Seguimento Sul - Fevereiro 2012



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa tarde,

Extremos de hoje:
19,1ºC / 1,6ºC

Um belo dia primaveril...

Aproveito para informar que o site Meteofontes está offline temporariamente, devido a mudança de servidores. A situação será rápida e hoje ao final do dia já deverá estar reposto. Depois vou dando informações.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,453
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo.

Máxima: 18.1ºC
mínima: 6.2ºC
actual: 9.6ºC
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Bom...mais uma noite fresquinha por aqui depois de um dia de Primavera tímida mas bastante agradável.
De relevante, só mesmo os 40 dias de "sequía" anunciados na estação do sítio das fontes que é um espelho do que se passa em muitos sítios de Portugal, tirando claro as boas inversões térmicas que por lá se sentem, e que nem todos tem o privilégio de as ter ;)
Por aqui as noites tem sido frescas mas bem mais amenas, eu diria na casa dos 6-7/8ºc.
A partir da meia noite entramos no 41º dia...que já nem vale a pena referenciar o quê.
Vamos ver se a partir de Quarta em diante temos umas borrascas por aqui:)
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Esta madrugada o norte inverteu-se e passou a estar a sul e vice-versa. Grande parte do norte e centro com temperaturas positivas e no sul muitos locais com temperaturas negativas. Às 6h, por exemplo Bragança seguia com 5,1ºc e apenas Lamas de Mouro com -2ºc e Cabeceiras de baixo com -0,1ºc seguiam com temperaturas negativas, isto no Norte. No sul destaca-se Alvega com -1º, Almada com -1,9ºc, Portel com -1,9ºc, Aljezur com -3,1ºc, Portimão com -0,4ºc e o Sítio das Fontes, pelo site atingiu os -0,3ºc esta noite.
Esta situação parece-me que já tem vindo a acontecer há algumas noites, inversões térmicas interessantes no sul e no Norte e Centro nem tanto.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Realmente a madrugada de hoje foi muito gélida no sul da Península Ibérica e nas Canárias:

M_nimas_Espanha.JPG

Mapa de Temperaturas Mínimas

rtve

Na Madeira, a temperatura também desceu para valores negativos (-0,4 ºC na Bica da Cana, a 1 560 metros de altitude).
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Para o período entre 15 de Janeiro e 14 de Fevereiro, tendo em conta os valores registados entre 2003 e 2012, a situação em Estremoz foi a seguinte:

Média da Temperatura máxima entre 2003 e 2012 = 13,689 ºC
Média registada em 2012 = 13,096 ºC
Diferença = - 0,593 ºC

Média da Temperatura mínima entre 2003 e 2012 = 5,720 ºC
Média registada em 2012 = 3,276 ºC
Diferença = - 2,444 ºC
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

Para não variar, tivemos mais uma madrugada fresca por cá, com a mínima a descer aos -0,3ºC e com a existência de alguma geada nos locais mais abrigados e em cim ados carros.

De resto, os últimos dias foram marcados por tardes amenas (máxima de 21,9ºC ontem) e noites bem frias. No meu "mini-jardim", as minhas plantas não sabem bem como se devem comportar...de dia, as temperaturas já vão convidando a que os primeiros rebentos despertem da sua dormência...mas depois as noites frias "matam" esses mesmos rebentos... presumo que para um verdadeiro agricultor, este seja um verdadeiro pesadelo para as suas culturas...:(
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
No sul têm acontecido espectaculares inversões térmicas que eu julgava já não serem possíveis com este tempo de semi-Primavera que já se faz sentir, e a minha confusão é ver uma zona como Bragança, que penso ser uma zona de inversões térmicas a ter temperaturas bem superiores de noite comparando com o sítio das fontes por exemplo.
Relatando o que vi ontem, pois já não consegui postar aqui ontem à noite: De manhã fui até à serra Algarvia, ali por trás de Alte. Abalei daqui(Loulé) por volta das 8:30 com 12,5ºc, passando pelo Parragil uma zona mais alta que Loulé aí a uns 200m de altitude, os mesmos 12,5ºc. Ora, do Parragil até ao vale da ribeira de Algibre é sempre a descer e a uma distância de uns 2km, pois nesse espaço a temperatura caiu 10ºc para os 2,5ºc. Resultado, uma espectacular geada com tudo branco no vale junto à ribeira e os carros cheios de gelo ainda.
Para a zona onde fui na serra, o tal vale onde já pus aqui a configuração, algures neste tópico, também havia muitos sítios com geada ainda e às 9h estavam 6ºc, e de resto tem sido esse o dia-à-dia da zona, pelo que os locais da zona contam.
O estranho mesmo são as temperaturas tão baixas que este sítios conseguem alcançar, que não me admiraria nada nos primeiros 15 dias de Fevereiro, mas que agora com esta sensação de Primavera parecem quase surreais.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
A tarde foi amena por cá, com a máxima a chegar aos 19,2ºC.

Neste momento sigo com 17,9ºC e vento fraco a moderado de W.

PS: Os problemas com o servidor do Meteofontes estão a ser trabalhados. Para já, podem ir consultando o Meteofontes no endereço provisório http://195.245.135.113/meteofontes/ .