Seguimento Sul - Fevereiro 2011

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Já agora uma dúvida. Mesmo que a parede esteja o dia todo à sombra também emite radiação ?

Obrigado :thumbsup:
 


MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
já coloquei apenas uma protecção para a radiação solar não atingir directamente o sensor.
neste momento 22,7ºC á sombra e com essa protecção
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,467
Local
Olhão (24 m)
Boas, por cá, dia de céu limpo e calor. :calor:

Máxima: 22.4ºC
mínima: 9.8ºC
actual: 19.1ºC

Os 29.6ºC em Serpa é muito elevado. Então, eu que não tenho nenhum RS tenho o sensor com o fio junto à janela. O meu não é wireless é mesmo com fio.:lol: Isto morar num apartamento não dá para mais. A instalação não é a mais correcta mas mesmo assim, nunca atinjo temperaturas extremamente fora das restantes estações. Sensor está virado a norte sem qualquer efeito de luz directa solar mas pode ter alguma influencia de radiação difusa, não o nego. É que mais de 6ºC em relação às outras é muito. Não vamos esquecer que a radiação solar começa já a aumentar, logo em dias de vento fraco como tem sido estes últimos, qualquer raio de sol, faz disparar a temperatura.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,665
Local
Portalegre (400m)
Esta zona de Portalegre ainda está quentíssima, confirmado com dois termómetros: 16.7ºC e 56% HR. Céu limpo: Máxima de 22.7ºC :calor:

Timelapse de hoje:
 
Editado por um moderador:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu não pesco nada de estações mas percebo de paredes e garanto-vos que mesmo que esteja a parede o dia todo á sombra poderá na mesma ter radiação difusa, dependendo se haja ou não mais paredes ou qualquer coisa que reflicta a luz do sol, nem que seja o espelho de um carro :lol::lol:
Pelo menos os meus olhos sao hiper sensiveis á luz solar ou reflexos :(
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Já agora uma dúvida. Mesmo que a parede esteja o dia todo à sombra também emite radiação ?

Obrigado :thumbsup:

Exactamente.

Aconselho todos a lerem os links que o "ecobgc" deixou mais atrás neste tópico.

Existem normas/standarts para a correcta leitura da temperatura ambiente. Dentro de um Radiation Shield, 1,25m a 2,0m sobre o nível do solo, num local arejado e sempre sob incidência solar.

Estas são as regras. Por limitações técnicas lá temos nós que infringir aqui e ali. Não vale a pena teimar que hoje estiveram quase 30ºC em Serpa.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas!

Ena isto aqui pelo Sul anda movimentado! :D

O Luís já vai sendo um membro famoso e o seu blog ganha assim umas quantas visitas extra! :thumbsup:

Eu compreendo em parte que será uma chatice ter o pessoal todo encima de nós! Mas se observares a situação com alguma distancia e nos deres alguma margem de confiança, verás que aqui ninguém te faz nenhuma critica destrutiva e muito menos têm sido deseducados para contigo! Acho que só por si, isto já te dirá o nível humano e a seriedade das pessoas que organizam esta casa e partilhado por todos os participantes do MeteoPT de uma forma geral!
Tal como já praticamente todos aqui te tentaram transmitir e a minha pessoa se junta ao "grupo", tenta não levar isto como o ataque geral ao Luís! Nada disso! Eu, como certamente todos os colegas do fórum, apenas procuramos ajudar a que melhores as tuas condições de medição. Certamente que a tua estação estará numa zona quente, acho que disso já todos nos apercebemos. Agora tenta efectivar um bom abrigo, que lhe dê sombra e seja arejado. Todos sairemos a ganhar. Primeiramente tu que tens todo o gosto em partilhar os teus dados e todos nós que teremos assim mais um posto de observação no Alentejo profundo e numa zona tradicionalmente muito quente!

Luís, pelo entusiasmo que a cada dia pões na divulgação do teu blog (e confesso que ao principio desconfiei um pouco do futuro do mesmo, nem sei bem porquê. Mas achei que era o furor do momento e depressa se apagaria) e pelo dinamismo que sempre lhe colocas a cada sondagem e desafio que colocas aos visitantes do mesmo, posso afirmar sem medo a errar que és um grande entusiasta da meteorologia e isso é comum à maioria de nós! Por isso mais do que alguém que se possa sentir perseguido quero que te sintas um de nós, porque compartes o carinho e o grande entusiasmo pela meteorologia, que é o elo que nos une a todos nós de Norte a Sul, do Litoral ao Interior nos mais diversos eventos e fenómenos meteorológicos!
O off topic já vai muito longo, mas tenta construir um RS como o que o colega Trovoadapower te mostrou nas fotografias. Há várias estações Auriol com esse sistema a registar temperaturas correctamente, é por isso um método a não descartar! ;)

E agora sim "on topic" :hehe:, aqui deixo o gráfico da temperatura que hoje registei aqui pela minha terrinha. Dias cada vez mais quentes e campos de aspecto totalmente Primaveril. :calor:

tempelvas.jpg


Temp. Máxima: 22,2ºC (15h57)
Temp. Mínima: 8,8ºC (07h11)

Dia de céu limpo e vento fraco. Já se anda bem sem casaco...

Neste momento ainda registo 13,4ºC.