Seguimento Sul - Junho 2017



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Célula que provavelmente está a dar as pingas que o @Davidmpb reporta:
AKZKsdd.jpg

Aqui em frente para leste as vistas são fantásticas :rolleyes:
0NPAJsp.jpg
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
neste momento há sol e caem umas pingas grossas.

Off-Topic: em que zona da cidade estás @Davidmpb ??

Boa tarde

Noite verdadeiramente infernal e o dia parece que estou dentro de um forno. O simples facto de ir às compras e cozinhar eram origem a transpiração abundante e só aliviado com a cara e a cabeça debaixo da torneira...
Agora tenho mais de 32 ºC na cozinha e 29,7 ºC no quarto, o qual está totalmente às escuras... Lá fora estimo mais de 41/42ºC, com bastantes nuvens de desenvolvimento vertical e uma percentagem de humidade a aumentar significativamente... Nem sei se chover irá ser mais prejudicial devido à sensação de calor húmido.
Ontem em Campo Maior e Elvas houve bastante precipitação, pois tiveram o centro da célula a transitar por lá.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Off-Topic: em que zona da cidade estás @Davidmpb ??

Boa tarde

Noite verdadeiramente infernal e o dia parece que estou dentro de um forno. O simples facto de ir às compras e cozinhar eram origem a transpiração abundante e só aliviado com a cara e a cabeça debaixo da torneira...
Agora tenho mais de 32 ºC na cozinha e 29,7 ºC no quarto, o qual está totalmente às escuras... Lá fora estimo mais de 41/42ºC, com bastantes nuvens de desenvolvimento vertical e uma percentagem de humidade a aumentar significativamente... Nem sei se chover irá ser mais prejudicial devido à sensação de calor húmido.
Ontem em Campo Maior e Elvas houve bastante precipitação, pois tiveram o centro da célula a transitar por lá.
Campo Maior principalmente, pois a célula dissipou-se antes de chegar a Elvas. Em badajoz houve várias quedas de árvores devido à ventania que aqui também reportei, felizmente aqui em Arronches não houve estragos mas as rajadas que houve provavelmente chegaram a ultrapassar os 80km/h, principalmente na altura em que havia poeira por todo o lado. Cheguei a ter medo.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Desculpem a quantidade de fotos mas estas células simplesmente não param de crescer :w00t:
5u2IiVF.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
44,1ºC
Loucura total, o céu começa a ficar nublado. Enquanto o vento não aparecer associado ás células,a temperatura não alivia.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre

Ahh ok, assim já entendo o porquê das pingas grossas. O radar mostrava isso mesmo.

Agora mesmo começou a chover no centro da Cidade :viva::rain:.

células simplesmente não param de crescer

Efeito pipoca, pois aqui também não param de surgir...

Vou carregar um video no Youtube e poderão ver este espectáculo. :D

@Davidmpb surgiram descargas eléctricas no http://en.blitzortung.org/live_lightning_maps.php?map=13 na nossa zona. Ai deu para ouvires o trovão??? É que na cidade é difícil...
 
Última edição:

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
43.7º C.
Subiu muito depressa, a temperatura, na última hora. O overcast também tem sido explosivo, com cumulus humilis a formarem-se no eixo entre Arraiolos e Pavia; as células a NE de Portalegre são bem visíveis (hoje há muito menos poeiras).
A temperatura é memorável. Já as dinâmicas têm qualquer coisa de deja vu.
É pena a estação do IPMA de Mora não estar online pois certamente teria um grande valor de temperatura.