Seguimento Sul - Maio 2023

Oliveiras parecem muito castigadas. Achas que houve prejuízos? Granizo de dimensões consideráveis, tamanho de berlindes?
O tamanho do granizo nas fotos parece-me considerável, do tamanho de berlindes na generalidade sim. No entanto, deve ter havido granizo de maiores dimensões pelo meio. Veja-se a parede e a porta da garagem nesta foto. A parreira também sofreu bastante.
eUXwym1.jpg


Acumulação bastante significativa:
OmC5C0t.jpg


Fonte

Não tenho conhecimento de mais nada, a célula passou ao lado de Elvas e os registos serão escassos.

Ainda choveu mais qualquer coisa depois de almoço, o que elevou o acumulado para 15.5mm.
Maio segue com 35.7mm, abaixo da média, e 2023 finalmente ultrapassou a barreira dos 150mm, estando com 151.2mm.

Sempre tem dado para poupar alguns dias de rega e dar ânimo a nível meteorológico.

Um dia fresco, estão 18,1ºC.
 
Última edição:
Instabilidade interessante pelo Caldeirão central ! Boas chuvadas após Alcaria do Cume(Tavira). Trovoada ,trovoada parece que estava mais a norte entre Cachopo e Martilongo ( só fui até ao Monte da Ribeira no vale de Odeleite antes de Cachopo) Estava a ficar interessante com muita instabilidade a vir dos lados do Barranco Velho/ Montes Novos mas entretanto tive de abandonar que tinha uma consulta às 5h :D ;)

Só consegui esta foto...a familia estava malina no carro:D
Perto de Alcaria do Cume vista para norte.


20230527_171529.webp
 
Última edição:
O tamanho do granizo nas fotos parece-me considerável, do tamanho de berlindes na generalidade sim. No entanto, deve ter havido granizo de maiores dimensões pelo meio. Veja-se a parede e a porta da garagem nesta foto. A parreira também sofreu bastante.
Fui a Elvas e na passagem pela zona do Monte da Alcobaça, a quantidade de folhas dos sobreiros e azinheiras acumuladas na berma da estrada era bastante notável, o que demonstra bem que de facto, foi uma célula agressiva. As árvores sofreram muito e possíveis culturas que existam naquele local também não tiveram hipótese certamente.
O que se pode constatar também é que foi muito restrito àquele local.

Não choveu mais, mas o céu permaneceu o restante dia nublado.
Neste momento, a noite segue fresca e com algumas nuvens. Estão 15,1ºC.
 
Nos últimos 7 dias Alcoutim tem cerca de 50 mm acumulados o que é excelente e poderá pelo menos ter evitado que Odeleite tenha registado perdas!
Boas tens uma percepção muito errada digo isto sem querer ofender claro.
Odeleite vai perdendo constantemente agora. Obviamente existe uma poupança com o tempo mais fresco mas as perdas andam em cerca de 1% à semana.
Alcoutim fica também a norte da albufeira e qualquer escorrência que tenha havido não vai para a mesma. Parece-me que as trovoadas mais intensas têm sido precisamente mais a norte de Alcoutim para cima.
Ainda ontem estive no coração do caldeirão e a ribeira de Odeleite estava completamente seca no Monte Ribeira (Cachopo) algo surreal para o fim de Maio!
Apesar de alguma chuva nos últimos dias a seca é muito grave na região!