Seguimento Sul - Janeiro 2016

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Ainda não parou de chover, neste momento chove moderado, o vento intensificou-se e a temperatura vai descendo, 10,7°C
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Aqui está uma grande ventania, de vez em quando ouve-se a assobiar e os candeeiros da rua abanam por todo o lado...chove fraco
10,5°C
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Hoje houve alguma acumulação nas serras de Tavira, especialmente para os lados dos cerros da Conceição e da Alcaria do Cume.

A ribeira do Almargem está seca. Tendo em conta que resulta da união de ribeiros e ribeiras que vêm de zonas com mais de 700 mm de precipitação média anual poderemos ficar assim com uma noção da carência de chuvas que há nesta região.

No litoral pouco ou nada choveu e a estação de Tavira acumulou menos de 1 mm. Serviu para molhar estradas e terras.

O evento rendeu alguma coisa apenas na serra.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Quem diria... um valente aguaceiro... perto de 5 mm em Tavira, está a ser mais rijo na Conceição.
EDIT:

8,53 mm

Começou bem o ano.

Estive a fazer contas e é o quinto ano abaixo da média na cidade de Tavira. Que 2016 traga muita chuva para o Algarve, Alentejo e Trás-os-Montes.
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Entretanto Apra tem exactamente 35mm no dia de Hoje. Pelas 18h00 registava apenas 9,4mm...Aqui por Loulé notei que choveu bem com períodos de chuva forte. Agora fiquei com algumas dúvidas em relação ao bom funcionamento do pluviómetro mas o certo é que tenho uma lago de água nas traseiras do prédio...
Os dados do Corotelo serão interessantes para corroborar estes valores.

Quanto ao dia de hoje foi passado maioritariamente por terras Monchiquenses e nem preciso falar muito quanto à precipitação.
Chuva orográfica Q.B e muita humidade que até apodrecia os ossos:D Há muito que não apanhava um dia assim até pensei que estivesse no Minho ou algo parecido. Ao descer até aos "Algarves" outro mundo mas ainda assim algo húmido e desconfortável principalmente ao fim da tarde com o vento a intensificar-se e a chuva a chegar.
De manhã ainda apanhei um forte aguaceiro entre as Ferreiras e Algoz que acumulou bem pois havia muita água na estrada.

Destaque também para a breve passagem por Odelouca. Está um bocado baixa mas ainda há muita água!:thumbsup:
Vai ter de chover bem nos próximos tempos para colmatar o deficit. A água de Monchique por si só não chega. Penso que as piores zonas neste momento são o Caldeirão, Nordeste Algarvio e depois o interior Alentejano onde as chuvas verificadas são largamente insuficientes.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Caiu um aguaceiro por volta das 23h e eu nem me apercebi, só me apercebi quando fui á rua e reparei que os telhados estavam a pingar...
Neste momento céu muito nublado e 9,7ºC
___________________

A máxima de ontem foi de 14,8ºC e a mínima foi de 5,3ºC
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e TiagoLC

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O acumulado do primeiro dia do ano ficou assim:
e6W1fLi.gif


A escassez de estações do IPMA nesta região deixa muitas lacunas de verificação dos valores de outras redes.

Além de as próprias se debaterem com claras deficiências como se pode suspeitar nos casos de Viana do Alentejo e Elvas.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Céu com períodos de muito nublado...
13,3°C
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
O acumulado do primeiro dia do ano ficou assim:
e6W1fLi.gif


A escassez de estações do IPMA nesta região deixa muitas lacunas de verificação dos valores de outras redes.

Além de as próprias se debaterem com claras deficiências como se pode suspeitar nos casos de Viana do Alentejo e Elvas.

Os valores da "Fóia" também não me parecem muito correctos...Deixam muito a desejar pois eu estive lá no período das 13h às 15h. Acho que choveu bem mais do que isso...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, mais um dia de céu nublado e faz que chove.

Máxima: 17.3ºC
mínima: 13.8ºC
actual: 15.9ºC

Que pasmaceira de Inverno. :sono:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Hoje como não choveu, aproveitei e fui até à barragem do Caia ver como estava, aqui ficam fotos:
O paredão, nota-se onde a água chega quando está cheia:
6ZRvyhr.jpg

Algumas ilhas vão aparecendo:
T1j5coz.jpg

v5FrEaB.jpg

a Água costuma chegar ás árvores, costuma ser uma ilha mas agora não é nada...
2FXuDT2.jpg

À beira da água até já apareceram algumas ruínas...
nganNan.jpg

Bem, ainda tem muita água, está entre os 227m e 226m de profundidade, é muito mas não deixa de ser preocupante, está ao nível que estava no final do verão de 2012..O rio hoje já tem um bom caudal graças à chuva de ontem, mas ainda não é assim que isto volta a encher, precisa-se daqueles dias inteiros de chuva que já à muito que não se vê, estas frentes trazem muita chuva mas são de pouca duração, é raro o afluente que se vê a correr...
____________________________________
Hoje o céu ao longo do dia foi ficando cada vez mais nublado, a temperatura foi agradável, fui até Badajoz e a temperatura do carro variou entre 14ºC e 16ºC.
Máx: 13,8ºC
Min: 6,5ºC
Tatual: 7,4ºC
81% HR