Seguimento Sul - Maio 2016

Durante o dia de ontem, a equipa Stormy Alentejo esteve no terreno:

13164398_1292235850804864_1986769781517462138_n.jpg

13133120_1292235857471530_2869750667822697909_n.jpg

13124744_1292235854138197_2816520641971497230_n.jpg

13102673_1292235887471527_1535688036905885552_n.jpg
Fotos muito boas!:thumbsup:

Por aqui começa a chover moderado a forte.
Vi na rede blitzorung, que houve duas descargas à minutos na barragem de Montargil.
Vamos ver se chega aqui qualquer coisa. :trovao:

Já ouvi um trovão, foi este aqui perto nas Galveias.

09-05-2016 10:44:02UTC Galveias Ponte de Sor Portalegre 39.135 -8.035

Edit: ouvi outro, mas não consigo ver os relâmpagos.

Manha de alguns aguaceiros, entretanto aproxima-se mais chuva, vamos ver.
Céu a ficar muito escuro

• Gosto
Reactions: StormRic
Já deu para "matar" saudades de ouvir trovoada, ouvi um total de 5 trovões, 2 mais perto e 3 distantes, só não consegui ver nenhuma descarga.
Choveu forte a moderado durante 5 minutos, agora só chuvisco/chuva fraca.
Não sei a temperatura, mas nota-se na rua que a mesma desceu, talvez 2 ou 3 graus centígrados.

A imagem de radar do IPMA detecta o desenvolvimento de um cumulonimbos estendendo-se dede Reguengos de Monsaraz até Vila Viçosa e em progessão para nordeste, atingindo agora a fase de máxima maturação. No seu deslocamento para nordeste deverá afectar Elvas - Campo Maior - Arronches. Aguaceiros e trovoadas...

Não sei se é possível captar fotografias a partir da Grande Lisboa na direcção leste...

Não estou em Arronches neste momento, mas os trovões parecem vir daqueles lados, pelo o radar deve estar a ocorrer o dilúvio por lá... @Dias Miguel não estás por Arronches?, estou a perguntar porque costumas ir lá muitas vezes :p

Entretanto em Portalegre os aguaceiros são fortes mas curtos.

Não estou em Arronches neste momento, mas os trovões parecem vir daqueles lados, pelo o radar deve estar a ocorrer o dilúvio por lá... @Dias Miguel não estás por Arronches?, estou a perguntar porque costumas ir lá muitas vezes :p

Entretanto em Portalegre os aguaceiros são fortes mas curtos.

Em Arronches e Esperança foi o dilúvio durante uns 20 minutos. Creio que na vila choveu mais do que na freguesia, mas notava-se que os aguaceiros foram bastante fortes, dada a acumulação nos campos e nas linhas de água.
Surpreendente a escuridão que antecedeu a precipitação, parecia que tinha ficado de noite. Igualmente foi a descida significativa da temperatura após a precipitação inicial que, apesar de não ter surgido o granizo, deve ter descido uns com 4º/5ºC... Antes da precipitação até se sentia um calor húmido, característico das trovoadas típicas de Verão. Ahhh e alguns trovões com aparato eléctrico :trovao:
Por agora, em Arronches, alguns pingos, céu a abrir a SE/S, mas com grandes formações de nuvens por entre essas abertas. Decerto que a tarde traz mais "água no bico" :D :rain:

Em Arronches e Esperança foi o dilúvio durante uns 20 minutos. Creio que na vila choveu mais do que na freguesia, mas notava-se que os aguaceiros foram bastante fortes, dada a acumulação nos campos e nas linhas de água.
Surpreendente a escuridão que antecedeu a precipitação, parecia que tinha ficado de noite. Igualmente foi a descida significativa da temperatura após a precipitação inicial que, apesar de não ter surgido o granizo, deve ter descido uns com 4º/5ºC... Antes da precipitação até se sentia um calor húmido, característico das trovoadas típicas de Verão. Ahhh e alguns trovões com aparato eléctrico :trovao:
Por agora, em Arronches, alguns pingos, céu a abrir a SE/S, mas com grandes formações de nuvens por entre essas abertas. Decerto que a tarde traz mais "água no bico" :D :rain:
Obrigado pela confirmação :D
Deve ter sido mesmo muito localizado, pelo o radar estava um eco laranja mesmo por cima da vila, era ai que estava a trovoada então, as coisas interessantes só ocorrem quando ai não estou :mad: em Portalegre não se passou nada demais.

No Assumar o acumulado é de apenas 2.3mm, em Arronches deve ter sido muito mais.

Chove fraco a moderado em Portalegre. Vamos ver o que nos reserva a tarde.

Mais boas células em direção a Arronches, hoje vai a festa toda lá a ter :p
Aqui em Portalegre acabou agora de cair um bom aguaceiro :rain:

• Gosto
Reactions: StormRic e Thomar