Seguimento Sul - Julho 2022

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Parece que é uma parceria com o ipma mas os dados não são disponibilizados no site.
Essa estação, já esteve instalada no Parque Municipal em Loulé e depois mudou de sítio.

O fumo do incêndio de São Marcos da Serra já chegou e continua uma autêntica fornalha, mais uma noite de pesadelo e desta vez, com cheiro a queimado.

Aqui, ficam os extremos de hoje:

Máxima: 38.9ºC
mínima: 29.2ºC


Máximas rede IPMA:

Castro Marim: 42.1ºC
Loulé: 42ºC
Tavira: 40.4ºC
Albufeira: 39.6ºC
Olhão: 39.9ºC


Rede Wunderground:

Faro: 38.8ºC
Azinheiro: 40.9ºC
Moncarapacho: 39.9ºC
Fonte da Murta (SBA): 40.1ºC
Luz de Tavira: 38.9ºC
Estiramantens: 41.2ºC


Este Julho deve ser um dos mais quentes, senão o mais quente desde que faço registos.
 
Última edição:


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,741
Local
Loures
Máxima de 39,8ºC no Monte da Pita, em Vila Nova de Cacela/Manta Rota, pelas 19h15. Pelas 13h45 ia nos 39,4ºC, altura em que o vento rodou para SW. Se o vento continuasse do quadrante Norte, até onde iria a temperatura? :rolleyes:

TkC2IOx.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Boa tarde,
Pelo Litoral Alentejano, mais concretamente em Vila N. de Milfontes, o dia de hoje foi de céu limpo e com temperatura agradável, mas alguma nortada que esta semana deverá ser regra.
Deixo algumas fotos de hoje:
ePoXutc.jpg

uVlpPvU.jpg

9Oke3T7.jpg

lEUNX89.jpg

CtHpXB1.jpg
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Boa noite, por Albufeira:
Possivelmente a máxima mais alta do ano, espero, que pulverizou os 37ºC de ontem.
Céu limpo durante a manhã e durante o início da tarde até uma nuvem de fumo do incêndio de São Marcos Da Serra, trazida pelo vento de N, tornar o céu parcialmente nublado. Chegou mesmo a "chover" cinzas.
Também é de realçar o valor mínimo da humidade relativa que, provavelmente, também será recorde...

Tempo quente
Tempo seco
Cinzas
Céu limpo
Céu parcialmente nublado

Temperatura: 24/31/40ºC [min/med/max]
Humidade: 54/8% [max/min]
P. Orvalho: 8(13)ºC [med(max)]
Vento: ↓22(40)km/h [med(max)]
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Boas, hoje mais quente que ontem a esta hora, ontem 33.5°C e hoje levo 34.6°C, está um bafo que não se pode. :calor:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
Portanto não fica no Ameixial? Então deve ser outra estação que falaram
Ameixial onde é isso?:lmao:Acho que estava em estudo a colocação de uma estação no radar meteorológico do ipma no sítio dos Pelados a cerca de 580m de altitude a uns 15km a sul do Ameixial. Lá para o dia de São Nunca à tardinha deve de estar pronta.
Pessoalmente acho que era melhor colocar uma estação no interior do mar shopping para ver se vale a pena fugir para lá quando está muito calor ev também frio já agora.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,420
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Ameixial onde é isso?:lmao:Acho que estava em estudo a colocação de uma estação no radar meteorológico do ipma no sítio dos Pelados a cerca de 580m de altitude a uns 15km a sul do Ameixial. Lá para o dia de São Nunca à tardinha deve de estar pronta.
Pessoalmente acho que era melhor colocar uma estação no interior do mar shopping para ver se vale a pena fugir para lá quando está muito calor ev também frio já agora.

Tu é que és de Loulé, deves saber melhor lol.

Eu tive resposta do IPMA em Julho de 2021 que iriam instalar EMAs nas proximidades do Ameixial, Ourique, Ourém. Mas após ler melhor o email, eles fazem distinção entre a EMA de Loulé e aquela que querem instalar no Ameixial. Isso porque eu mencionei possíveis localidades a terem uma estação, e indiquei Loulé (a qual me responderam que já havia uma próxima de Loulé, eu como não a via no mapa não sabia da sua existência), e depois falaram das futuras EMAs e aí é que indicaram o Ameixial. Portanto serão EMAs distintas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Ameixial onde é isso?:lmao:Acho que estava em estudo a colocação de uma estação no radar meteorológico do ipma no sítio dos Pelados a cerca de 580m de altitude a uns 15km a sul do Ameixial. Lá para o dia de São Nunca à tardinha deve de estar pronta.
Pessoalmente acho que era melhor colocar uma estação no interior do mar shopping para ver se vale a pena fugir para lá quando está muito calor ev também frio já agora.
Nem Pelados, se está bem com este calor. :D

EMA junto ao radar, pode estar a funcionar em Setembro/Outubro, o radar já está funcional novamente. :D

Como ainda tem feito "pouco" calor, o IPMA prolongou o aviso amarelo para Faro até 5ª feira às 22 h. :hehe:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Boa tarde,
Pelo Litoral Alentejano, o dia segue com céu limpo e alguma nortada. Mesmo assim, até esperava que em termos de vento hoje estivesse pior.
A temperatura ronda os 22/23°C.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,827
Local
Faro
Ameixial onde é isso?:lmao:Acho que estava em estudo a colocação de uma estação no radar meteorológico do ipma no sítio dos Pelados a cerca de 580m de altitude a uns 15km a sul do Ameixial. Lá para o dia de São Nunca à tardinha deve de estar pronta.
Pessoalmente acho que era melhor colocar uma estação no interior do mar shopping para ver se vale a pena fugir para lá quando está muito calor ev também frio já agora.
Gostava de saber a origem desse nome. Seja como for gostaria de ir a esse sítio mas só se fazer jus ao nome, mas se haver tb peladas.

Seja como for existem umas praias bem interessantes para a prática de nudismo.

Brincadeira a parte, essa zona do Ameixial é tb bem quente!
 
Última edição: