ecobcg
Super Célula
O ano passado uma vez vi um mapa desses numa rede social e fiquei também intrigado com uma mancha, dessa vez foi a norte. Não entendi porque estaria a qualidade do ar nesse dia tão má comparativamente a outra região vizinha, nem sequer era dia de atmosfera parada e inversões.
Também andei à procura de explicações.
Isso vem da Plume Labs e é alimentado por uma rede de sensores públicos e privados.
![]()
Real-time Map of World Pollution, by Plume Labs
Street-by-street, real-time levels of PM2.5, PM10, O3 and NO2 in hundreds of cities. The first ever street-level air quality maps, by Plume Labs.air.plumelabs.com
Mas quando acedemos por exemplo à rede nacional QA não aparece essa anomalia
![]()
Poluição do ar em Portugal: Mapa da qualidade do ar em tempo real
Quão poluído está o ar hoje? Confira o mapa da poluição do ar em tempo real para mais de 100 países.aqicn.org
QualAr
Este Sistema de Informação (SI) fornece informações sobre a qualidade do ar em Portugal. Utiliza modelos de previsão da qualidade do ar desenvolvidos pela Univesidade de Aveiro e FCT-UNL.qualar.apambiente.pt
Desconfiei que podia haver outro tipo de sensores de "casa" que fazem parte de algum equipamento, eletrodomésticos, AVAC e assim e que também alimentariam de dados o sistema. Análogo ao que acontece com as estações meteorológicas amadoras que por vezes registam dados em redes.
E na altura percebi que essa mesma empresa produzia sensores de bolso chamados Flow que se ligavam a uma APP
![]()
Flow, by Plume Labs: The first smart air quality tracker
Flow is the intelligent device that fits into your daily life and helps you make the best air quality choices for yourself, your family, your community.plumelabs.com
E percebi que há no mercado vários dispositivos desse tipo de diferentes empresas e ligados a redes.
Pensei que podia haver um sensor desses a funcionar mal e a lixar tudo. Tal como há estações meteorológicas a transmitir dados muito errados.
Mas a plataforma estaria particularmente mal feita se bastasse apenas um sensor a funcionar mal para tramar o mapa desta forma.
Pelo que fiquei na mesma, sem saber muito bem o porquê, se havia de facto algo anómalo no ar ou era apenas algo terrivelmente mal feito.
Eu penso que é mesmo algo mal feito.
Essa empresa o ano passado deixou de produzir esses Flow, quem sabe se isso significa algo.
Talvez se possa entrar em contato com essa Plume Labs para esclarecer a dúvida.
No site da APA, temos lá vários sensores aqui no Algarve: Portimão, Albufeira, Faro e Alcoutim. E de facto, no de Albufeira a qualidade está má para os PM10 principalmente.
Resta saber se é erro daquela estação, ou algo ficou ali "acumulado" naquela zona. estou inclinado mais para erro da estação... Se isto fosse logo no dia 1, ainda poderiam ser os fumos dos fogos de artificio que tivessem ficado ali presos por alguma inversão térmica...
QualAr
Este Sistema de Informação (SI) fornece informações sobre a qualidade do ar em Portugal. Utiliza modelos de previsão da qualidade do ar desenvolvidos pela Univesidade de Aveiro e FCT-UNL.
Última edição: