Seguimento Sul - Janeiro 2016

O terço oriental do Algarve levou duas horas de rega pela radar. A frente depois de cruzar o Alentejo mudou a direcção para Leste. Deve ter rendido uns 5 mm, assim a olho.

O terço oriental choveu fraco praticamente toda a manhã, umas 3 horas por aí. Mas, sempre chuva fraca/chuvisco e nada mais. Ribeiros não corre nenhum, entre Olhão e VRSA, por isso, pouco choveu, a chuva miudinha fica toda na terra, mas não há qualquer terreno alagado nem qualquer poça de água.

Eu, acumulei 3 mm, mas acho exagerado, embora tenha chovido quase durante toda a manhã e caiu um aguaceiro mais forte durante a madrugada.

• Gosto
Reactions: StormRic
Correm Algarvio...

Rio Seco de Castro Marim, ribeira do Álamo, ribeira de Cacela, ribeira do Almargem, estavam a correr...

Mais para os teus lados não sei.

As «grandes», Beliche, Odeleite, Foupana também correm.

Depois de um fim de semana chuvoso, hoje por cá uma máxima de 12,5°C e um mínima de 9,3°C. A HR variou entre os 74% e os 91%. Neste momento a temperatura actual é de 7,9°C, inferior à mínima da manhã, que significa que amanhã vai estar mais frio. Dia marcado pela ausência de chuva.

Bem, parece que o cenário de Monchique para baixo é mesmo negro. Por acaso não me tenho apercebido disso, até porque não tenho tido muito tempo. Desde a passagem de ano que o sol tem custado a aparecer por aqui, tem chovido bastante bem (não aquela chuvada enorme, mas potezinhos) o que tem feito com que os ribeiros e campos estejam alagados, completamente.
Por aqui já se precisava muitooo desta água, hoje foi dia de folga só para acalmar as coisas, mas, por exemplo, na Serra do Cercal, corre água por todo o lado. Aqui perto de Relíquias há ribeiros que estavam secos antes do Natal, agora correm como se não houvesse amanhã.

Tem sido um inverno estranho, mas acho que todos já estávamos em alerta para isso, não fosse ele o ano do El Niño.

A inversão voltou...noite fria por aqui, sigo com 4,5°C

Foto tirada ha momentos por um familiar, junto da Aldeia das Açoteias, Albufeira.
Belo amanhecer.

Essa árvore de fruto, que á primeira vista parece ser um pessegueiro, parece estar um pouco desorientada, pois ainda tem algumas folhas dispersas, e também já se vê algumas flores.
A falta de frio é um dos factores para para esse estado, vamos ver se é desta que ele vem, pois as primeiras árvores acordam da dormência, lá para finais de fevereiro ou principio de março.

Foto tirada ha momentos por um familiar, junto da Aldeia das Açoteias, Albufeira.
Belo amanhecer.

Bela foto, fez-me lembrar as provas que havia antigamente de corta-mato, o famoso "cross das amendoeiras."

Aqui por Ponte de Sôr o dia amanheceu nublado, mesmo assim a temperatura mínima desceu aos +4,4ºC.
Ás 9H ainda estavam +5,5ºC, vento fraco ou nulo e o céu já descoberto!

Bom dia,
A Mínima foi de 2,4°C
______
Por Portalegre céu pouco nublado e temperatura nos 10°C

Céu parcialmente nublado, solinho e quando ele se esconde fica um frio horrível.

C8S3H1D.jpg

Boas,
De manhã tal como ja tinha dito o céu estava pouco nublado mas a partir da hora de almoço começou a ficar mais nublado e até caíram uns pingos.
Max: 13,7°C
Min: 2,4°C
Tatual: 7,6°C
75% HR
Vento nulo

• Gosto
Reactions: StormRic
Essa árvore de fruto, que á primeira vista parece ser um pessegueiro, parece estar um pouco desorientada, pois ainda tem algumas folhas dispersas, e também já se vê algumas flores.
A falta de frio é um dos factores para para esse estado, vamos ver se é desta que ele vem, pois as primeiras árvores acordam da dormência, lá para finais de fevereiro ou principio de março.

A mim, parece-me mais uma amendoeira em flor. Desde do início de Janeiro que vejo amendoeiras em flor. Normalmente, só lá mais para final de Janeiro é que elas começam a dar flores. Na Zona de Pechão, já estão praticamente todas em flor. Por isso, só falta as andorinhas e estamos na Primavera.

3,7°C :rolleyes:
Não se pode andar lá fora, fui ao quintal um pouco e as mãos congelaram num instante :cold:
Céu praticamente limpo e vento nulo, se isto continuar assim amanhã de certeza que haverá geada.