Seguimento Sul - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Gostava muito de ter bons relatos, mas acho que a única coisa que posso relatar é que chove bem e sem parar desde as 8h. Os campos e estradas estão encharcados, há muitos lençóis de água nas estradas. Fui a Beja e apanhei chuva o caminho todo, por isso podemos dizer que a frente está bem estacionada, pelo menos onde ela está a fazer mais falta :p

Quanto a relatos, olha, muito fraco. O céu tem todo a mesma cor, não há pipocas bonitas para mostrar e trovões ainda não ouvi nem um :lol:

Já é bom teres tido essa precipitação que tiveste e referia-me mais à precipitação do que propriamente às trovoadas que sempre tiveram uma probabilidade muito baixa de acontecer. ;)
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,420
Local
Arronches / Lisboa
Boa chuvada que acabou de cair!
Momentos antes de cá chegar, estava assim para SE:
1a3PTsY.jpg


Uma pequena surpresa, porque não estava mesmo à espera de chuva significativa, apenas como tem sido ao longo do dia com alguns aguaceiros fracos.
Estes últimos eventos têm sido uma desgraça aqui na zona. :lol: No fim de semana passado a frente estacionou no litoral e depois desfez-se, hoje estacionou a oeste e amanhã segundo as previsões, a linha de instabilidade que vai atingir o Algarve e Baixo Alentejo faz a curva para W/NW e o Alto Alentejo fica à margem.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,050
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Tal como previsto, vai passando tudo mais a oeste. Aqui vão surgindo alguns aguaceiros fracos, na generalidade, e de lama. :dry:
Caem uns pingos e é este o cenário atual para Sul:

Situação bizarra, fica quase tudo no meio do Alentejo, e o Algarve praticamente a zero. Porque teria sido emitido aviso amarelo para o distrito de Faro até às 15h? :intrigante:

SxJgnX0.jpg


XUG781d.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,420
Local
Arronches / Lisboa
Situação bizarra, fica quase tudo no meio do Alentejo, e o Algarve praticamente a zero. Porque teria sido emitido aviso amarelo para o distrito de Faro até às 15h? :intrigante:

SxJgnX0.jpg


XUG781d.jpg
Provavelmente por precaução porque a frente esteve algum tempo constantemente a gerar ecos no norte do Algarve e podia surgir algo mais significativo. Localmente houve ecos intensos no Baixo Alentejo.
Acho que o aviso amarelo para o Algarve se justifica mais a partir de agora. Têm estado a surgir algumas células intensas por lá na última meia hora e de forma repentina.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Dilúvio épico por Loulé com granizo e relampagos....vai haver estragos!
Chegado a Loulé está tudo calmo!
O forte foi no caminho na estrada da pedreira /fábrica do cimento/ Parragil...tive mesmo de parar pois era praticamente impossível circular. Das maiores chuvadas que já apanhei!
Em Loulé por agora não chove mas vêm-se relâmpagos não sei bem donde...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,420
Local
Arronches / Lisboa
Bem, mais uma chuvada por aqui. As células que têm passado devem ter ecos amarelos, mas como não há radar de Coruche, só são visíveis ecos de fraca intensidade.
Situações localizadas, a estação do Recanto não tem nada acumulado.

0.9mm na netatmo, o que também é pouco para aquilo que tem caído com estes aguaceiros mais intensos.
Nestas situações é chato não ter registado de precipitação no próprio local.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,050
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta estação leva mais de 70 mm https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ILOULM3 (um pouco fiável ou não)

Esta em Benafim leva 34 mm https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IDNS51

Se isto for verdade, 61,5 mm das 18h14 às 19h14 (60 minutos), aviso vermelho e desastre local. :shocking:
Vamos ver as outras estações.

47,3 mm em Vilamoura, no mesmo intervalo horário.

Alguém conhece a fiabilidade histórica destas estações?
Estou muito céptico em relação a estes valores isolados, não há mais estações a confirmar acumulados desta ordem.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Se isto for verdade, 61,5 mm das 18h14 às 19h14 (60 minutos), aviso vermelho e desastre local. :shocking:
Vamos ver as outras estações.

A estação fica na zona que o @trovoadas se refere, já que a estação dista 3.5 kms da fábrica de cimento da Cimpor.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.