StormRic
Furacão
155,9 mm em Sagres neste mês, 207 % da média normal 1991-2020.
Foi maravilhoso ter lá estado pelo natal e ver tudo verdejante, solos encharcados de água e ribeiros a correr com bons caudais. Algo que não acontecia há já pelo menos uma década e que me fez regressar às memórias de miúdo.155,9 mm em Sagres neste mês, 207 % da média normal 1991-2020.
E o ano nem sequer está a ser chuvoso, a precipitação até agora, desde 1 de Outubro, está mais ou menos dentro da média.Foi maravilhoso ter lá estado pelo natal e ver tudo verdejante, solos encharcados de água e ribeiros a correr com bons caudais. Algo que não acontecia há já pelo menos uma década e que me fez regressar às memórias de miúdo.
Em sagres está muito acima da média, por exemplo a Cláudia deixou lá mais de 250 mmE o ano nem sequer está a ser chuvoso, a precipitação até agora, desde 1 de Outubro, está mais ou menos dentro da média.
No Sotavento choveu muito menos, mas Faro está a surpreender, está já acima da média antiga.Em sagres está muito acima da média, por exemplo a Cláudia deixou lá mais de 250 mm
Edição: faltava o acumulado de dia 28, 13,2mm.34,9+ mm Cavalos Caldeirão (IPMA)-24h

O barlavento foi a região mais fustigada pela seca extrema dos anos anteriores, no sotavento ainda foram ocorrendo alguns eventos com boa precipitação. Este ano está a ser reposto algum equilibro.No Sotavento choveu muito menos, mas Faro está a surpreender, está já acima da média antiga.
Quem diria que hoje ainda ia chover pela zona, mas foi tudo localizado.. A estação do IPMA com mais de 10mm e a estação amadora mais abaixo na cidade acumulou 24,6mm... No meu " quintal ", choveu bem menos, diria uns 2/3mm.
11,2mm na estação do IPMA, a célula atingiu mais a parte sul da cidade( daí terem caído quase 25mm), enquanto que aqui mais acima na serra, a precipitação foi mais fraca.