Seguimento Sul - Fevereiro 2013

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Acho que o que faltou aqui no Algarve foi instabilidade que fizesse com que as cotas descessem mais um pouco. Ainda assim nota-se também uma enorme influência atlântica nas nossas serras, dando o exemplo de Monchique (Fóia) que não conseguiu acumular nada durante a noite, mas lá está eram células que vinham ali de Noroeste/oeste, do mar portanto.

Por aqui o céu já descobriu um pouco e já deu para o "mestre" sol dar um ar de sua graça.
Para os próximos dias aguarda-se a chegada da tão esperada chuva que já faz bastante falta em algumas zonas Algarvias.
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Estou pela zona da S. de São Mamede. A neve no sólo só aparece acima dos 650m.

Desde Elvas que é bem visível o manto branco. A vista é deslumbrante, mais parecendo a S. da Estrela!

Uma imagem de Marvão:

dsc0861pnjfv.jpg


A temp. está vária entre os 5,5C e os 6,5C. Vou dando notícias.

Abraço.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Engraçado é a temperatura em Almodôvar(Cerro do Negro) a bater a temperatura em Bragança ao meio dia...2,4ºc em Cerro do Negro contra os 2,8ºc de Bragança. Acho que só faltou mesmo foi instabilidade para termos neve por cá;)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Mais umas de Marvão neste momento:
dsc0863qje.jpg


dsc0876g.jpg


dsc0874d.jpg


dsc0867pa.jpg


dsc0871dq.jpg


dsc0869h.jpg


Diria que a acumulação superou os 10cm.

Pena a temperatura que vai subindo. Já vamos com 8C. :-(

Algumas das fotos poderão ter um tamanho enorme, peço desculpa, mas estou no telemóvel e não tenho tantas configurações como no PC.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
A neve já derretia nas encostas de S. Mamede de manhã. É preciso ter azar, neva até a cotas baixas e na cidade absolutamente nada. 9,4ºC, é como se o evento nem tivesse existido. :p
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Apesar de não chover este será o dia mais frio do inverno no Algarve. Não chegámos aos 11ºC aqui em Faro. E na serra o frio tem sido todo o dia.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
E dou por terminada a minha visita a Marvão.
O céu foi-se encobrindo e o frio instala-se novamente.
Ainda "floquejou" um pouco por vezes, mas com água à mistura e apenas visível para doentes da neve, tal era a sua microdimensão! :-D.

Deixo-vos mais umas fotos desta magnífica paisagem.
Grande nevão, sim senhor. Zonas mais altas, junto ao castelo têem uma boa camada!

dsc0878z.jpg


dsc0879h.jpg


dsc0880xo.jpg


dsc0882q.jpg


Parabéns aos contemplados e obrigado pela partilha. As da zona de Montemor do Trepkos estão fabulosas pelo inusual da localização. :thumbup:

Abraço desde este cantinho do Alto Alentejo nevado!
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

Por aqui dia frio, com alguns aguaceiros fracos. Vento moderado de N.

Ontem fui brindado com trovoada e aguaceiros de granizo por volta das 19h a cota 0 em Monte Gordo.

Em relação ás serras de Monchique e Alcaria do Cume, sei que nevou em Monchique por instantes, mas em Alcaria do Cume não tenho dados visto que esta serra encontra-se mais a interior. Mas não duvido que tenham la caido precipitação em forma de neve...

Agora venha o proximo evento!!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
As nossas serras estão muito frias! Não deixa de ser engraçado ver locais como a Fóia com temperatura mais baixa do que locais com neve como Trancoso ou a Guarda. Às 15h seguia com 1.7ºc apenas. No Caldeirão Almodôvar(Cerro do Negro) seguia com apenas 5.2ºc bem mais frio que todo o Alentejo incluindo Portalegre. Talvez seja pela camada de nuvens que origina menor insolação...
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Graupel, água-neve e neve a partir dos cerca de 650-700m na Serra, ainda há alguma acumulada, e muita aos 1025m, apesar de já não ser tanta. As nuvens estão brutais, grandes colunas brancas de neve, passando a água :D