Seguimento Sul - Janeiro 2024

Pelo radar deveu vir ainda mais alguma chuva... 11,5mm até agora e 50mm mensais .
Vem mesmo, a frente não enfraqueceu ao passar o Tejo, pelo contrário, especialmente o segmento que vem do Entroncamento, a chegar agora a Ponte de Sor.

NO5S8DA.png

Frente ou pós frontal?
Boa pergunta, mas quer o radar, quer o satélite e massas de ar e ainda a análise do MetOffice às 18h são consistentes entre si e indicam que deve tratar-se ainda da frente.

WEkor4Q.png

03sTp46.png

H9wWAjK.gif

O pós-frontal que se vê no satélite é que vai dar uns bons aguaceiros e possivelmente trovoadas.

Boa pergunta, mas quer o radar, quer o satélite e massas de ar e ainda a análise do MetOffice às 18h são consistentes entre si e indicam que deve tratar-se ainda da frente.

WEkor4Q.png

03sTp46.png

H9wWAjK.gif

O pós-frontal que se vê no satélite é que vai dar uns bons aguaceiros e possivelmente trovoadas.
Sim, vendo o satélite tens razão, entretanto caiu á pouco um aguaceiro aqui.

Muito fracos estes 2 dias pelo Algarve! Resta a esperança no que aí poderá vir...
Tampouco estava prevista grande precipitação no Algarve, no máximo estavam previstos uns 5 a 10 mm e foi exatamente isso que se acumulou no evento. Os maiores acumulados ficaram no Alentejo e até choveu bem no Alto Sado, uma das zonas mais ressequidas do país, e no Vale do Guadiana. :rain:

Tampouco estava prevista grande precipitação no Algarve, no máximo estavam previstos uns 5 a 10 mm e foi exatamente isso que se acumulou no evento. Os maiores acumulados ficaram no Alentejo e até choveu bem no Alto Sado, uma das zonas mais ressequidas do país, e no Vale do Guadiana. :rain:
Os modelos acertaram em cima...uns dias antes houveram previsões melhores! Isto para dizer que vem sendo hábito o retirar de precipitação em cima do evento e tem lógica pois não estão reunidas as condições. O que se acaba por verificar são depressões/frentes que não são à medida do Algarve, não descem o suficiente e não provocam um fluxo marcado de sudoeste/sul.
A sensação que fica é que são todos eventos falhados, exceptuando o tal Bernard...
Não estou com isto a sentenciar o futuro!

Os modelos acertaram em cima...uns dias antes houveram previsões melhores! Isto para dizer que vem sendo hábito o retirar de precipitação em cima do evento e tem lógica pois não estão reunidas as condições. O que se acaba por verificar são depressões/frentes que não são à medida do Algarve, não descem o suficiente e não provocam um fluxo marcado de sudoeste/sul.
A sensação que fica é que são todos eventos falhados, exceptuando o tal Bernard...
Não estou com isto a sentenciar o futuro!
Bernard não, foi o Vince que chamei ele e veio, a malta é que não percebe como se faz o chamamento do Vince, agora estou a desenvolver o chamamento de outras depressões. :D

Por acaso, algum algarvio comeu passas e desejou que a seca acabasse ou comeram passas e só pensaram nas miragens. :D

Eu acho que os modelos ainda não estão totalmente alinhados para algo para minimizar a seca no sul, vejo bloqueio mas sempre algo ténue e não vejo o triângulo a funcionar, principalmente a SW veremos se chove algo, um mês com precipitações como Outubro seria o ideal para encaixarmos alguma água.

Desde que choveu que a qualidade do ar voltou a ter boa qualidade e não os valores malucos que esteve durante 6 dias.

Está frio com 7°C.

Hoje em Albufeira:
2600.svg
14° e vento fraco.