Seguimento Sul - Janeiro 2013

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estremoz: 6,9 ºC e 987 hPa.

Tempo tempestuoso, chuva por vezes intensa e vento sempre forte, com rajadas muito fortes.

Pelas imagens do SAT24 vê-se que o centro da tempestade estará neste momento na Beira Interior, continuando o seu deslocamento para leste/sueste (dentro de 2 horas estará já em território espanhol).

O ar frio pos-frontal e associado aos movimentos em torno do centro de baixas pressões poderão fazer surgir celulas convectivas nas próximas horas, dando origem a aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas (Grande Lisboa, Alentejo e Algarve).
 
Aqui perto de Alvor não tenho anemómetro, mas o vento não mostra sinais de amainar. Pelo contrário! Tenho de arranjar uma bitola baseada nos diversos tamanhos de vasos que vão pelos ares...:eek:
 
Boas, por aqui, o vento é o único elemento que está vivo, porque a precipitação foi uma miséria, só 4 mm, os modelos davam 12 mm, só falharam o triplo. :lmao:

Já vi árvores caídas e os bombeiros estão a reparar a cobertura de um chalé junto à 125 ao pé da rotunda do pingo doce, de resto, nada mais a assinalar.
 
Um mergulho em 3 quilos de areia na praia de Faro. A água deve ter passado novamente de um lado para o outro porque existem pequenos lagos na avenida nascente.

190120131853.jpg
 
Estremoz (12h27): 6,6 ºC :cold: e 988 hPa.

O centro da tempestade já deve ter cruzado o semimeridiano de Estremoz, pelo que a pressão atmosférica inverteu e já começa a dar sinal de subida. A temperatura do ar continua em queda; o vento, que continua muito forte com rajadas, deverá agora tornar-se de noroeste
 
A Bóia de Faro registou por volta das 10 horas, uma altura máxima de 9.03 metros, impressionante, durante a madrugada, a ondulação andava por volta dos 6 metros de altura máxima no período da maré cheia. :D
 
A Bóia de Faro registou por volta das 10 horas, uma altura máxima de 9.03 metros, impressionante, durante a madrugada, a ondulação andava por volta dos 6 metros de altura máxima no período da maré cheia. :D

Alguma preocupação com as ilhas-barreira ou o facto de a ondulação ser de Sudoeste não é tão preocupante como com ondulação de Sueste?
 
A preocupação é pela altura das ondas. Praticamente não há praia em Faro e a areia vai desaparecendo com o vento. Na colónia balnear já não se consegue passar.