Seguimento Sul - Fevereiro 2014



actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Parece que o evento já deu o que tinha a dar. Agora só uns "farrapitos" para ir mantendo a estrada molhada.

Poderemos dizer "Até Domingo"? :lol:

Farrapitos!!!? :wacko:

Tu não pronuncies essa palavra quase sagrada em vão que aqui a malta doente da neve entra em modo alerta!! hehehe :D

Bem passou a segunda linha de instabilidade e apesar de não ser tão intensa, foi mais demorada e rendeu 2mm em cerca de 30 minutos!

Neste momento a temperatura actual é de 9,9ºC e já se nota o fresquinho no ambiente!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ali em Tavira chove mais no litoral que na serra quando a frente entra por sudoeste, sul ou sueste... em Faro deve ser igual.

Sim .... a verdade é que muito pouco tem chovido junto ao litoral, aliás os valores no litoral até estão de acordo com o modelado, na Serra e em especial na zona do Caldeirão (não é por acaso que esta região tem de média anual 1100 mm ou pelo menos tinha) é que tem chovido bastante mais e de forma até algo isolado.
Este mês leva 4 x mais do que qualquer outro sitio do Algarve ....

Para no litoral ter-se algo mais decente a precipitação tem que assumir mais forma convectiva que normal surge quando temos situações entre Sudoeste/Sul/Sueste ....
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Sim .... a verdade é que muito pouco tem chovido junto ao litoral, aliás os valores no litoral até estão de acordo com o modelado, na Serra e em especial na zona do Caldeirão (não é por acaso que esta região tem de média anual 1100 mm ou pelo menos tinha) é que tem chovido bastante mais e de forma até algo isolado.
Este mês leva 4 x mais do que qualquer outro sitio do Algarve ....

Para no litoral ter-se algo mais decente a precipitação tem que assumir mais forma convectiva que normal surge quando temos situações entre Sudoeste/Sul/Sueste ....

O ano também tem sido muito seco na Andaluzia. Este ano a sinóptica está muito desfavorável para o litoral algarvio, Andaluzia e Norte de Marrocos. Não se passa nada no Golfo de Cádis...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O ano também tem sido muito seco na Andaluzia. Este ano a sinóptica está muito desfavorável para o litoral algarvio, Andaluzia e Norte de Marrocos. Não se passa nada no Golfo de Cádis...

Talvez Domingo tenhamos mais sorte pois é o dia em que finalmente o centro de uma depressão entra pelo centro de Portugal ....
 

GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Farrapitos!!!? :wacko:

Tu não pronuncies essa palavra quase sagrada em vão que aqui a malta doente da neve entra em modo alerta!! hehehe :D

Bem passou a segunda linha de instabilidade e apesar de não ser tão intensa, foi mais demorada e rendeu 2mm em cerca de 30 minutos!

Neste momento a temperatura actual é de 9,9ºC e já se nota o fresquinho no ambiente!
Colega Alentejano, sempre entendi "Farrapitos" aqui na zona (nunca se associa à neve pq aqui não neva :lmao: aqui só vi nevar uma vez em 21 anos :sad:) como a chamada chuva molha-parvos :D, ou seja, aguaceiros fracos. Daí a minha expressão "Farrapitos", para dizer que apenas vinha uns aguaceiros insignificantes após as linhas de instabilidade.

:lol:
:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: actioman

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O neve-sensor fica logo activo quando se diz "farrapitos", é a falta dela! :lol:

Bom, por aqui caiu um aguaceiro há pouco, que deu uma rajada de 47 km/h, e fez cair a temperatura para os actuais 6,9ºC. Máxima de 13,8ºC.
 
  • Gosto
Reactions: Teles

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado com aguaceiros.

Máxima: 17.7ºC
mínima: 10.2ºC
actual: 10.2ºC

Precipitação: 4 mm

Almancil teve 9.7 mm, Tavira teve 8.73 mm.

O meu pluviómetro não deve andar muito bem acho que conta menos do que realmente chove e às vezes tem falhas entre o medidor e a consola, às vezes só quando tiro as pilhas da consola e volto a colocar novamente é que a consola regista, o meu pluviómetro deve estar a dar o berro. :angry::lmao:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas, por aqui, dia de céu nublado com aguaceiros.

Máxima: 17.7ºC
mínima: 10.2ºC
actual: 10.2ºC

Precipitação: 4 mm

Almancil teve 9.7 mm, Tavira teve 8.73 mm.

O meu pluviómetro não deve andar muito bem acho que conta menos do que realmente chove e às vezes tem falhas entre o medidor e a consola, às vezes só quando tiro as pilhas da consola e volto a colocar novamente é que a consola regista, o meu pluviómetro deve estar a dar o berro. :angry::lmao:

Faro teve também 4 mm no dia de hoje segundo as Synops, cujo valor retirei da OGIMET.
Os contrastes entre o litoral o interior algarvio tem sido bastante grandes em especial aqui na zona do Caldeirão. Penso que não deve ser alheio o facto das frentes virem de Noroeste, e geralmente a parte mais activa entrar sempre a sotavento. Nos ultimos meses a parte central do Algarve tem sido a que mais chuva tem registado em especial na zona de Loulé ... em que penso vindo de Noroeste é que a tem menos serra e com menos amplitude, daí continuamente vir a chover mais ...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O mês de janeiro visto aqui ao lado e onde se vê que aqui foi um mês seco.

Precip_G_01_2014.jpg