Os 130mm são no total até às 24h penso eu... por volta das 21h tinha 91mm...mais ou menos em 2h30/3h Pode haver um erro mas acredito que foram mais de 70 em 2h30/3h00. Passei à pouco no vale do Parragil/Monte seco e enxurrada foi enorme. Vi um muro caído e alguns quintais arrasados, no entanto a andar de carro e na estrada principal não dá para ter noção da verdadeira dimensão.
Minto...fui ver e às 19h34 de ontem tinha 91mm. Admitindo o ínicio às 18h é obra...talvez um pouco inflacionado mas que o evento foi forte isso não há dúvidas
Eu acredito em valores na ordem dos 60 a 70 mm, não mais do que isso... E ao que parece é a mesma que na outra vez registou um valor absurdo de precipitação.. Um raio cai 2 vezes no mesmo sítio? Hum.. Não me parece de todo!
Quanto à trovoada de ontem, aqui de perto de casa, num local com vista para a zona de Quarteira/Albufeira, fiz alguns registos. Nada de muito exuberante, mas deu para animar. Fica aqui uma das fotos. Mais fotos aqui.
Boas, Máximas a rondarem os 17°c, e tempo já primaveril, com céu limpo de manhã e alguma nebulosidade de evolução durante a tarde, mas sem qualquer instabilidade. Chega ao fim mais um inverno climatológico.
Boa Noite, Fevereiro e também o inverno climatológico, despedem-se com um dia de primavera. Alguns cumulus e já se andava bem apenas com uma t-shirt. Máx: 20,1ºC Min: 2,5ºC Boa amplitude térmica também na estação do Recanto: Máx: 20,4ºC Min: 1,2ºC E na estação junto à Ribeira de Nisa, perto de Castelo de Vide: Máx: 21,0ºC Min: 1,3ºC Fevereiro termina com 141.3mm na estação de referência. 9,6ºC atuais.
não fosse o dia 5 de fevereiro de 2021... e o inverno teria rendido... 35,5mm em 3 meses. o valor esperado são 242,2mm.
Faltam os mais de 50 mm de 30 de novembro que, segundo critérios antigos do IPMA, contariam para o inverno meteorológico. Não eras tu também que dizias que não iria chover até ao fim do mês no Sul? O que é certo é que choveu e os números dos últimos 3 dias não enganam...
Em Faro não choveu muito, mas no resto da região choveu bastante. A 10 km de Faro houve acumulados superiores a 30 mm, localmente bem superiores a isso até... Não sejamos hipócritas: o inverno não foi nada mau no Sul tendo em conta o historial dos últimos anos e a pressão da água não aumentou, melhorou, e tal é visível no abastecimento das barragens. Agora falta ver se a primavera segue o caminho do outono e inverno ou se será como a de 2017 ou 2019. Só sei duma coisa: não acredito que seja como a de 2018 dada a sinóptica atual...