Seguimento Sul - Janeiro 2011

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
:viva::viva::viva: A primeira Davis no distrito de Portalegre! Muito bem! Mas uma observação, não aparece na lista de estações em Portalegre ainda. Porque será?
Edit: Podias tentar pô-la em rapidfire :)

Leva 4 horas a aparecer na lista de estações. O rapid fire exige estar com o programa em primeiro plano, o que é incomportável para utilizar frequentemente o computador. No modo actual envia dados de 60 em 60 segundos.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia eu por aqui levo 0 mm neste dia e penso que também 0 mm no mês de Janeiro.
Contudo até ao próximo Domingo ainda deverá chover aqui no sul e mais particularmente no Algarve.... (alguma coisa)
Estive a consultar o IM e no mês de Janeiro na 1ª década do milénio nenhum ano o mês de Janeiro foi chuvoso aqui no sul ...
O ano passado foi uma excepção á regra .... (embora nada por aí além)
Mas não me vou alongar mais ....
Acho que a média dos 60 mm em Faro ainda vai baixar mais quando sair de 1980-2010 a próxima média.
Viva Dezembro :D
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Leva 4 horas a aparecer na lista de estações. O rapid fire exige estar com o programa em primeiro plano, o que é incomportável para utilizar frequentemente o computador. No modo actual envia dados de 60 em 60 segundos.
Ah ok. :) Mas há um bug na transmissão parece-me: As rajadas de vento/o vento mesmo ficam bloqueadas num certo valor por vezes e produzem isto no WU:
bugd.png


À partida deve ser do programa não sei.


Por aqui 11ºC, vento fraco a moderado de SSW, chuva fraca.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Destaque para um nevoeiro esquisito que fez ficar a atmosfera meio laranja :shocking: Não dá para ver na webcam, apenas com o olho humano, também já aconteceu no verão durante uma trovoada.

11ºC, vento fraco a moderado de SW.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Ah ok. :) Mas há um bug na transmissão parece-me: As rajadas de vento/o vento mesmo ficam bloqueadas num certo valor por vezes e produzem isto no WU:
bugd.png


À partida deve ser do programa não sei.

É perfeitamente normal, são rajadas do mesmo valor. O vento está muito constante.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz: Mais um aguaceiro moderado por volta das 23h00. Entretanto a temperatura continua a subir, estando agora nos 13,2 ºC.

Se este ano continuar assim com tanta chuva, talvez volte a acumular mais de 1 000 mm de precipitação no final do ano ... :lmao:

O radar do IM mostra mais uma célula a entrar no Alentejo, ligeiramente a sul de Santarém e que se deve deslocar para nordeste, passando a norte de Portalegre ...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Este tem sido um período não aqui para o Algarve! Tivemos um Dezembro excepcional principalmente no barlavento mas de resto escapa nos tudo...já não falo do litoral e de parte do sotavento mas das serras que o ano passado acumularam mais de 1000mm e este ano nem as 400mm chegam em muitos sitios.
Em comparação a região de Lisboa e Alto alentejo tem levado com tudo ...parece que há um padrão na atmosfera que faz a precipitação ir sempre para os mesmos sítios!
O ano passado a estação de São Brás de Alportel ( parece que esta avariada este ano) foi das que registou mais precipitação a nível nacional durante 3 meses consecutivos Dezembro/Janeiro/Fevereiro, agora a estação que parece estar a funcionar correctamente e que me serve de referência, a estação de Barranco do Velho, e que inclusivé se encontra numa zona mais chuvosa (o ano passado esta zona deve ter registado quase uns 1300mm), parece um fantoche comparativamente a muitas da estremadura e alentejo.

Enfim a menos que tenhamos um golpe de sorte este ano vai terminar abaixo da média em muitas zonas Algarvias!

Sigo com nevoeiro e aguaceiros fracos. (Já deu paramolhar a rua!)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Este tem sido um período não aqui para o Algarve! Tivemos um Dezembro excepcional principalmente no barlavento mas de resto escapa nos tudo...já não falo do litoral e de parte do sotavento mas das serras que o ano passado acumularam mais de 1000mm e este ano nem as 400mm chegam em muitos sitios.
Em comparação a região de Lisboa e Alto alentejo tem levado com tudo ...parece que há um padrão na atmosfera que faz a precipitação ir sempre para os mesmos sítios!
O ano passado a estação de São Brás de Alportel ( parece que esta avariada este ano) foi das que registou mais precipitação a nível nacional durante 3 meses consecutivos Dezembro/Janeiro/Fevereiro, agora a estação que parece estar a funcionar correctamente e que me serve de referência, a estação de Barranco do Velho, e que inclusivé se encontra numa zona mais chuvosa (o ano passado esta zona deve ter registado quase uns 1300mm), parece um fantoche comparativamente a muitas da estremadura e alentejo.

Enfim a menos que tenhamos um golpe de sorte este ano vai terminar abaixo da média em muitas zonas Algarvias!

Sigo com nevoeiro e aguaceiros fracos. (Já deu paramolhar a rua!)

As coisas não estão tão más assim. Muito pelo contrário.
A estação do INAG em São Brás de Alportel acumulou em Dezembro 269,6mm. Quando o normal seriam 160mm.
Só essa diferença deu para colmatar o défice que havia nos meses de Outubro e Novembro. Aliás, neste momento a anomalia nessa estação é de +50mm. E nem sei se haverá alguma região do Algarve com anomalia negativa.

Tive a oportunidade de na última semana correr o Algarve de uma ponta à outra e vi verde e água por todo o lado. E mais, vi ribeiros cheios de água e o mar barrento devido ao caudal elevado das ribeiras.