Já não consultava esses dados à algum tempo... Apenas deu para constatar a miséria que foi o ano de 2019 em termos de precipitação. Só o se safou o mês de Dezembro que ainda não tem dados e Abril que acabou por ser um mês mediano em algumas estações. Claramente dados de um clima Árido/Semi-Árido. O leste Espanhol, ainda que pontualmente tem tido mais precipitação e para já vai continuar a ter.
Boas, Dia de alguma chuva por aqui.. Num máximo de cerca de 5 mm. Em relação a suposta cut off tudo muito, muito incerto. Serão dias de alguma instabilidade mas a precipitação estara ainda muito dependente da sua posição final!
Hoje de manhã viajei de Lagos para Milfontes. Apanhei chuva com alguma intensidade na serra do Espinhaço de Cão. Penso que seria interessante haver uma estação por ali, já que é um dos locais daquela zona onde mais chove. A chuva manteve-se, embora com menor intensidade até Aljezur. O resto do caminho foi mais marcado por zonas de nevoeiro cerrado. De qualquer forma, dá para notar que a Costa Vicentina e a parte mais a sul do Litoral Alentejano, não estão nada mal. Campos verdes e poças/charcos visíveis um pouco por todo o lado. Chuvisca agora em Milfontes.
A minha estação em Portalegre já registou rajadas de 60 km/h. Vamos ver onde chega até à manhã de amanhã, onde o vento vai estar forte de nordeste. Edit: 72 km/h.
Já atingi 80 km/h de rajada na minha estação, sendo que é o maior valor registado desde que tenho a Davis, batendo até a Elsa. Ainda há mais vento até amanhã, bela nordestada. Edit: 85 km/h
Boas, Alguma precipitação ontem pela região, nada por aí além e com a ventania de Leste prevista nos próximos dias só serve mesmo para dizer que choveu. A sorte é que depois destes 2/3 dias de muito vento seco, parece que vai voltar a chover novamente, mas logo se vê porque com as cut-off's podem haver grandes desilusões ou até surpresas. Acumulados de ontem: Portalegre: 20.6mm Netatmo: 9.4mm Elvas: 12.4mm Campo Maior: 6.6mm Mensalmente: Portalegre: 30.4mm (média 95.5mm) Netatmo: 13.6mm Campo Maior: 8mm Que miséria... Veremos esta semana.
A média instantânea do vento chegou aos 62 km/h durante o primeiro período de rajadas de 80-85 km/h, agora está mais calmo mas está previsto intensificar de novo para a noite, vamos lá ver onde chega. Há alguns anos que não havia nordestada tão forte, várias ocorrências de quedas de árvore pela zona.
Portalegre: vento já derrubou 9 árvores. Semana começa com descida da temperatura O vento forte já derrubou cerca de uma dezena de árvores, este domingo, no Alto Alentejo. Fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Portalegre disse que foram registadas um total de nove ocorrências relacionadas com quedas de árvores, nos concelhos de Portalegre, Elvas, Marvão, Alter do Chão e Nisa. A previsão de vento forte levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sob aviso amarelo os distritos de Castelo Branco, Viseu e Guarda. O aviso está em vigo até 9h00 de terça-feira, devido à previsão de vento forte, com rajadas até 110 quilómetros/hora. Portalegre não está sob aviso amarelo, ainda assim o vento já provocou alguns estragos. Nota ainda para a descida da temperatura esta segunda feira, em Portalegre a máxima prevista é de 7 graus, a mínima de 1 grau. Rádio Portalegre O IPMA emitiu aviso amarelo para todos os distritos do Centro e Sul na última hora, daí ter riscado aquele ponto. Espero que não haja grandes estragos nas próximas horas.
Por aqui o vento esta tarde, já me derrubou um limoeiro que tinha aqui ao pé de casa, e o IPMA fala em rajadas até 70km/h, por cá já ultrapassou e bem esse valor...
Boas, por aqui, céu com algumas nuvens a vaguearem pelo céu e vento forte com rajadas desde do início da tarde. Máxima: 16.5ºC mínima: 9.8ºC Na próxima semana deverá vir uma cut-off, espero alguma precipitação mas nada de muito relevante, se chegarmos aos 50 mm embora, essa possibilidade seja mais alta junto à fronteira do que no resto do Algarve. A região de Cádiz e principalmente a zona de Marbella/Málaga são aquelas que poderão ser mais afectadas pela cut-off.
Rajadas a atingir acima de 80 km/h de novo na minha estação. Imensas quedas de árvore pelo distrito. Edit: Um período de vento forte levou a média aos 68 km/h Mais um recorde desde que tenho a Davis.