Seguimento Sul - Maio 2009

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Pelas 8:45h da manhã, após a entrada na Margem Sul, continuavam as abertas, mas logo após ter passado a placa do Poceirão, terra de fenómenos meteorológicos estranhos, cai um aguaceiro forte que durou até ao fim da freguesia do Poceirão, onde já voltava a brilhar o sol, embora timidamente.

---

Vários foram os aguaceiros que caíram em Évora, pela manhã e mesmo pela hora de almoço, com a temperatura na cidade a nunca ultrapassar os 19 ºC.

Caiu um aguaceiro forte e de longa duração na zona de Montemor-o-Novo, pelas 16:45h, com algumas descargas eléctricas vislumbradas a Norte.

Entretanto, depois da chuvada na zona de Montemor-o-Novo, medi com o meu carro 14,0 ºC em Vendas Novas e 12,5 ºC em Bombel, entre as 17h e as 17:15h, respectivamente.

Na terra extrema do Poceirão já havia abertas e a temperatura disparou de imediato para os 20,0 ºC à passagem por lá, tendo ainda subido aos 21,5 ºC pelas 17:45h.
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas pessoal...

Com ontem foi dia de caçada, vou partilhar com vocês as minhas fotos de eleição... A celula que acompanhei foi a de Mértola...

Ora bem começado pelo mapa para se orientarem e os meus pontos de observação:

mapay.png


Estava sensivelmente a 30km de Mertola, entre a vila de Martim Longo e Giões(pequena localidade) onde os planaltos são lindos e optimos miradouros para este tipo de situções. Passando ainda no Pereiro onde tirei fotos á estação do IM. Estas povoações e vilas pertencem ao concelho de Alcoutim, onde dislubram a paisagem da Serra Algarvia a sul e a Norte o imenso Alentejo.

1º-Duas fotos tiradas á celula de Mértola, ainda á Passagem de Castro Marim em direcção a Norte pela IC27:

img0747y.jpg


img0749fun.jpg


2º Há chegada aos planaltos de Giões (Martim Longo), naquelas estradas de cabras que se dirigem até aos altos dos cerros onde passei 5 horas do meu dia:

img0763d.jpg


img0770e.jpg


img0771t.jpg


img0767j.jpg


img0776k.jpg


img0778i.jpg


O aparato elétrico era disperso e muito rapido o que me impediu de fotografar um raio que fosse, mas confesso que é uma tecnica a melhorar, pois a beleza do espectaculo de ontem seria melhor documentado, em fotos!!

Contudo, espero que gostem destas fotos que partilho com vocês :thumbsup:

Dia: 23-Maio-2009 (tarde)