Seguimento Sul - Fevereiro 2016

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Tal com o @Dias Miguel disse o vento aqui em Arronches já está a aumentar significativamente, consigo ver daqui de casa uma das palmeiras que está na zona mais alta vila e já dança por todo o lado, já há rajadas bem fortes, ...começa a ficar desagradável para o duatlo...chuva e vento não é a melhor combinação...
 
Última edição:


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Tarde de amanhã no Alto Alentejo

Períodos de céu muito nublado, com algumas abertas para o final da tarde. Chuva, passando a regime de aguaceiros dispersos e irregulares, por vezes moderados e acompanhados por queda de granizo, com baixa probabilidade de ocorrência de trovoadas. Vento moderado a forte, com rajadas, de noroeste. Descida progressiva da temperatura do ar.

Para o final da tarde/início da noite e a entrada do ar frio pós-frontal, os aguaceiros tornar-se-ão pouco frequentes e será provável a formação de bancos de nevoeiro, caso o vento comece a diminuir de intensidade.

Temperaturas prováveis às 21h00 (valores mínimos, aproximadamente, para o Domingo segundo o yo.no):

Portalegre: 3,8 ºC
Estremoz: 4,6 ºC
Elvas: 5,0 ºC (aqui a mínima será ligeiramente mais tarde)
Évora: 5,5 ºC
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas pessoal!

Por aqui dias tb de chuva quase sempre fraca (chuvisco). Sendo que ontem houve alguns períodos de chuva intensos, mas sem ser nada de especial.

As temperaturas têm estado muito amenas para a época, a rondar os 14ºC/15ºC. E claro o vento a fazer sentir-se, mas também sem ser nada de especial.

Uma foto que ilustra bem o dia:

xOWWDQj.jpg


Amanhã e para além da cota ser elevada para esta zona, há dois factores que temos de ter em conta, a escassa precipitação modelada e é o vento não ser de Leste. Esse sim é o vento que trás surpresas do branco elemento em pontos mais raros de se ver. tenho a certeza que nevará em São Mamede e Marvão, mas também poderá não ser em grandes quantidades. Quanto a outros locais e cotas, é ver para crer.
Não se deixem levar pelo entusiasmo fácil porque depois maior será a desilusão... E olhem que já passei muitas vezes por isso. ;)
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Boas pessoal!
Amanhã e para além da cota ser elevada para esta zona, há dois factores que temos de ter em conta, a escassa precipitação modelada e é o vento não ser de Leste. Esse sim é o vento que trás surpresas do branco elemento em pontos mais raros de se ver. tenho a certeza que nevará em São Mamede e Marvão, mas também poderá não ser em grandes quantidades. Quanto a outros locais e cotas, é ver para crer.
Não se deixem levar pelo entusiasmo fácil porque depois maior será a desilusão... E olhem que já passei muitas vezes por isso. ;)

Concordo contigo na questão da precipitação modelada, mas em termos de vento vou ter de desacordar, pois a acumulação de 10/15 cm de neve que se vê na minha foto de perfil, ocorreu no dia 10 de Janeiro de 2010, na cota de 350 mts em Esperança. Nesse dia, o vento estava de sul, por mais estranho que seja :)
Carta desse dia:
Nwi5nD5.png

Ahhh e nesse dia quase não nevou no Maciço de S. Mamede, excepto na zona de Esperança, Arronches e inclusive em entre Santa Eulália e S. Vicente ;)

É verdade que nesse dia, as cotas foram muito mais baixas que irão ocorrer neste evento, mas acredito que a serra de Portalegre poderá ter a visita do elemento branco e com alguma acumulação. Amanhã irei tentar subir à serra, caso haja precipitação. O melhor mesmo era nevar no Centro da cidade :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Concordo contigo na questão da precipitação modelada, mas em termos de vento vou ter de desacordar, pois a acumulação de 10/15 cm de neve que se vê na minha foto de perfil, ocorreu no dia 10 de Janeiro de 2010, na cota de 350 mts em Esperança. Nesse dia, o vento estava de sul, por mais estranho que seja :)

Nesse episódio de neve o país estava a bater o dente. Havia muito frio acumulado. Quando a precipitação chegou, ainda que vinda de sul, nevou.

Agora não há frio nenhum acumulado. E aquele que há-de vir, vem de noroeste. Portanto, bastante húmido.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Concordo contigo na questão da precipitação modelada, mas em termos de vento vou ter de desacordar, pois a acumulação de 10/15 cm de neve que se vê na minha foto de perfil, ocorreu no dia 10 de Janeiro de 2010, na cota de 350 mts em Esperança. Nesse dia, o vento estava de sul, por mais estranho que seja
Carta desse dia:

Ahhh e nesse dia quase não nevou no Maciço de S. Mamede, excepto na zona de Esperança, Arronches e inclusive em entre Santa Eulália e S. Vicente

É verdade que nesse dia, as cotas foram muito mais baixas que irão ocorrer neste evento, mas acredito que a serra de Portalegre poderá ter a visita do elemento branco e com alguma acumulação. Amanhã irei tentar subir à serra, caso haja precipitação. O melhor mesmo era nevar no Centro da cidade


Nesse episódio de neve o país estava a bater o dente. Havia muito frio acumulado. Quando a precipitação chegou, ainda que vinda de sul, nevou.

Agora não há frio nenhum acumulado. E aquele que há-de vir, vem de noroeste. Portanto, bastante húmido.

Miguel eu sei como foi! Andei inclusive durante a manhã na estrada de Elvas a Portalegre (passando por Arronches que é a minha terra natal! ;) ) E mais ao final da noite Elvas - Campo Maior - Arronches - Elvas.

Podes ver aqui os meus registos desse memorável dia: Neve em Elvas - 10 Janeiro 2010
E aqui também mais umas quantas imagens: Seguimento Sul - Janeiro 2010

Em relação ao vento do quadrante leste o que quis dizer é que tenha componente leste (mais seco e "continental"), tudo que vier de Sul puro ou com componente Oeste, é para esquecer (muita humidade). Daí a dificuldade em nevar por aqui em condições. Ver uns flocos, de quando em vez lá se vêem, mas neve a acumular é outro coisa. Temos um oceano e a sua corrente quente aqui a 200 km e isso quer dizer, "logo ali".
E claro o que o André à pouco reforçou, frio instalado que aguente.
Aqui neste post era precisamente falado este tema dos ventos e também da orografia: Seguimento Sul - Janeiro 2010

Voltando ao tópico em si, por cá continuam os chuviscos mas mais escassos e o vento sim está em aumento. A temperatura a rondar os 15ºC/16ºC.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Ganhei coragem e fui assistir ao duatlo, mal começou a prova começou a chover moderado com alguns momentos mais fortes (entre as 15h e as 16h) depois a chuva passou a fraca e agora na volta para casa choveu a potes puxada a muito vento, apanhei uma molha monumental portanto, o meu guarda chuva já era...inverno muito chuvoso este, ninguém esperava...

Neste momento a chuva continua puxada a vento forte :rain:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,635
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Chuvisco, vento forte e nevoeiro este nevoeiro por aqui também dura quase á uma semana...
Em relação á neve por esta zona acho difícil porque quando começar a entrar o ar frio a precipitação já tende quase desaparecido e esse factor será determinante, provavelmente "morreremos na praia".
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
A chuva continua a cair :rain: vento a ficar muito forte, já há com cada rajada...não tenho dados porque tive de tirar o sensor da rua senão voava e depois já não tinha nada para registar as temperaturas interessantes que estão previstas, se tudo se concretizar terei um novo recorde de temperatura mínima mais baixa...