Seguimento Sul - Maio 2019



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo mas com neblina. :D

Máxima: 22.1ºC
mínima: 14.8ºC
actual: 19.0ºC
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Vim de Tavira agora e por lá o céu estava encoberto pela neblina de sueste. Por Faro alguma neblina mas com sol.
Passei pela e ribeira de Asseca, a jusante do pego do Inferno. Está praticamente seca e repleta de tabuas enormes. Nota-se bem que praticamente não correu no Inverno. A vegetação vai tentando recuperar com a pouca chuva que caíu mas nota-se que não está muito saudável. Senão chover mais, rapidamente entrará em stress hídrico.
As árvores de folha caduca estão muito atrasadas e algumas nem sei se irão recuperar.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boa Tarde,
Pouco tem havido para contar e assim continuará. Depois da escassa chuva e algum fresco previsto para esta semana, virá ainda mais calor. Isto ainda mal começou e já há árvores a largar folhas devido à pouca água existente no solo, este ano é para deixar tudo na desgraça.
Para animar um pouco este tópico, deixo umas fotos tiradas hoje durante uma caminhada...
Searas a ficarem prontas:
2EnfZqI.jpg

5LmB78B.jpg

AQcwfAC.jpg

Muita alergia por aqui espalhada :D
FFZKxGK.jpg

Parque Natural da Serra de S. Mamede
Z0lHMMu.jpg

Arronches lá ao fundo...
cuz8Nez.jpg

Para leste. Algures a partir de um certo ponto, já é Espanha.
VT9m3Vg.jpg

ceZy66o.jpg

____________
A mínima foi 8,4ºC

Atualmente estão 26,6ºC.

Cumprimentos a todos! :)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Boas... Aos Algarvios entendidos na matéria e não só... Alguém sabe explicar o porquê, por todo o Algarve de existirem alfarrobeiras com pontas amareladas e mesmo castanhas /secas? Algumas têm quase metade da copa nesse estado e são bastantes. Tenho verificado isso de Tavira a Portimão.

Também, notei isso, ontem quando fui ver as minhas e são quase todas. Parece que foram queimadas por alguma chuva que caiu. :wacko:

O fim de semana, foi relativamente fresco e com alguma nebulosidade.

Máxima: 20.2ºC
mínima: 13.3ºC
actual: 17.0ºC
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Também, notei isso, ontem quando fui ver as minhas e são quase todas. Parece que foram queimadas por alguma chuva que caiu. :wacko:

O fim de semana, foi relativamente fresco e com alguma nebulosidade.

Máxima: 20.2ºC
mínima: 13.3ºC
actual: 17.0ºC

A seca ajuda mas não parece ser só esse o problema... Já vi algumas em quintais bastante afetadas. Ou é algum stress nas árvores ou alguma doença:( Até a super-árvore sofre com estas as alterações.

Tempo fresco mas que não passa disso! O sol aperta e é impressionante como a humidade desaparece do solo. As árvores vão começar a procurar humidade mais fundo que não existe. Estamos bem estamos:angry:
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
Boas, mas tanto drama.. Mas os modelos andam tão instáveis... E até existem claros sinais para tempo instável e algum fresco para a 3a semana de Maio quando seria nessa semana que deveria chegar algum calor.
Ainda não sei o que é calor este ano... E está semana será fresca para voltar a aquecer bem no fim de semana e depois voltar a arrefecer!!
 

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Bom dia, alguem sabe como é a praia em Troia, se chama Praia do Campismo e a praia que vai sul para Sol-Troia? [mapa link https://tinyurl.com/y5l8x8ng]

Eles constroem o resort eco-turístico Pestana nas dunas atras, a 200 metros do mar.

A praia ainda é selvagem?

Esta foi a minha praia favorita em Portugal em 2015 porque era selvagem. Espero que hoje seja ainda selvagem. A temperatura da água era perfeita em julho - frequentemente 22,5c!

Aqui tem uma foto que tirei em 2015. Espero que não há impacto na beleza natural desta praia por causa da construção.

784d63_a5761226cc174e45bc8a1e9dbdf04707.jpg
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Boas, mas tanto drama.. Mas os modelos andam tão instáveis... E até existem claros sinais para tempo instável e algum fresco para a 3a semana de Maio quando seria nessa semana que deveria chegar algum calor.
Ainda não sei o que é calor este ano... E está semana será fresca para voltar a aquecer bem no fim de semana e depois voltar a arrefecer!!
Estás a ver a questão em termos de máxima absoluta e numa questão de normalidade que não existe ou melhor agora até está dentro da normalidade. Por exemplo Março foi bem quente como de resto foram todos os meses anteriormente. Quanto a instabilidade andas a ver muito o GFS...por esse modelo já estavamos em chuva severa com as cut-off's previstas a mais de 300h...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Aguaceiros fracos em Portalegre durante a manhã e parece que tem chuviscado nas últimas horas, segundo a EMA.
1.1mm acumulado por lá, orografia a fazer o seu trabalho.

Por Arronches nem um pingo e durante a tarde o sol espreitou várias vezes. Pode ser que amanhã chova qualquer coisa.
Felizmente, os modelos têm diminuído o calor na próxima semana estando previstos, neste momento pelo ECM no máximo 32ºC para aqui. Que assim se mantenha! :pray:

17,1ºC atuais.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boas,
Aguaceiros fracos em Portalegre durante a manhã e parece que tem chuviscado nas últimas horas, segundo a EMA.
1.1mm acumulado por lá, orografia a fazer o seu trabalho.

Por Arronches nem um pingo e durante a tarde o sol espreitou várias vezes. Pode ser que amanhã chova qualquer coisa.
Felizmente, os modelos têm diminuído o calor na próxima semana estando previstos, neste momento pelo ECM no máximo 32ºC para aqui. Que assim se mantenha! :pray:

17,1ºC atuais.
Confirmo a chuva fraca, juntamente com o nevoeiro, o vento sopra fraco a moderado.