Seguimento Sul - Junho 2009

Boas
Em Grândola tive de máxima 32ºC em Alcácer o carro marcava 33ºC

Agora ainda estão 22,5ºC e vento nulo...amanha promete ser um dia muito quente!

E pronto...30 graus à meia noite! O sotavento algarvio neste momento é zona costeira (e muito provavelmente interior) mais quente de toda o Mediterraneo/Europa. :hehe:

Vizinho Algarvio, essa diferença Faro/Olhão - Tavira/VRSA (como já deves ter constatado) é clássica nestes dias de ventos varíáveis. Nós estamos numa zona de cabo, ou seja, mais susceptível durante o dia a brisas maritimas, neste caso o sudoeste, embora nestas condições de tempo quente, o vento possa rodar a qualquer altura do dia (ao contrario do que acontece nos dias de SW moderado, que se mantem boa parte doa dia e uniformiza as temperaturas em todo o sotavento). Da Fuzeta até VRSA a costa, que já leva uma orientação SW-NE, já nao tem as mesmas características de "cabo" e encontra-se mais susceptivel a ventos de N. A brisa terrestre começa a fazer-se sentir mais tarde por cá (geralmente só à noite), daí as minimas muitas vezes mais altas.
O exemplo mais evidente deste efeito de brisa maritima (e falo mesmo em brisa, nao confundam com a nortada da costa oeste e o SW moderado daqui) é quando sáis da barra de olhao e da barra faro-olhao. Até lá chegares ainda levas com as brisas quentes da cidade e das ilhas... assim que passas as barras a diferença é brusca. Mas repito, é uma brisa que pode facilmente virar a meio da tarde mesmo no meio do mar. Este foi um efeito que, mais uma vez, pude comprová-lo hoje :thumbsup: Ah, e pros mais atentos aqui da zona: viram bem aquele efeito "tsunami" no horizonte?! hoje foi brutal! há uns aninhos foi a debandada das praias... :D alguem sabe explicar este fenomeno?

Quanto ao IM...é de facto vergonhoso. Pessoalmente o alerta nao me diz nada, tenho um minimo conhecimento do que se passa aqui para criar alarmismos. Mas é lamentável que se baseie um alerta numa unica estação, que caracteristicamente no verão é das mais amenas do distrito. Ainda pra mais hoje era perfeitamente previsível que as temperaturas escalassem, dado a ser um dia de transição entre regime SW e regime de levante, e estes dias de transição são sempre os que atingem valores mais extremos, dado que o levante não deixa passar muito dos 30º em todo o litoral (salvo raras excepções). Estamos num país em que facilmente um pescador local entende e prevê melhor os fenómenos da sua zona do que profissionais licenciados e doutorados...

E pronto...30 graus à meia noite! O sotavento algarvio neste momento é zona costeira (e muito provavelmente interior) mais quente de toda o Mediterraneo/Europa...

Ainda turista acidental e por consequência,viajante por outros tópicos,
descobri neste,
este Sotavento de extremos vários,
que me pertence religiosamente 15 dias por ano,
desde há muitos anos.
30 graus à meia-noite ?
Quantas noites aí já sentidas assim.
Até duas ou três em finais de Julho de 2004 com 34, 35 à meia noite,
eu já vivi.( célebre vaga de calor noutros tópicos aqui já sobejamente referenciada)
Para um homem do norte( litoral)
aí está o fascínio.Estas noites não existem .De todo...Só aí...

Olá bom dia,

Uma noite quente, a minima foi de 22.5ºC. Depois de já ter atingido 30ºC, agora estou com 28.8ºC.

Hoje já se sente a brisa de Sueste, mais fresco que ontem a esta hora. Ontem de manhã, logo às primeiras horas, o ar já estava seco e quente.

Ainda referente a ontem, algo curioso era o vento que por vezes era variavel, independente de onde vinha, era sempre quente. Só junto à praia se podia sentir a brisa de SW.

:thumbsup:

Boas...

O forno continua...

Dados de Ontem:

Max: 38.5ºC

Min: 22.8ºC

Á meia noite: 28.3ºC ... Uma noite tropicalissima!!

Fui a cidade mais quente da Peninsula!!

Agora vou com 29.8ºC a subir rapidamente!!!:hehe:

]ToRnAdO[;148464 disse:
Boas...

O forno continua...

Dados de Ontem:

Max: 38.5ºC

Min: 22.8ºC

Á meia noite: 28.3ºC ... Uma noite tropicalissima!!

Fui a cidade mais quente da Peninsula!!

Agora vou com 29.8ºC a subir rapidamente!!!:hehe:

Dados de ontem de Castro Marim. :hehe:

Extremos diários:

Hoje será a vez de Amareleja retomar ao pódio.
Às 11h locais já 33,8ºC.:hehe:

30 graus à meia-noite ?
Quantas noites aí já sentidas assim.

Sim claro, durante estes 4 meses são muitas as noites assim, só enfatizei o facto por ter sido a primeira noite verdadeiramente "desértica" (não acho a definição tropical muito correcta dado os valores muito reduzidos de humidade :D) do verão, e por não ter encontrado mais nenhuma estação mediterranica com valores semelhantes. :thumbsup:

Hoje mais um dia muito quente, e apesar do fluxo de levante ainda nao ter chegado em força, a brisa já é de SE (fraca, rajada maxima 15km/h), mas a temperatura atinge agora os 31º, ou seja, já está tão quente como ontem, vamos ver a evolução das brisas, decisivo para os valores finais. Esta brisa de SE deve manter-se e enfraquecer gradualmente até meio da tarde, sem que a temperatura suba, rodando depois para SW fraco e variável ou até mesmo calma. :D

Mais uma vez o IM não pára de supreender. Faro, hoje: 27º max - 20º min. :eek:

Eu pergunto: como possível uma previsão destas de a minima rondou os 22-23º e se às 12h já estavam 31º?!?! :shocking:

Será que depois de anos e anos de registos e estudo ainda não afinaram a pontaria?! pensei que para além da óbvia recolha de dados, estes fossem posteriormente interpretados e integrados em estudos dos varios locais do país de modo a dar fundamento e facilitar as previsões. E calma, hoje já há alertas para todo o sítio (menos para o Algarve curiosamente).