Seguimento Sul - Junho 2022

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Este ano dá a sensação de que tem havido mais eventos de pó do que de chuva...
Infelizmente, tem sido isso mesmo que tem acontecido. Muitos episódios de poeiras e bastante significativos como provavelmente ainda nunca tínhamos visto e a precipitação tem sido escassa. Tirando em Março não tem chovido mesmo nada de jeito.
Têm aparecido algumas cut-off's, mas ficam sempre distantes e só são favoráveis a transportar poeiras do Norte de África. Muita precipitação no mar que até dá tristeza e tem sido um cenário recorrente ao longo deste ano.


Rajada de 50km/h e a média a rondar os 40km/h. Que ventania!

Temperatura a descer rápido, estão 30,3ºC. Areja-se bem a casa pelo menos. :D
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Rajada de 61,2km/h.

Em cerca de 1 hora a temperatura desceu 10ºC.

Ás 17:20h registavam-se 38,5ºC. Agora, estão 28,2ºC.

Algumas células a SE, cheira a terra molhada de facto.
0.6mm em Campo Maior.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Por aqui parecia que vinha um grande temporal ali pelas 3 da tarde mas mal pingou. Ouviu-se um ou outro trovão. Creio que uma ou outra célula passou por aqui mas a precipitação evaporou-se toda antes de tocar o solo.

Infelizmente estes eventos resultam é num grande gasto de água a lavar os carros.
Já esta manhã muita gente deve ter lavado o carro devido aos aguaceiros de lama da noite. Agora vão lavar outra vez!
Eu lavei o meu ontem, numa oportunidade que tive, mas devia era ter estado quieto.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Bastante notável na webcam, as poeiras a serem empurradas para leste:
OYcz9Bm.jpg


Entretanto, o vento acalmou de forma significativa e a temperatura subiu ligeiramente.
MRP55Dd.png

De salientar também o comportamento da pressão atmosférica:
5yuVto5.png


Bastante escuro para sul e SW, mais parece que vem aí uma carga de água, mas é só virga.
28,8ºC neste momento.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Momento em que o vento se volta a intensificar de forma repentina, há pouco:
MImQUuP.jpg


Rajada de 37km/h e a temperatura subiu até aos 33,2ºC.
lXZr2ne.png

bsLDeT4.png


Mais umas pingas de lama e está feito o dia. :p 32,4ºC neste momento.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Por aqui parecia que vinha um grande temporal ali pelas 3 da tarde mas mal pingou. Ouviu-se um ou outro trovão. Creio que uma ou outra célula passou por aqui mas a precipitação evaporou-se toda antes de tocar o solo.

Infelizmente estes eventos resultam é num grande gasto de água a lavar os carros.
Já esta manhã muita gente deve ter lavado o carro devido aos aguaceiros de lama da noite. Agora vão lavar outra vez!
Eu lavei o meu ontem, numa oportunidade que tive, mas devia era ter estado quieto.
Desta vez, safei-me entrei na garagem ainda não pingava quando saí já trovejava e pingava. :D Ainda trovejou algum tempo, mas chuva muito pouca.

Ainda ouvi um trovão solitário, perto da 1h da manhã e ainda choveu umas pingas.

Máxima: 31.0ºC
mínima: 20.8ºC

A EMA registou 0.7 mm.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Alguns trovões audíveis por aqui e choveu qualquer coisa de forma a molhar o chão. Suja tudo, mas é o que há.
Pelo menos o ambiente está bem fresco e sabe tão bem. :rolleyes:
20,5ºC neste momento.