p.jpg


Acumulado de 1mm.

8,6ºC atuais.
Acho curioso o gradeamento do lado jusante da ponte estar muito mais destruído do que o a montante. O que terá acontecido ali para causar tal coisa?
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,504
Local
Arronches / Lisboa
Acho curioso o gradeamento do lado jusante da ponte estar muito mais destruído do que o a montante. O que terá acontecido ali para causar tal coisa?
Uma boa questão, mas não sei responder com certezas. Este novo gradeamento está preso por uma viga de ferro existente no tabuleiro da ponte e em torno do passeio. Desta forma, penso que a montante deverá conseguir resistir mais do que a jusante, pois neste último lado, a partir do momento em que começa a ceder não há nada que o consiga segurar, enquanto que a montante existe mais "suporte".

Nestas duas imagens, a linha vermelha delimita a tal viga de ferro que refiro. Do lado jusante foi tudo arrancado, ficando apenas uma parte de gradeamento onde estava acumulados bastante detritos, o que provavelmente também contribuiu para cederem.
dkw6pnL.jpg

H4jHzh9.jpg


A montante, o gradeamento só começou a ceder no local onde se estavam a acumular imensos detritos, de resto ficou praticamente intacto.
_____________
Por Arronches, a noite segue fria com 4,7ºC.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,216
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Uma boa questão, mas não sei responder com certezas. Este novo gradeamento está preso por uma viga de ferro existente no tabuleiro da ponte e em torno do passeio. Desta forma, penso que a montante deverá conseguir resistir mais do que a jusante, pois neste último lado, a partir do momento em que começa a ceder não há nada que o consiga segurar, enquanto que a montante existe mais "suporte".

Nestas duas imagens, a linha vermelha delimita a tal viga de ferro que refiro. Do lado jusante foi tudo arrancado, ficando apenas uma parte de gradeamento onde estava acumulados bastante detritos, o que provavelmente também contribuiu para cederem.
dkw6pnL.jpg

H4jHzh9.jpg


A montante, o gradeamento só começou a ceder no local onde se estavam a acumular imensos detritos, de resto ficou praticamente intacto.
_____________
Por Arronches, a noite segue fria com 4,7ºC.
Acho que é mesmo aí que está a explicação!
A montante o gradeamento foi pressionado contra o tabuleiro enquanto a jusante foi empurrado para fora do mesmo.
Muito bem observado Jorge :D Obrigado :thumbsup:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,737
Local
Aveiras de Cima / Gradil (Mafra)
Boa noite,

A tempestade da noite de 5ª Feira rendeu 19,0 mm em Alvalade do Sado. Ontem e hoje tivemos alguns aguaceiros com vento de noroeste e tempo mais fresco.

O mês de Novembro terminou com 58,0 mm nesta Vila

De 1 de Setembro até agora contabilizo no meu pluviómetro 201,0 mm em Alvalade do Sado.

Longe de ser o ideal, mas já é alguma acumulação. Era importante continuar a chover com regularidade por aí para ver se finalmente as barragens da zona começam a recuperar.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,504
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Por Arronches, dia de céu com períodos de muito nublado e fresco. Tudo verdejante e cheio de água.
zYy49Rr.jpg

L37gPM5.jpg


Aventuras pelas margens da Ribeira de Arronches. Sítios que passam despercebidos, uma vez que agora estão entregues à natureza.
QMdioKJ.jpg

0VkEtrH.jpg


Um dos muitos antigos moinhos em ruínas que existem ao longo do percurso da ribeira.
7iQKqsL.jpg


Tatual: 9,5ºC
 
Estado
Fechado para novas mensagens.