Seguimento Sul - Janeiro 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Então é assim, a malta das meteorologias acha que somos o deserto e nem avisa para a possibilidade de aguaceiros. Passaram duas grandes nuvens pelas 17h e deixaram um belo aguaceiro. Era bom... se a roupa não estivesse estendida:angry::lol:

Eram duas nuvens mijonas. :D Por aqui, passou uma nuvem, por volta das 18 h ainda caiu umas pingas grossas e deu para trabalhar o pára-brisas do carro, 3 vezes. :D Já vi, o céu estar mais carregado do que hoje e nem cair 1 pinga.

O dia foi frio, devido ao vento, nem cheguei aos 16ºC de máxima. Não sei, aonde o IPMA foi buscar os 22ºC de máxima para amanhã, se estiver este vendaval, deve ser de alguma lareira. :huhlmao:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Por aqui a quantidade de ramos que encontrei na estrada era um bocado preocupante. Porque é que não existiu um aviso quanto a isto?
Não vale a pena estar à espera de avisos porque isto anda tudo a dormir, o vento era forte o suficiente para deitar árvores abaixo, mas enfim. Já nos dias de nevoeiro persistente não foi lançado qualquer aviso e justificava-se.
Veremos amanhã os valores de rajada máxima registados pelas estações do IPMA.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Bom dia
Céu parcialmente nublado
Nublado para os lados do mar ( Portimão e Lagos ) e algumas nuvens brancas para Monchique
Mínima de 7,1°C
Está bastante vento
Temperatura atual de 13,7°C
51% HR
1026 hPa
c13347a3a73d4253b427ee32d3c676fd.jpg
e8057405adcaa661f3a7e8f9e74c9984.jpg


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Boa Tarde,
Continua a saga do vento forte de leste, as folhas das árvores estão todas encolhidas :disgust: Desta vez, já temos poeirada a acompanhar. Temos de tudo, menos aquilo que é necessário.
A estação que seguia deixou de debitar dados no dia 23, tinha 35.5mm. Com a chuva de dia 25 o acumulado completo do mês deve ser de 37/38mm, mais um mês seco para a conta, não sei onde vai isto parar, sinceramente!

Sigo com 17,7ºC e algumas nuvens altas.
43% hr
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado e forte vendaval. :D Saudades desta lestada. :D

Máxima: 18.5ºC
mínima: 10.1ºC
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas @meteo_xpepe nos últimos dias tenho acompanhado os registos de vento da tua estação nos arredores de Cuba, simplesmente impressionante
Hoje a velocidade média de vento está nos 48 km/h, notável.
Confesso que desconfiei um pouco da fiabiliade dos dados, pois não fazia ideia que fizesse tanto vento por aquelas paragens. Está tudo correcto na leitura do anemometro, certo?

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ICUBAMUN2
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
A suestada está forte, a bóia de Faro tem registado ondas com altura máxima quase nos 7 metros, enquanto a significativa anda pelos 3 metros, quase um aviso laranja no Algarve.

A barra de Faro/Olhão está condicionada, devido à interdição à saída de embarcações inferiores a 10 metros.
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
307
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Boas @meteo_xpepe nos últimos dias tenho acompanhado os registos de vento da tua estação nos arredores de Cuba, simplesmente impressionante
Hoje a velocidade média de vento está nos 48 km/h, notável.
Confesso que desconfiei um pouco da fiabiliade dos dados, pois não fazia ideia que fizesse tanto vento por aquelas paragens. Está tudo correcto na leitura do anemometro, certo?

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ICUBAMUN2
Boas @jonas_87, obrigado por acompanhares!
Eu já tinha ideia que ia ter registos notáveis, mas confesso que não esperava chegar tão rápido a valores de 87km/h de rajada. Anexo uma foto do local da estação (em .pdf porque não estou a conseguir por simplesmente em .jpg). A montagem no topo do moinho não foi fácil mas ficou tudo correctamente fixado e perfeitamente alinhado. A altura do monte é de aprox. 245m e a cumeeira tem alinhamento NW-SE, pelo que este vento de NNE será o que tem maior probabilidade de atingir valores extremos. Desse local consigo ver a NNW o Alvito (na foto ao fundo), a W a serra de Grandola, a SW Ferreira do Alentejo e a SSE Cuba e Beja. Eu estive lá até domingo à tarde e o vento era forte a muito forte, praticamente não se podia estar naquela zona. Se os valores estão exactamente correctos só validando com outro anemómetro, mas eu aposto que sim ;)
 

Attachments

  • estacao_moinho.pdf
    110.4 KB · Visto: 43

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas @jonas_87, obrigado por acompanhares!
Eu já tinha ideia que ia ter registos notáveis, mas confesso que não esperava chegar tão rápido a valores de 87km/h de rajada. Anexo uma foto do local da estação (em .pdf porque não estou a conseguir por simplesmente em .jpg). A montagem no topo do moinho não foi fácil mas ficou tudo correctamente fixado e perfeitamente alinhado. A altura do monte é de aprox. 245m e a cumeeira tem alinhamento NW-SE, pelo que este vento de NNE será o que tem maior probabilidade de atingir valores extremos. Desse local consigo ver a NNW o Alvito (na foto ao fundo), a W a serra de Grandola, a SW Ferreira do Alentejo e a SSE Cuba e Beja. Eu estive lá até domingo à tarde e o vento era forte a muito forte, praticamente não se podia estar naquela zona. Se os valores estão exactamente correctos só validando com outro anemómetro, mas eu aposto que sim ;)

Bela foto, esse moinho também é revelador da presença de vento. Obrigado pelo esclarecimento,vou continuar a seguir a estação com muito interesse.:thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.