Seguimento Sul - Julho 2015

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
sul.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Resumo de Junho da precipitação na região Sul: só se salvam de forte agravamento da seca Portalegre e Elvas.

No fim de Maio a percentagem de água no solo era inferior a 20% na maior parte do território. Acima de 20% mas abaixo de 30% apenas praticamente na metade Leste do Alentejo e no Minho.
PPdhj84.jpg


Repare-se na evapotranspiração de um dia apenas.
Funciona como uma precipitação negativa, na região sul, e mesmo interior norte e centro, atinge valores da ordem dos 6 a 10 mm ou mais por dia. Qualquer precipitação que caia nesta altura ou a que caíu em Junho é perfeitamente anulada. Um mês de evapotranspiração desta ordem anula o longínquo outono mesmo nas reservas das albufeiras.

Veja-se os mapas dos dias da última onda de calor:
7psH8N9.jpg
anmikFC.jpg
5eU06P1.jpg


Os 40ºC para mim são na verdade infames, e quantos menos dias desses houver, melhor. Nem percebo como se pode desejar valores dessa ordem, não há nada que eles beneficiem, não há culturas que mesmo precisando de calor se dêem bem com esse calor tórrido.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia bastante quente, por aqui.

Neste momento, em algumas estações são estas as temperaturas:

Almancil: 32.9ºC (mas a máxima foi de 34.4ºC)

Faro (Cidade): 29.4ºC (mas a máxima foi de 30.4ºC)

Olhão: 29.1ºC

Tavira: 35.4ºC (mas a máxima foi de 35.9ºC)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Resumo de Junho da precipitação na região Sul: só se salvam de forte agravamento da seca Portalegre e Elvas.
vai ter de chover bem no próximo ano hidrológico! Ao menos na média e considerando a média das serras nos 800 -1000. Este ano por exemplo a precipitação não diferiu muito entre litoral e Serras(caso algarvio). Até Setembro as nossas barragens vão levar um rombo mesmo os aquíferos estão a ficar muito Debis. Odeleite neste mês já irá para a casa dos 50% E no próximo talvez para os 40%. Parece me que não tarda serão activados os furos camarários se é que já não estão a funcionar para poupar um pouco as barragens.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,695
Local
Loures
Dados actuais - rede MeteoAlentejo:

Serpa - 39,6ºC
Herd. Bemposta - 40,5ºC
Beja - 37,9ºC
Amareleja - 40,3ºC
Mértola - 38,2ºC
Moura ( estreia :D) - 39,3ºC

Ena pah já são tantas :D Mais uma vez parabéns pela iniciativa, é de facto uma mais valia para o acompanhamento da meteorologia (e futuramente climatologia) dessa região :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
vai ter de chover bem no próximo ano hidrológico! Ao menos na média e considerando a média das serras nos 800 -1000. Este ano por exemplo a precipitação não diferiu muito entre litoral e Serras(caso algarvio). Até Setembro as nossas barragens vão levar um rombo mesmo os aquíferos estão a ficar muito Debis. Odeleite neste mês já irá para a casa dos 50% E no próximo talvez para os 40%. Parece me que não tarda serão activados os furos camarários se é que já não estão a funcionar para poupar um pouco as barragens.

Eu acho que os aquíferos, estão bem piores que as barragens, pelo menos, um poço que tenho dos meus avós na zona de Quelfes, a bomba só trabalha 5 minutos e fica em seco, depois é preciso esperar 30 minutos, para trabalhar mais 5 minutos. :unsure: Este é o 2º ano hidrológico consecutivo em que a precipitação fica cerca de 100 mm a abaixo da média. :unsure: Água nas barragens não falta, mesmo sem chover no próximo ano, com Odelouca é uma valente ajuda para o Algarve.

Boas, por aqui, dia quente :hehe:

Máxima: 34.0ºC
mínima: 22.6ºC
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Eu acho que os aquíferos, estão bem piores que as barragens, pelo menos, um poço que tenho dos meus avós na zona de Quelfes, a bomba só trabalha 5 minutos e fica em seco, depois é preciso esperar 30 minutos, para trabalhar mais 5 minutos. :unsure: Este é o 2º ano hidrológico consecutivo em que a precipitação fica cerca de 100 mm a abaixo da média. :unsure: Água nas barragens não falta, mesmo sem chover no próximo ano, com Odelouca é uma valente ajuda para o Algarve.

Boas, por aqui, dia quente :hehe:

Máxima: 34.0ºC
mínima: 22.6ºC

Sem dúvida que odelouca ajuda muito eu diria que até ajuda a mascarar a seca uma vez que a prioridade acaba por ser o abastecimento público. Quanto aos aquíferos temos a situação mais baixa desde 2005 e é caricato que tamos na década recordando as últimas grandes secas 1995 2005 e agora 2015.

Nos registos de Apra, hoje ainda tocou nos 35° mais um dia quente de muitos que se seguirão. Curioso para saber se Agosto mantém a tendência...seria uma série fantástica !
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sem dúvida que odelouca ajuda muito eu diria que até ajuda a mascarar a seca uma vez que a prioridade acaba por ser o abastecimento público. Quanto aos aquíferos temos a situação mais baixa desde 2005 e é caricato que tamos na década recordando as últimas grandes secas 1995 2005 e agora 2015.

Nos registos de Apra, hoje ainda tocou nos 35° mais um dia quente de muitos que se seguirão. Curioso para saber se Agosto mantém a tendência...seria uma série fantástica !

Acrescente-se a pior seca de sempre: 1944/1945. Outros anos de seca grave foram 1917/18, 1948/49, 1975/76, 1980/81 e 1982/83.

No Algarve, no ano hidrológico 44/45 caíu apenas 32% da precipitação média; 77% em 17/18; 73% em 48/49; 87% em 75/76 (a seca foi principalmente no norte); 49% em 80/81 e 62% em 82/83. Estes valores foram contabilizados tendo em conta o ano hidrológico de Setembro a Agosto.

Mas atente-se nos seguintes valores incríveis de 1944/45:

Em Monchique, só 436mm (34%);
Na Praia da Rocha choveu apenas 173 mm e em Lagos 176mm (39% e 34%); Alcoutim, 141mm (24%);
Em Faro, e sempre contando de Setembro a Agosto, houve apenas 127mm (29% da média).
Mas este valores são eclipsados pelos espantosos 24 mm (vinte e quatro) de Vila Real de Sto. António (5% da média) e os 22mm de Sagres (6%).

Foi no litoral que ocorreram os valores mais baixos. A juntar aos do Algarve, há outros valores notáveis, como os 125mm do Cabo da Roca (26%), até mesmo os 254mm de Sintra (29%), e 92mm de Cabo Carvoeiro (16%)
 
  • Gosto
Reactions: trovoadas

MeteoAlgarve

Cirrus
Registo
20 Mai 2015
Mensagens
22
Local
Algarve
Mas isso seria se esses valores estivessem correctos o que nao e obviamente o caso. Falando em termos de ano maus seco o ano de 1973 foi o maus seco com 227.57 mm, mas nao disponho de dados antes disso. Em relacao a 44/45 acho que qualquer pessoa com um dedo de testa percebe que existe ai falhas de dados de algumas das estacoes mas quem quiser acreditar nesses valores tao baixos em especial de Sagres e VRSA acredite.
 
  • Gosto
Reactions: trovoadas