Seguimento Sul - Junho 2015

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
Um singular relâmpago, mas intenso. Mas não fez muito estrondo.

Pelo radar, está a rebentar algo a SE daqui.

@talingas: Até não!

1KbZUhb.jpg

Sim de facto é capaz de nem ter sido assim tão longe.. Até está a cair um aguaceiro fraquito e nem tinha reparado, só me cheirou agora a "terra molhada" e fui espreitar...:lol:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e SpiderVV


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boa,

Por aqui o dia de domingo foi esquisito... abafado, sem vento, e céu completamente coberto... Mas no entanto o sem vento era ocasional, pois registei ventos repentinos intercalados de mais ou menos 1 a 2 minutos em que a poeirada andava toda pelo ar, mesas e cadeiras de esplanadas também lá iam de vez em quando quando o fenómeno se dava. Mas nada de outro mundo.

Associei a pequenos microburst que de volta e meia faziam das suas!! Registei em video as nuvens causadoras do fenómeno, pequeno video esse que irei postar aqui o quanto antes...

Por hoje tempo doentio e quente tal como de ontem, cheio de poeirada... Já vinha era uma boa trovoada para aliviar isto...pois está demais!
 

WiiSky70

Cumulus
Registo
17 Jan 2015
Mensagens
137
Local
Vila Nova de Gaia (Mafamude) (128m)
Sagres .
Boa,

Por aqui o dia de domingo foi esquisito... abafado, sem vento, e céu completamente coberto... Mas no entanto o sem vento era ocasional, pois registei ventos repentinos intercalados de mais ou menos 1 a 2 minutos em que a poeirada andava toda pelo ar, mesas e cadeiras de esplanadas também lá iam de vez em quando quando o fenómeno se dava. Mas nada de outro mundo.

Associei a pequenos microburst que de volta e meia faziam das suas!! Registei em video as nuvens causadoras do fenómeno, pequeno video esse que irei postar aqui o quanto antes...

Por hoje tempo doentio e quente tal como de ontem, cheio de poeirada... Já vinha era uma boa trovoada para aliviar isto...pois está demais!

Não admira com o vento de SE persistente e temperaturas altas .. :calor::calor::calor:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Agora, está na moda a plantação de figos de pita, logo é só para as pitas mesmo. :lol:

Até essas sofrem coitadas:( Já nem seiva devem ter! Ninguém imagina a secura que vai no Algarve neste momento...até me dá sede só de pensar! Ainda pensei que chovesse algo estes dias mas tá quieto...quando embirra em não chover passa tudo ao lado!
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

Como prometido, deixo o video com o registo das correntes descendentes, em que se nota que a precipitação evapora ao longo do seu caminho e provoca os microburst. O video se tomarem atenção ao lado esquerdo da 'saliência' nota-se bem a precipitação nessas correntes! Foi o que consegui apanhar!!



Cumpr,
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Nem apetece postar porque não se passa rigorosamente nada por aqui, o que se passa é sol e calor já há 1 mês e meio, ainda caíram umas pingas de noite mas foi uma coisa ridícula nem deve ter acumulado, queria acreditar que viesse para aqui alguma chuva e trovoada, mas infelizmente parece-me que não:mad::(
Estão neste momento 33 graus
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Até essas sofrem coitadas:( Já nem seiva devem ter! Ninguém imagina a secura que vai no Algarve neste momento...até me dá sede só de pensar! Ainda pensei que chovesse algo estes dias mas tá quieto...quando embirra em não chover passa tudo ao lado!

Hoje, já choveu mais lama. :D O meu pópó é preto ficou acastanhado, dia feriado é dia de lavagem e deve ser à fila com estas pingas de lama fica tudo sujo. :angry: Para chover assim, mais vale não chover e quem ganha são as lavagens automáticas. :angry:

Sinceramente, não acreditei muito que chovesse, com a concentração de poeira bastante elevada, logo é um entrave à chuva por aqui.

Máxima: 26.0ºC
mínima: 20.4ºC
actual: 24.6ºC

Aproveitar os próximos dias que serão mais frescos, porque a partir do dia 14 a coisa promete aquecer e bem novamente.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e vamm