Seguimento Sul - Maio 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Noite chuvosa em perspectiva. Aliás já começou.

far120504195029.jpg

far120504195029.jpg

Exacto, e vendo algumas células em mar neste momento bem jeitosas diria que se elas chegarem à costa alentejana ou algarvia não é de descartar eventuais inundações durante a madrugada!!!! Chuva não vai faltar na zona sul que bem precisa. O norte está ao vosso lado para seguir essa situação....

Boa noite a todos....

É verdade bem que ja merecem uma chuvinha como deve de ser. Ainda quero ver a minha ribeira do vascão a correr este mês ;) Pena é que prá semana as temperaturas altas que se prevêem começem a evaporar em massa esta água preciosa... :(

É verdade bem que ja merecem uma chuvinha como deve de ser. Ainda quero ver a minha ribeira do vascão a correr este mês ;) Pena é que prá semana as temperaturas altas que se prevêem começem a evaporar em massa esta água preciosa... :(

Há zonas na serra onde tem chovido bastante desde 1 Maio. Se esta noite chover bem e de forma generalizada ainda é possível que chegue boa água às ribeiras.

far120504195029.jpg

Não sei, mas parece-me que o grosso da precipitação vai ficar no mar, ou então vai para o Alentejo. Pelo radar, aquela mancha de precipitação, que vinha compacta a W de Sagres ao início da noite,, dividiu-se em duas, uma já vai a caminho do Alentejo, e a outra está com tendência de passar a rasar o litoral do Algarve, com a maior precipitação a ficar no mar...

A ribeira de Alportel ontem levava alguma água, foi o suficiente para não atravessar de bicicleta... :D

Por aqui foi um dia bastante monótono, ainda senti umas pingas de chuva mas foi mesmo só residual, máxima de 19.3ºC e mínima de 13.7ºC

Pelo satelite diria que temos um sistema um pouco mais intenso do que o modelado pelos modelos.
Parece começar a haver alguma circulação a SW de Sagres, com algumas celulas embebidas...os modelos previam uma baixa mesoescalar a forma-se, mas mais durante a madrugada, e ao que parece a coisa vai adientada.

Poderá ser uma noite de chuva, por vezes forte já que as celulas estão a crescer num ambiente com muita agua precipitavel disponivel..

No que toca a convecção severa, não há nada que possa suportar qualquer organização significativa das células convectivas....pelo que a questão a por-se é somente a hipotese de ocorrerem algumas inundações, especialmente em meio urbano.

Dia com alguma chuva pela madrugada e de manhã, tendo 6,9mm acumulados. A partir da manhã o vento foi-se intensificando, atingindo um pico de 60,2 km/h de WSW ás 16:15, depois acalmando e fortalecendo de novo ao fim da tarde devido à frente de rajada de uma célula.

Máxima de 17,1ºC
Mínima de 10,2ºC

Sigo com 10,6ºC e 93% HR. Vento fraco.

Estremoz (ontem):

Temperatura máxima = 19,1 ºC (15h58)
Temperatura mínima = 10,2 ºC (05h01)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 12,1 ºC
Pressão atmosférica = 1011 hPa

Tarde com vento moderado a forte; aguaceiros ao início da noite.

Este mês: Temp. máxima = 19,1 ºC (dia 4); Temp. mínima = 7,2 ºC (dia 1).

Bom dia,

Por aqui vai chovendo fraco a moderado mas parece que tá no fim. Mais uma vez ficamos com os trocos e parece que a madrugada foi calma em termos de precipitação para estes lados.

Bom dia,

Por aqui vai chovendo fraco a moderado mas parece que tá no fim. Mais uma vez ficamos com os trocos e parece que a madrugada foi calma em termos de precipitação para estes lados.

Pois em Faro apenas choveu agora ao inicio da manhã e de forma muito fraca .... mais um fiasco para estes lados !!
Ao menos já não estamos em seca extrema apenas em severa, e provavelmente assim ficaremos.
No Norte e Centro e bastante provável que tenha uma forte diminuição !!

Pois em Faro apenas choveu agora ao inicio da manhã e de forma muito fraca .... mais um fiasco para estes lados !!
Ao menos já não estamos em seca extrema apenas em severa, e provavelmente assim ficaremos.
No Norte e Centro e bastante provável que tenha uma forte diminuição !!

Vá lá ainda passou dos 100mm em 4 meses e pouco:lmao:
Bom ao menos já se fez justiça...lá é uma zona de chuva aqui é uma zona habituada a seca. Um ano com 300 mm aqui é perfeitamente normal.