Seguimento Sul - Janeiro 2022

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Boa Noite,
Geada mais significativa hoje de manhã, mas ainda assim a temperatura nem desceu aos negativos. Às 6 da manhã o vento rodou para Nordeste e aumentou um pouco a intensidade, por isso a temperatura deu logo um pulo.
Ficam uns registos da geada:
mzCFVH0.jpg

oxymyQi.jpg

ozSvKTp.jpg

014kVLC.jpg

Momento em que a temperatura subiu:
4h6WWa2.png

Mínima de 0,1ºC na estação MeteoAlentejo e no meu sensor.
Máxima de 14,3ºC

6,8ºC
e vento fraco de NNE neste momento.

Bom dia,
Mais uma manhã de geada e desta vez já com mínima negativa.
Deixo aqui um registo da geada, hoje, junto ao Rio Caia:

Mínima de -0,2ºC na estação MeteoAlentejo. Aqui mais abaixo, no meu sensor, registei -1,4ºC.
Junto ao rio deve ter ido aos -2/-3ºC certamente.

10,6ºC atuais e vento fraco de NE.

Boa Noite,
Máxima fresca de 13,6ºC.

Neste momento, estão 1,8ºC, depois já ter estado nos 1,2ºC há poucos minutos.
1,7ºC no meu sensor.

-0,8ºC em Barqueira (Castelo de Vide) depois de uma mínima de -4,0ºC.
Primeira grande mínima deste inverno, pois tal como aqui em Arronches, também não têm havido grandes inversões neste local.

Boa noite,
Muito frio e mais uma geada hoje de manhã. De resto, sol para dar e vender.
Apenas consegui um breve registo do gelo num telhado aqui perto:
Dg3eLmz.jpg

Durante a tarde, uma voltinha na Serra de S. Mamede aqui no concelho. Muito pouca água corria esta fonte, o que demonstra o quão fracos estão os nascentes...
JYaapr5.jpg

6ZOCBGQ.jpg

Máx: 15,0ºC
Min: -2,4ºC
A mínima no meu sensor foi de -2,5ºC.

-4,2ºC em Barqueira (Castelo de Vide). 0,2ºC neste momento.

Por aqui, 1,7ºC atuais.

Boas, por aqui, continuam os dias frescos e com sol.

Máxima: 15.0ºC
mínima: 7.4ºC
actual: 8.3ºC

Boa noite,
Sem muito para contar, os dias de sol sucedem-se e não se vê qualquer mudança no horizonte. Para ajudar à festa, o vento seco de Leste tem-se vindo a intensificar e também já não há inversão térmica.
Muito estranho este aviso amarelo do IPMA para o fim de semana, tendo em conta que não se prevêem valores que o justifiquem, mas pronto.

Extremos de ontem (dia 21):
Máx: 12,8ºC
Min: 4,4ºC

7,0ºC
atuais e vento fraco de NE. Deverá continuar assim nos próximos dias.

Curiosamente, o ECM coloca 13 mm no Aeroporto de Faro até às 6h da manhã. :rolleyes:

22234409_WDPFw.jpeg

A AEMET prevê aguaceiros e trovoadas para Ayamonte entre as 00 e as 06 h

22234401_eAWZU.jpeg

Dia frio, estou de baixa médica.

Máxima a rondar os 15 graus, mínima a rondar os 7 ou 8 graus. Vento desconfortável e húmido de sueste, muito desconforto térmicoVer anexo 985
Ainda hoje ia a contemplar a floração das amendoeiras, que deve estar próxima do máximo em muitas árvores e ia pensando para mim que deve de estar umas 2 a 3 semanas adiantada.
A este ritmo, na primeira semana de Fevereiro desaparece tudo!

Ainda hoje ia a contemplar a floração das amendoeiras, que deve estar próxima do máximo em muitas árvores e ia pensando para mim que deve de estar umas 2 a 3 semanas adiantada.
A este ritmo, na primeira semana de Fevereiro desaparece tudo!
Recordo um Janeiro assim, ou foi 2000 ou 2001, foi um Janeiro solarengo com floração precoce e nesse ano as andorinhas chegaram bem cedo no final de Janeiro.

Dia frio, estou de baixa médica.

Máxima a rondar os 15 graus, mínima a rondar os 7 ou 8 graus. Vento desconfortável e húmido de sueste, muito desconforto térmicoVer anexo 985

Céu nublado ocasionalmente.

Ver anexo 986Ver anexo 987
Incrível já estarem assim com a floração tão adiantada... uma alegria para os olhos, mas que dá muito que pensar.
Aqui pelo Porto também já se começam a ver algumas árvores de flor a começar a florir, quando só o deveriam fazer lá para março ou abril.