Seguimento Sul - Janeiro 2024

Chuva milagrosa por aqui! Finalmente o poço de onde tiro água para a horta subiu uns metros
Isso é mesmo um bom sinal. Vamos ver se Fevereiro adentro e depois o Março repôem o normal dos níveis.
Para já a perspectiva até ao fim deste mês e início do seguinte é fraca quanto a precipitação. Mas com a circulação forte no Atlântico presentemente e as SST ainda acima do normal, tudo pode mudar rapidamente. Para este Janeiro, estas três tempestades já foram uma boa surpresa, excepto, claro, para as regiões em que até houve sérios prejuízos, como nos Açores.

Off-topic: repare-se que o GFS já esteve bem pior, e dá agora um sinal (que vale o que vale, ainda por cima é a 18z) menos pessimista.
w6lPCly.png

Albufeira por exemplo acumularam-se quase 35 mm
Não nestes dois dias da Juan, esses 35 mm são de dia 17.
A ideia era só sobre a Juan, ou seja, dias 18 e 19.
Com as estações disponíveis, o Barlavento tem um pouco mais, mas não é uma diferença significativa, até porque conta com o contributo de Fòia e Sagres, quase marginais pela altitude a primeira e pela situação costeira extrema a segunda..

Distrito Faro

Barlavento
23,8+15,8=39,6 mm Aljezur (EMA)
20,5+27,9=48,4 mm Fóia (EMA)
30,6+10,9=41,5 mm Sagres (IPMA)
14,0+6,4= 20,4 mm Praia da Rocha (EMA)
15,4+14,4=29,8 mm Albufeira (EMA)
Média=35,94mm

Sotavento
10,8+15,2=26,0 mm Alcoutim, Martim Longo (IPMA)
19,9+10,0=29,9 mm Faro (Aeródromo) (IPMA)
4,3+26,6=30,9 mm Olhão (EMA)
3,5+25,3=28,8 mm Tavira (EMA)
8,3+33,4=41,7 mm Castro Marim (EMA)
3,9+14,6=18,5 mm Vila Real de S.António (IPMA)
Média=29,30mm

Última edição:
Não nestes dois dias da Juan, esses 35 mm são de dia 17.
A ideia era só sobre a Juan, ou seja, dias 18 e 19.
Com as estações disponíveis, o Barlavento tem um pouco mais, mas não é uma diferença significativa, até porque conta com o contributo de Fòia e Sagres, quase marginais pela altitude a primeira e pela situação costeira extrema a segunda..

Distrito Faro

Barlavento
23,8+15,8=39,6 mm Aljezur (EMA)
20,5+27,9=48,4 mm Fóia (EMA)
30,6+10,9=41,5 mm Sagres (IPMA)
14,0+6,4= 20,4 mm Praia da Rocha (EMA)
15,4+14,4=29,8 mm Albufeira (EMA)
Média=35,94mm

Sotavento
10,8+15,2=26,0 mm Alcoutim, Martim Longo (IPMA)
19,9+10,0=29,9 mm Faro (Aeródromo) (IPMA)
4,3+26,6=30,9 mm Olhão (EMA)
3,5+25,3=28,8 mm Tavira (EMA)
8,3+33,4=41,7 mm Castro Marim (EMA)
3,9+14,6=18,5 mm Vila Real de S.António (IPMA)
Média=29,30mm
Até nessa distribuição de chuva o Algarve teve sorte, existem mais barragens no Barlavento que no Sotavento

Barlavento:
Bravura
Odeloca
Funcho
Arade

Sotavento
Odeleite
Beliche

Acho que não me esqueci de nenhuma.

Enviado do meu 2107113SG através do Tapatalk

Verifica mais acima as duas mensagens com os acumulados de ontem e hoje, acho que talvez seja isso mas há estações no Barlavento com valores também dos maiores.
A minha dúvida é toda a zona a norte de Portimão/Armação/ Albufeira, ou seja, Silves, Messines, São Marcos, Paderne, Alte, etc
Toda uma zona "escura" em termos de população/ estações e muito importante para as bacias do Arade, Odelouca e Mira. Nos acumulados oficiais não se vislumbra nada de extraordinário mas também está tudo encostado ao litoral.
Bom amanhã já vejo os efeitos a norte do concelho de Loulé que como disse anteriormente não notei nada de especial pelo menos em Loulé-cidade.
Já passando por Faro-Estoi-São Brás notava-se ontem cursos de água que levaram "cheia", terrenos alagados e detritos nas estradas.

Isso é mesmo um bom sinal. Vamos ver se Fevereiro adentro e depois o Março repôem o normal dos níveis.
Para já a perspectiva até ao fim deste mês e início do seguinte é fraca quanto a precipitação. Mas com a circulação forte no Atlântico presentemente e as SST ainda acima do normal, tudo pode mudar rapidamente. Para este Janeiro, estas três tempestades já foram uma boa surpresa, excepto, claro, para as regiões em que até houve sérios prejuízos, como nos Açores.

Off-topic: repare-se que o GFS já esteve bem pior, e dá agora um sinal (que vale o que vale, ainda por cima é a 18z) menos pessimista.
w6lPCly.png
Sim se houvesse uma certa normalidade em Fev/Mar/Abr já era excelente! Especialmente não acredito numa Primavera seca, ou pelo menos no nível do ano passado. Vamos ver a evolução daqui para a frente...é um período muito importante das nossas vidas ;)

A minha dúvida é toda a zona a norte de Portimão/Armação/ Albufeira, ou seja, Silves, Messines, São Marcos, Paderne, Alte, etc
Toda uma zona "escura" em termos de população/ estações e muito importante para as bacias do Arade, Odelouca e Mira. Nos acumulados oficiais não se vislumbra nada de extraordinário mas também está tudo encostado ao litoral.
Bom amanhã já vejo os efeitos a norte do concelho de Loulé que como disse anteriormente não notei nada de especial pelo menos em Loulé-cidade.
Já passando por Faro-Estoi-São Brás notava-se ontem cursos de água que levaram "cheia", terrenos alagados e detritos nas estradas.
Dando uma vista de olhos pelas estações amadoras de toda essa região, os acumulados estão muito coerentes e bem distribuídos entre todos. Tudo entre 50/60 mm naqueles 4 dias e entre 80 e 110 mm mensais. Aliás, o melhor deste evento é que, ao contrário de outros, a chuva foi muito bem distribuída pela região Sul, desde o Alentejo litoral, barlavento e sotavento algarvios. Terá tido muito mais benefícios que eventos onde uma zona recebe 80 ou 100 mm, e outros quase nada. Claro que não resolve tudo e requer uma Primavera decente, mas do ponto de partida não nos podemos queixar. Pena parar a chuva nestas próximas 2/3 semanas, mas pode ser que seja uma pausa para um Março/Abril com alguns episódios de chuva.

Isto é surpreendente: o Algarve tem, desde há duas horas, as temperaturas mais alta e mais baixa de todo o mapa IPMA,

ltds6qc.png

Fóia apresenta ainda a maior HR de todo o mapa, desde há mais de quatro horas, e durante a noite/madrugada tem registo de água de nevoeiro em várias horas. É possível que o cimo da Serra de Monchique esteja coberto todo o dia por nuvens baixas e nevoeiro no cimo. A temperatura na Fóia variou hoje entre os 2,7ºC e os 5,9ºC; 3,3ºC actuais e 100% de HR.

Y2dbYGg.png

Na imagem do Suomi de hoje cerca das 13h vê-se que o sudoeste do continente estava coberto por estratocumulus.
Outro pormenor interessante que esta imagem mostra parece ser o Guadiana com caudal de cheia lamacenta antes de chegar ao Alqueva, em grande parte do troço internacional.

7zslp2e.jpg

Última edição:

Noticia várias ocorrências, desde inundações de casas, estradas interrompidas, queda de barreiras e aluimentos, e galgamento de margens e pontes por ribeiras.

Última edição:
Máximas sempre nos 20 °c ou acima em particular até ao fim de semana, com ênfase na Sexta-feira em que poderá chegar aos 23°c um pouco por todo o Algarve. Minímas acima dos 10°c, andando nos 12, 13, 14 °c em particular no litroral Algarvio.
Serei eu o único que acho isto escandaloso?... Anda por aí meio mundo contente e eu achar que são dias muito tristes que temos pela frente... é o tapete florido às portas do inferno !;)