Mas o nosso colega Toby prefere dizer que são as estações que não prestam....
Hoje havia condições para fenómenos deste tipo. Eu tenho uma Davis Vantage Vue em boas condições, havia convecção aqui quando aconteceu o heatburst... com a subida de temperatura veio vento forte e ar muito quente de repente, tanto que eu o senti.
Por mais que eu ache que o MeteoAlentejo podia fazer algumas coisas melhor na sua rede de estações, o registo dele foi durante a noite e parece-me perfeitamente legítimo. Tem todos os sinais de heatburst incluindo a variação brusca na pressão.
Bom dia,
É evidente que parte de Portugal sofreu um aumento de temperatura bastante excepcional na noite passada.
Mas chamo a vossa atenção para a extensão medida por algumas estações.
Se olhar para o gráfico dos meus sensores, tudo está bem.
Mas quando se olha em detalhe para as variações entre os sensores, é possível ver enormes diferenças.
Olhando para um passo de um minuto (3 medições por minuto: média/mini/maxi) à 01h eu tenho 28°-27,5°-26,1° em 3 sensores diferentes! # 1.9°!!
Desde que tenho estudado sensores de temperatura e abrigos, aprendi a ter cuidado com os valores em bruto.
Se eu olhar mais fundo, a ascensão e queda do meu Davis num abrigo Comet é impossível, nenhuma lei física ou termodinâmica pode explicar esta reacção.
Pode ver a diferença com um SHT35 no mesmo abrigo (Comet 4 sensores).
Às 2 da manhã (hora do t°maxi) tenho 30,4°/30,3°/30,2°. No gráfico pode ver a reactividade de Barani/SHT35 (vermelho)

Comet/SHT35 (azul).