Seguimento Sul - Janeiro 2014



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,212
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

Claramente!
Tipica forma em funil ( as trombas teem forma mais em salsicha), e associado a uma célula de caracter supercelular.

Tromba de água.


A waterspout is defined by the National Weather Service as a tornado over water. However, researchers typically distinguish "fair weather" waterspouts from tornadic waterspouts. Fair weather waterspouts are less severe but far more common, and are similar to dust devils and landspouts. They form at the bases of cumulus congestus clouds over tropical and subtropical waters. They have relatively weak winds, smooth laminar walls, and typically travel very slowly.
In contrast, tornadic waterspouts are stronger tornadoes over water. They form over water similarly to mesocyclonic tornadoes, or are stronger tornadoes which cross over water. Since they form from severe thunderstorms and can be far more intense, faster, and longer-lived than fair weather waterspouts, they are more dangerous.[53] In official tornado statistics, waterspouts are generally not counted unless they affect land, though some European weather agencies count waterspouts and tornadoes together.[4][54]
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Clarificando o insólito da manhã deve ter-se tratado de um downburst previo a uma descarga de granizo embora aqui em Faro practicamente não chovesse. Além do lixo que havia reparei nalgumas antenas TV partidas ou apontando para Meca em vez do retransmissor de São Miguel. :D

Há meia-hora que temos trovoada aqui mas apenas a abertura foi mais intensa. Tentou pegar granizo mas não passou disso. Agora temos trovoada dispersa e chuva fraca a moderada.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Nova actualização das DEA.

Destaque para DEA ocorrida junto à praia da Falesia. :trovao:

121v5nn.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Galactica

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Chuva torrencial em Lagoa e Wall Cloud com rotação a SW, na zona de Ferragudo-Portimão... situação pareceu-me severa....

Bem, então é assim.

Tivemos a tromba de água captada na Praia de Luz e que terá tido deslocação no sentido E-NE. Às 11h50 avistei daqui uma wall cloud, na direcção de Portimão. Tinha rotação muito perceptível e apercebi-me também da "condensação" ou alargamento e abaixamento dessa mesma wall cloud. As correntes ascendentes também eram bem perceptíveis, mas não vislumbrei qualquer contacto com o solo, mas a distância é grande. Tentei filmar, mas com a grande angular que tinha no momento e a distância, ficou pequeno. À noite, em edição, já tento fazer zoom no video a ver se capto melhor a situação. De qualquer das formas, a estação meteorológica da Escola Manuel Teixeira Gomes em Portimão, marca uma rajada de 175,7km/h:huh:. Já tentei confirmar este valor, mas a pessoa responsável não se encontra na escola.
Poderá ser um indício de correntes de inflow ou outflow fortes, ou até mesmo downburst, visto não haver relatos de funil sobre Portimão. Pode também ser um erro da estação.

Saí logo para a rua em direcção a Portimão, mas a chuva era torrencial e não se conseguia identificar qualquer tipo de estrutura nas nuvens...
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O aspecto das nuvens também é interessante, desenvolvimento vertical explosivo... parece que mergulhamos numa escuridão embora depois seja uma desilusão porque não há aquela descarga de água ou granizo e porque as abertas também são visíveis. É intenso mas não chega a fechar completamente o horizonte.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não há muito para mostrar a não ser um céu coberto onde não se consegue distinguir o princípio e o fim da nuvem. Há mais aguaceiros no radar, temos de aguardar.
 

Happy

Cumulus
Registo
23 Jan 2011
Mensagens
120
Local
Portimão
Estive sempre em Portimão na fase mais forte e não senti sequer grandes rajadas de vento, para um registo de 175 Km penso que sentiria bem mesmo a 1 km do local registado..Vou mais para o erro na estação..