Seguimento Sul - Janeiro 2016

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
A escassez de estações do IPMA nesta região deixa muitas lacunas de verificação dos valores de outras redes.

Além de as próprias se debaterem com claras deficiências como se pode suspeitar nos casos de Viana do Alentejo e Elvas.

Boas pessoal! Bom Ano 2016! :thumbsup:

Ora nem mais StormRic, vinha aqui precisamente dizer-vos que apesar de não ter como saber quantos milímetros de precipitação caíram ontem por Elvas, garantidamente apenas 0,8mm é que não foram! Não sei o que se passa com o pluviómetro, mas evidentemente não está a funcionar correctamente. Especialmente entre as 15h e as 16h choveu intensamente e corria água por todo lado.
Aliás já na passado 2ª feira dia 28 de Dezembro choveu bastante, entre as 18h30 e as 19h30, foi mesmo muita água a cair, com pequenas inundações em algumas zonas da cidade. Mas nesse dia até pensei que a localização da EMA do IPMA tivesse num ponto onde a precipitação não fosse tanta, mas ontem pude confirmar que não é assim, há problemas com o pluviómetro. A ver se os responsáveis se debruçam sobre o assunto!
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas pessoal! Bom Ano 2016! :thumbsup:

Ora nem mais StormRic, vinha aqui precisamente dizer-vos que apesar de não ter como saber quantos milímetros de precipitação caíram ontem por Elvas, garantidamente apenas 0,8mm é que não foram! Não sei o que se passa com o pluviómetro, mas evidentemente não está a funcionar correctamente. Especialmente entre as 15h e as 16h choveu intensamente e corria água por todo lado.
Aliás já na passado 2ª feira dia 28 de Dezembro choveu bastante, entre as 18h30 e as 19h30, foi mesmo muita água a cair, com pequenas inundações em algumas zonas da cidade. Mas nesse dia até pensei que a localização da EMA do IPMA tivesse num ponto onde a precipitação não fosse tanta, mas ontem pude confirmar que não é assim, há problemas com o pluviómetro. A ver se os responsáveis se debruçam sobre o assunto!

Quando se trata de entupimentos ainda se detecta pois as séries começam a apresentar valores pequenos e prolongando-se além dos períodos óbvios de precipitação, ou então com séries de extrema regularidade chamadas curvas de enchimento/esvaziamento, claramente impossíveis de corresponder a situações reais de precipitação.

Mas em alguns casos, como este de Elvas, não há outra possibilidade de verificar minimamente a credibilidade, a não ser por observadores locais ou por comparação com os ecos de radar ou estimativas derivadas destes ecos. Só que ultimamente mesmo os radares têm sido pouco úteis devido às falhas de Coruche e Loulé. A detecção das incongruências só pode então ser feita pelo trabalho inestimável dos membros locais do fórum. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Os valores da "Fóia" também não me parecem muito correctos...Deixam muito a desejar pois eu estive lá no período das 13h às 15h. Acho que choveu bem mais do que isso...

Concordo, obrigado pelo testemunho local da situação! Comecei a desconfiar da série que parecia ser daquelas devido a entupimento, mas por vezes as condições de nevoeiros nos cimos das serras produzem aquele padrão de pequenos valores. Assim já não tenho dúvidas. Apenas acho estranho que a Fóia entupa pois não me parece que haja folhas ou detritos vegetais pela zona para o provocarem, como é normal noutros locais. A continuação da série vai provavelmente confirmar.
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje como não choveu, aproveitei e fui até à barragem do Caia ver como estava, aqui ficam fotos:
O paredão, nota-se onde a água chega quando está cheia:

:thumbsup: belas fotos! O enchimento não está mal, mas podia estar melhor. Esperemos que esta primeira quinzena do ano ajude, a seguir parece que os modelos apontam para a instalação do anticiclone sobre o norte da península, o que até é comum acontecer em Janeiro depois de um período chuvoso.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
:thumbsup: belas fotos! O enchimento não está mal, mas podia estar melhor. Esperemos que esta primeira quinzena do ano ajude, a seguir parece que os modelos apontam para a instalação do anticiclone sobre o norte da península, o que até é comum acontecer em Janeiro depois de um período chuvoso.
Obrigado;)sim é verdade que ainda está bem abastecida mas era mau já ser o 2° inverno em que não era abastecida, isso sim é que preocupa, vamos ver o que este mês nos tem para dar, o gfs prevê mais de 60mm para aqui nos proximos 10 dias, o que é bom nesta região, só com a continuação é que tudo começa a correr e a barragem a encher, e talvez seja desta que o rio encha a sério de uma vez por todas...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Aqui a noite segue fresca com 7,8°C
86% HR

Amanhã se tiver chuva fraca por aqui já é uma grande festa, é só o que espero, é pena não varrer o território inteiro, bem se precisava.
Vento nulo
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Inspirado pelos gráficos publicados pelo NCEP, passo a elaborar gráficos com este aspecto, baseados nas Normais que existam e nos registos do IPMA.
O ano de 2015 em Faro e Beja teve este esclarecedor registo da evolução do acumulado, com dois momentos em Beja em que se pensava estar a seca cancelada mas seguidos de nova "recaída", terminando o ano com um défice grave.
Bastante mais grave está em Faro e muita sorte, azar para alguns locais, como Albufeira, ter ocorrido a execpcional precipitação do dia 1/Nov, ou o défice ainda seria pior, catastrófico mesmo.

tbuwZtl.gif


4FlQII1.gif
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Por aqui hoje de manhã choveu fraco, tanta nuvem mas pouca chuva, agora é aguardar pelos restos e pronto, mais valia estar sol:dry:
Neste momento céu muito nublado..
12,2°C
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Por aqui tem estado a chover, os telhados pingam e as ruas correm, menos mal :rolleyes:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Chuva miudinha que tem estado a cair com alguma intensidade
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Chuva miudinha mas que novamente cai com alguma intensidade e com algum vento à mistura, esta chuvinha até é boa para entrar nos solos ...:rain:
14,1°C estáveis
100% HR