Seguimento Sul - Junho 2014

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Mas que raio de argumento!.........nao e uma questao de preferencia mas de necessidade e de realidade!.......o Verao e sol e calor!.....necessito eu e necessita a vinha, a seara, o milho, o girassol, necesita a praia e os milhoes de portugueses que tiram ferias nesta epoca e os turistas que nos visitam! nao se pede nada de especial nao se pede calor em janeiro ou neve em agosto, desejasse o que seria normal no verao...........sol e calor!
e quanto aos incendios que ai pelo norte abundam e tanto quanto eu leio sao quase todos por incuria ou crime! e portanto nada mais tenho a dizer!........

Apenas estava a querer dizer que há diferentes formas de olhar para a questão. Os incêndios infelizmente ocorrem em todo o país e não só no Norte e apesar de terem mão criminosa são potenciados pelas condições meteorológicas.

Sempre choveu no Verão, quase sempre na forma de trovadas e algumas culturas também dependem disso, anormal seria de Junho a Outubro não cair um pingo de água.

Para a semana já deve vir o sol de novo.
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Parece que terá havido uma pequena "funnel cloud" esta manhã, na zona de Alvor.

470x313xfunnel-cloud-alvor_2.jpg.pagespeed.ic.oT9WjsGiUY.jpg


470x313xfunnel-cloud-alvor_1.jpg.pagespeed.ic.OHVrqRlxly.jpg


“Funnel cloud” sobre Alvor fotografada esta manhã por leitor do Sul Informação


Mas que grande bicho esse... Grande registo!! Será que não tocou mesmo no mar?

Por aqui só espero festa para amanha... dia alternado de sol com nuvens!!
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,221
Local
Venda Nova (Amadora)
Há gente q n percebe mesmo q Junho é um mês de transição de estações, por isso é perfeitamente normal o que está a acontecer!! E não é por já ter começado o Verão que tem de haver bom tempo...
Com o decorrer do mês de Julho aí sim, a atmosfera tende a ser mais estável, há mais dias de calor, sol, etc. Tudo ocorre na sua altura devida e já cansa esta impaciência das pessoas!
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e david 6

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Nesta altura do ano, costumo ir sempre ao Norte do país só que este ano não deu para ir, e já tenho apanhado chuva em todo o país nalguns anos, como calor tórrido em alguns anos, um ano apanhei 36ºC na zona de Águeda, 32ºC em Paços de Ferreira, como 19ºC na Mealhada e a chover mais parecia ser Janeiro. O tempo varia ao longo dos anos, nem sei para quê tanto alarido.

Mesmo no Algarve já tem chovido em Junho, trovejado em Julho e inundações em Agosto é raro mas já aconteceu e ninguém ainda morreu por causa disso.

Quanto ao calor no Verão, que eu saiba, em Portugal não existe nenhuma média das máximas em Portugal de 40ºC, como alguns membros do Alentejo querem fazer crer, estão sempre a pedir 40ºC ou mais no Verão, como isso fosse normal, olhem para a normal e depois reflictam. Portugal em 2003 teve uma onda de calor que matou quase 2000 pessoas, mas alguém no seu perfeito juízo diz que é normal estar 40ºC ou mais no Alentejo o verão todo, só se o Alentejo for ali perto do deserto do Sahara.

Por aqui, um dia, com céu parcialmente nublado e bom para passear.

Máxima: 23.8ºC
mínima: 15.8ºC
actual: 20.7ºC
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Thomar

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Existem aqui pessoas que inscrevem-se apenas para serem do contra, ao estilo inscrever-se num Forum de Futebol e não gostar de Futebol.
Além disso os meses de Maio e Junho são meses de transição em que tanto podemos ter tempo com calor tórrido ou alguma precipitação, e mesmo em Julho e Agosto ocasionalmente pode acontecer.
....
Indo ao que interessa, surpreendentemente hoje de amanhã caiu um forte aguaceiro que deve ter rendido uns 5 mm, e uma valente molha a mim !
Neste momento o tempo está bom para ver a goleada por 5 - 0 de Portugal aos EUA !
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Estatísticamente parece haver um risco maior de levar com um tornado na zona entre Albufeira e Lagos... bom para a meteorologia, mau para os seguros. :D

Parece cada vez mais plausível que a destruição da gare do aeroporto de Faro se deveu a um tornado. (24-10-2011). Já não me recordo se alguém o classificou nessa altura como um tornado.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Parece que as células que vêm aí tem uma refletividade demasiada elevada.

far140622205030.jpg

Não é demasiado elevada,e e está de acordo com os registos de precipitação por hora !
São células intensas sim senhor, mas andarão aqui a rondar o litoral sul durante as próximas 6 a 12h até entrar pelo meio da manhã na região sul ...
O Cape e o LI estão muito interessantes para o dia de amanhã !