Seguimento Sul - Junho 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Segundo um amigo que está em S.Marcos do Campo, próximo da barragem do Alqueva, esta tarde tiveram 44,5 graus

Mas é preciso conhecer as condições de registo. Se um termómetro ficar ao sol até chega aos 60ºC e entre esse extremo e uma estação normalizada em local apropriado vai uma grande distância.
Mesmo assim não são de rejeitar valores dessa ordem em locais muito particulares, embora hoje duvido.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar


Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Isto está mau, de facto. Por volta das 15:30, registei 42ºC (termómetro do carro). Tinha o carro na garagem, onde registava 24ºC. 10 minutos depois de começar a andar, 42ºC! Entretanto fui tentar apanhar ar agora ao início da noite, mas está um sufoco. Mesmo agora (23:05), o carro ainda marca 30ºC. Hoje vai ser difícil dormir :calor::angry:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Segundo um amigo que está em S.Marcos do Campo, próximo da barragem do Alqueva, esta tarde tiveram 44,5 graus

Eu já andei entre Portel e Alqueva, e posso dizer que pelo menos durante os dias em que andei entre as duas zonas, existiam diferenças marcantes de temperatura, de uma para a outra.
Em dias como o de hoje, não acho impossível esse tipo de valores no Alqueva, apenas talvez um pouco inflacionados, mas seria necessário saber mais sobre as condições de medição.

De todas as formas, há vastas zonas mais quentes que o Alqueva na Bacia do Guadiana:

https://www.google.pt/maps/@38.0561131,-7.6865353,37515m/data=!3m1!1e3

https://www.google.pt/maps/@37.6176778,-7.6515164,37738m/data=!3m1!1e3
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

celsomartins84

Nimbostratus
Registo
18 Jan 2014
Mensagens
657
Local
Alfeizerão; Nazaré; Copenhagen
Mas é preciso conhecer as condições de registo. Se um termómetro ficar ao sol até chega aos 60ºC e entre esse extremo e uma estação normalizada em local apropriado vai uma grande distância.
Mesmo assim não são de rejeitar valores dessa ordem em locais muito particulares, embora hoje duvido.
O meu amigo ía a medir pela temperatura que marcava no carro.. disse-me que as temperaturas variavam entre os 40 e os 42,5.. e ao chegar a S.Marcos do Campo marcava 44,5
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Que brutalidade!:sweat::calor:
wRjmwgB.png
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Acabou mesmo agora o vento de virar para Sul localmente. 28,8ºC a descer compulsivamente.

A estação na cidade ainda com 30ºC e vento de Norte:calor:
vVWWSa7.png


Aquele corredor (roxo) entre a serra da Penha e são Mamede, deve fazer com que o vento de norte atinga com mais velocidade e faça manter a temperatura na estação portalegre (cidade)..
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e SpiderVV

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O meu amigo ía a medir pela temperatura que marcava no carro.. disse-me que as temperaturas variavam entre os 40 e os 42,5.. e ao chegar a S.Marcos do Campo marcava 44,5

Pois, é complicado saber que ar está o sensor de temperatura exterior de um veículo a medir, especialmente em andamento. A circulação do ar produzida pelo movimento da viatura pode por exemplo levar a camada de ar que está junto ao asfalto para o sensor e essa camada está obviamente a uma temperatura muito superior à situada entre 1,25 e 2m acima do solo. Mesmo medida a essa altura mas sobre uma estrada, o ar recebe a irradiação do asfalto e está a uma temperatura que não é representativa da zona. A própria viatura emana calor do motor e a chapa está aquecida pelo sol logo também irradia calor, etc. Claro que as temperaturas medidas podem ser comparadas ao longo do trajecto mas só tem valor em termos de variação, não de valor absoluto. Pode-se obter uma estimativa grosseira mas o sensor no veículo terá que ser aferido com temperaturas fidedignas em estações normalizadas e mesmo assim as condições vão mudando com a direcção, o tipo de estrada, a velocidade, etc.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
A estação na cidade ainda com 30ºC e vento de Norte:calor:


Aquele corredor (roxo) entre a serra da Penha e são Mamede, deve fazer com que o vento de norte atinga com mais velocidade e faça manter a temperatura na estação portalegre (cidade)..
Basta estar vento de Norte, o que se passa é uma inversão local devido à ausência de vento em altitude, que não deixa o ar quente (vindo de Norte) chegar cá abaixo, nesta zona, devido à mais baixa altitude. É, no entanto, suficiente para atingir a cidade. Se o vento fortalecesse na cidade, provavelmente aqui voltaria a aquecer.
Tudo uma questão de dinâmica. :)
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia! Mínima no limite do tropical +20ºC, antes das 7h. Ás 11H, já estavam +30ºC.
Agora lá fora está um bafo e uns segundos ao sol é o suficiente para sentir as costas a escaldar.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Em Portugal, só Portalegre pode bater a mínima histórica de 32.2ºC, pertencente a Faro. Mesmo assim, ainda longe dos valores de Faro. Mesmo assim, acredito mais em Faro bater a si próprio, do que Portalegre bater Faro. :D

Boas, por aqui, dia de céu limpo e brasa, neste momento, sigo com 28.8ºC. :D
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Joaopaulo