Seguimento Sul - Maio 2023

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Mas a barragem do rio Caia não está a 88%?
88% considerando o NPA (203.000.000m3) e 93% tendo em conta a cota de descarga (190.000.000m3). Nada de grave a assinalar em relação às barragens por aqui, os afluentes é que já estão praticamente todos secos e ainda nem o verão começou. Onde as barragens não chegam, é mau.
 
Última edição:


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
O dia começa com algumas nuvens altas por aqui e vento moderado com rajadas de Noroeste. "Parede" de nuvens baixas no horizonte para W/NW. O satélite assim mostra:
LYPE6Y4.png


Temperatura nos 18/19ºC.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, manhã com algumas nuvens altas, a tarde foi mais ventosa e com céu limpo e um dia quente.

Máxima: 32.5ºC
mínima: 17.0ºC

A noite deverá ser bem ventosa com a nortada.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas, por aqui, manhã com algumas nuvens altas, a tarde foi mais ventosa e com céu limpo e um dia quente.

Máxima: 32.5ºC
mínima: 17.0ºC

A noite deverá ser bem ventosa com a nortada.

O sotavento ignorado pela previsão do IPMA... :rolleyes:

jY7hUXM.png


Máximas ontem:
bYXTmCA.png


Hoje, por exemplo às 16h
O0o4HC0.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
O sotavento ignorado pela previsão do IPMA... :rolleyes:

jY7hUXM.png


Máximas ontem:
bYXTmCA.png


Hoje, por exemplo às 16h
O0o4HC0.png
São estagiárias. :D Por norma, as previsões fazem referência ao Algarve ou ao sotavento Algarvio em casos destes, hoje esqueceram-se.
 
  • Sad
Reactions: StormRic

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Estes dias tem contribuído para secar bem! Dias áridos com nortada que de manhã sabe bem mas que após as 11h da manhã torna-se forno.
Bem que tento associar que estou em Maio mas o meu subconsciente transporta-me sempre para a 2ª quinzena de Junho/ Julho.
Esta noite segue uma ventania dos diabos lá fora! Nortada quente e seca!
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Velocidade máxima de vento registada ontem dia 9 de Maio de 2023, na Fóia foi 88,9km/h. São considerados ventos de intensidade de tempestade o que aconteceu ontem em Fóia na Serra de Monchique.

1683713532807.png


1683713743696.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Se, esta noite voltar o vento a fazer uma barulheira na janela como na noite passada chamo a polícia e digo que tenho alguém a bater na janela. :D Já não se pode dormir. :lol:

Por aqui, já aquece com 27.5°C.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Céu esbranquiçado por aqui, mas no satélite não há evidência de nuvens altas sobre o território e poeiras também não estavam previstas, portanto, não sei o que será.

O destaque nestes últimos dias tem sido a presença de vento mais intenso. Em Arronches durante a noite e ao início da manhã está calmo, mas quando chego a Portalegre há sempre bastante vento.

Temperatura ronda os 24ºC neste momento em Portalegre com algum vento de NW.
 
Última edição:

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boas,
Céu esbranquiçado por aqui, mas no satélite não há evidência de nuvens altas sobre o território e poeiras também não estavam previstas, portanto, não sei o que será.

O destaque nestes últimos dias tem sido a presença de vento mais intenso. Em Arronches durante a noite e ao início da manhã está calmo, mas quando chego a Portalegre há sempre bastante vento.

Temperatura ronda os 24ºC neste momento em Portalegre com algum vento de NW.

O tom do céu esbranquiçado ontem foi devido à presença de fumos de incêndios ocorridos ontem no norte e centro do País. Quando o sol baixou no horizonte destacavam-se bem os fumos.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Mais um dia de ventania seca que só faz com que seja necessário regar dia sim, dia não. De resto, céu limpo e ambiente mais fresco. Ao final do dia havia algum fumo no horizonte, provavelmente do incêndio de Vila Real.
Esperemos mesmo que chova na 2ª quinzena e em junho, já que tem sido uma miragem ao longo dos últimos meses.

Máx: 24,3ºC
Min: 15,3ºC

18,6ºC
atuais.