Seguimento Sul - Janeiro 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Fabuloso! :w00t:
O mar nessa costa é espectacular, onde o Atlântico tem que dobrar o Cabo de S.Vicente mas depois de o fazer apanha com a Ponta de Sagres, e dá isto!
Um espectáculo de facto. Pura força da natureza. Enquanto lá vivi, até 1988, os temporais de inverno eram muito mais frequentes. Ver o mar subir aquelas falésias imponentes deixa nos maravilhados. Vou ver se consigo postar um vídeo. Com som então é ainda mais brutal.

HERCULES, 2014
:calor:

Se tiveres de carro no Cabo de São Vicente com essas ondas, o carro sai daí como tivesse na salmoura. :D Já tive aí com um pouco mais baixa e mesmo assim, ficou todo salpicado, tive que ir lavar o carro em Sagres, começou a chover as escovas patinavam. :lol:

IMG_20260125_164156.webp

E assim vai a Lagoa de Santo André! Já há uns bons anos que não era vista assim.

Ainda se vêm aí algumas abertas, aqui nada disso, mais um dia muito húmido e com nevoeiro... É só humidade dentro de casa, até as paredes deitam água.
Não sou de pedir AA, mas sinceramente este tempo demasiado húmido, já me começa a incomodar um bocado...
Sim, aqui ao final da manhã ainda se viu o sol, mas estive em Portalegre durante a tarde e choveu o tempo todo. As diferenças de acumulados espelham isso com 22mm em Portalegre e 6mm aqui em Arronches.
Não é por acaso que as ribeiras vão assim e amanhã deve ser igual com a típica chuva orográfica antes da passagem da frente fria. Com este caudal, existe claramente potencial do Rio Caia vir a dar algumas chatices na madrugada de terça-feira.

De facto também não sou de pedir AA, mas já fazia falta uma pausa. Como já disse noutras ocasiões, tudo o que é em excesso é mau. No entanto, como ninguém manda no tempo é ter paciência, reportar e esperar que não haja problemas graves em nenhuma parte do território ao longo dos próximos dias devido à preciptação.

Situação muito pouco habitual nas últimas décadas, onde vai isto parar.
Janeiro à beira de ser o 3° mês consecutivo a passar os 100mm aqui… e pelas previsões fevereiro começa logo bem encaminhado para ser o 4°…
Dos 25 dias do mês só não choveu em 9.
Solos completamente saturados, tudo brota água. Que sirva para encher as barragens que ainda não estão cheias (Mira & Alto Sado)

Bom dia,
Vai chovendo fraco em Arronches, o acumulado segue nos 3mm.

Janeiro vai com 113mm. De referir que já corresponde a 198% da média mensal de Elvas 91/2020 (56.7mm).

Ambiente ameno, típico desta sinópticas. 12,2ºC atuais.

Vai chovendo de vez em quando, o acumulado é de 5.1mm.

Há uma estação na Serra de São Mamede certificada pelo Wunderground com 31mm. :confused: De facto nota-se a intensificação dos ecos sobre a serra, mas é uma diferença bastante significativa para as estações de Portalegre.
Mesmo em termos mensais, a EMA de Portalegre segue com 179mm mensais e esta com 334mm. Tenho as minhas dúvidas, mas a orografia faz muita diferença e esta estação está mesmo no meio da serra.

Há uma estação na Serra de São Mamede certificada pelo Wunderground com 31mm. :confused: De facto nota-se a intensificação dos ecos sobre a serra, mas é uma diferença bastante significativa para as estações de Portalegre.
Tive de vir a Valência de Alcântara e passei pela zona há pouco e de facto chovia com intensidade, portanto não me espanta que esteja correcta, mas também não sei... Já do lado da fronteira notou se bem a diferença e aqui agora em Valência de Alcântara apenas caem umas pingas .

Última edição:
7mm acumulados até ao momento.

Algumas fotos do Rio Caia hoje:
yUFSwgS.jpeg

KAEHK62.jpeg

W4W9d71.jpeg

A ver onde chega o caudal amanhã. Não vou estar por Arronches, mas pode ser que apareçam registos pelas redes.

Vai chovendo de vez em quando, o acumulado é de 5.1mm.

Mesmo em termos mensais, a EMA de Portalegre segue com 179mm mensais e esta com 334mm. Tenho as minhas dúvidas, mas a orografia faz muita diferença e esta estação está mesmo no meio da serra.
É esta a estação que referes? Quando vou a Valência de Alcântara passo por ali, mas desconheço a sua localização exata mas como dizes está mesmo no " coração" da Serra, parece me ser mais ou menos na zona das Reveladas, mas qualquer dia tenho que a investigar ( isto se não tiver no meio do mato :p )... Passei por ali, pouco depois das 14h e como referi chovia com intensidade...Hoje leva 40mm, enquanto que Valência de Alcântara tem 6mm, espelha bem o que disse no post acima.

Boas, por aqui, dia de céu nublado, vento e chuva fraca.

Máxima. 17.5ºC
mínima: 12.8ºC

Precipitação: 2 mm

O mês segue com 103 mm, sendo o 2º Janeiro mais chuvoso desde 2008, o mais chuvoso foi o do ano passado com 125 mm, provavelmente, este ano poderá ultrapassar. :D

É esta a estação que referes? Quando vou a Valência de Alcântara passo por ali, mas desconheço a sua localização exata mas como dizes está mesmo no " coração" da Serra, parece me ser mais ou menos na zona das Reveladas, mas qualquer dia tenho que a investigar ( isto se não tiver no meio do mato :p )... Passei por ali, pouco depois das 14h e como referi chovia com intensidade...Hoje leva 40mm, enquanto que Valência de Alcântara tem 6mm, espelha bem o que disse no post acima.

Sim, é essa mesmo. Faz parte do São Mamede Wine Project e penso que está instalada na Herdade das Reveladas. Este projeto tem também uma outra estação no Lugar do Jardim, entre Marvão e a Portagem.

Eu acho que a estação é fiável, estando no meio da Serra é um acumulado realista devido à orografia. Ainda por cima está certificada pelo wunderground, mas é sempre bom ver como está instalada se for possível.